Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com futuro incerto, Neymar tem valor de mercado de 22% da venda ao PSG

Neymar, Mbappé e PSG não devem seguir juntos na próxima temporada - GettyImages
Neymar, Mbappé e PSG não devem seguir juntos na próxima temporada Imagem: GettyImages

30/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O destino de Neymar volta a ser uma incógnita diante de informações de que pode deixar o PSG. O quadro ainda não está claro: o jornal El País publicou que o clube não quer continuar com ele, mas matéria do UOL diz que seu pai negou ter sido comunicado do tema. Certo é que, se sair do clube francês, o atacante brasileiro sairá consideravelmente mais desvalorizado do que entrou.

Sua transferência do Barcelona para o PSG se deu com o pagamento da cláusula rescisória de 222 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão), na maior transação do futebol mundial. Um levantamento do site CIES (Centro Internacional de Estudo do Esporte) analisa que seu valor de mercado atual é entre 40 e 50 milhões de euros. Não está nem entre os 100 jogadores mais caros do mundo.

Primeiro, é preciso entender que Neymar não tem valor de cláusula de rescisão em seu contato que vai até 2026. A legislação francesa proíbe esse tipo de mecanismo, o que foi informado inclusive Ligue 1 e o PSG em uma janela de transferência em que o Barcelona tentou contratá-lo.

Com isso, uma saída poderia se dar em comum acordo entre as partes ou por meio do artigo 17 do Regulamento de transferências de jogadores da Fifa. Há um mecanismo para estabelecer um valor de mercado do jogador caso ele queira sair e não exista multa. É um caso raríssimo. O mais comum seria um acordo.

E como o CIES calcula o valor de mercado de Neymar e de outros jogadores? O site usa uma fórmula com método de Regressão Linear Múltipla, utilizado para identificar tendências. Tradução: inclui um número de variáveis na equação como idade, tempo de contrato, poderio financeiro do clube, desempenho nas últimas temporadas

Trata-se de um método bem diferente do Transfermarket, mais conhecido, que atribui valores aleatórios aos atletas. Neste, Neymar vale 75 milhões de euros. O CIES leva em conta os valores pagos em 2 mil transferências nas cinco maiores ligas para ter um parâmetro.

A transação entre Liverpool e Bayern de Munique por Sadio Mané ocorreu por um valor máximo de 40 milhões de euros. O site tinha calculado que ele valia entre 30 de 40 milhões de euros. Richalison está negociando para ir ao Totenham por valores em torno de 60 milhões de euros, enquanto a sua avaliação no CIES era entre 50 milhões e 70 milhões.

Óbvio que o site erra também em outras transações, mas há um método no cálculo, De Jong deve ser vendido pelo Barcelona ao United por valor menor do que sua cotação. Mas quem acompanha o mercado de jogadores vê uma lógica na conta.

Para a desvalorização de Neymar, pesam sua idade (30 anos) e o desempenho em queda nas últimas temporadas. Seu contrato é longo (até 2026) e o PSG é rico, portanto, precisa menos de dinheiro, o que poderia aumentar seu valor. Mas o salário é alto, na casa de 40 milhões de euros, o que encarece a operação.

Há uma série de jogadores da seleção mais valorizados do que Neymar na lista do CIES. O mais valioso é Vinicius Jr (185 milhões de euros) que está em segundo na lista do futebol mundial, só atrás de Mbappé. Há ainda jogadores como Rodrygo, Paquetá, Casemiro, Militão, Marquinhos, Alison e Ederson, todos acima do valor de 50 milhões de euros.

Se houver de fato uma operação para Neymar sair, é possível que o PSG consiga um valor superior ao estimado pelo CIES. Certo é que, cinco anos depois de sua saída para a França, ele dificilmente atingirá metade do valor pago pela última transferência.