Topo
REPORTAGEM

Libertadores: Globo terá de revezar times; ESPN tem prioridade em jogos

10/3/2020: Boca Juniors x Deportivo Independiente Medellin pela Copa Libertadores 2020. Câmera oficial da competição Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images
Rodrigo Mattos

18/05/2022 04h00

A concorrência de direitos da Copa Libertadores, válida da temporada 2023 até 2026, estabeleceu novas regras para a distribuição dos jogos entre as emissoras vencedoras. A Globo terá de revezar a exibição de times por rodada na fase de grupos, mas tem de volta seus jogos nas quartas à noite. Já a ESPN tem prioridade nas escolhas de três jogos, inclusive sobre a emissora carioca: seu pacote é o mais robusto.

Na quinta-feira passada, a Conmebol e a FC Diez, agência parceira da entidade, anunciaram os vencedores da concorrência da Libertadores. No Brasil, a Globo ficou com o pacote de TV aberta; ESPN e Paramount levaram os direitos de TV fechada; e a plataforma One Football ficou com os highlights da competição.

Na Sul-Americana, o SBT levou a TV aberta, e o restante dos vencedores se repetiu na mesma ordem.

Para entender como funcionarão as transmissões, o blog perguntou à Conmebol detalhes sobre quais as regras para a escolha e divisão de jogos entre as emissoras. Abaixo as informações todas baseadas nas respostas dadas pela confederação sul-americana.

Globo: rotação de times

A Globo terá direito a dois jogos por rodada da TV aberta na fase de grupo, com exceção das partidas já escolhidas pela ESPN. Mas há uma novidade: se a emissora escolher os times brasileiros A e B na primeira rodada, terá de optar pelas equipes B e C na segunda rodada. No jogo seguinte, pode voltar aos iniciais. Ou seja, desta forma, só poderá, por exemplo, passar três jogos do Flamengo ou do Corinthians da primeira fase.

No mata-mata, não houve mudanças: a emissora terá direito a um jogo por rodada a ser definido em discussão com a Conmebol, área de competições e transmissões da emissora. No total, serão 23 partidas exibidas em TV aberta da Libertadores.

ESPN tem prioridade de escolha em jogos exclusivos

A ESPN tem preferência sobre a Globo e a Paramount na fase de grupos: a emissora pode escolher três jogos exclusivos nesta fase que não podem ser transmitidos em nenhuma outra plataforma. É um ganho em relação às últimas edições quando tinha apenas a primeira escolha e dividia jogos com a TV aberta.

No total, terá direito a um total de 79 jogos da Libertadores, e mais as duas finais da Recopa, esses dois jogos também exclusivos em todas as plataformas. O Grupo Disney ainda será o único a transmitir a final na TV fechada, a Paramount pode exibi-la com delay.

Nos mata-matas, a ESPN tem a primeira escolha de jogos na TV fechada, seguido da Paramount. Aí segue a ordem, ESPN tem opções ímpares (3° jogo, 5° jogo e 7° jogo).

Paramount tem quase metade dos jogos e final com delay

A Paramount terá direito a escolhas seguintes de jogos na TV fechada depois da ESPN. No total, são 76 partidas da Libertadores, três a menos do que a emissora da Disney.

A tendência é de que os jogos sejam exibidos no canal de streaming Paramount+. Mas a Conmebol, por enquanto, diz que não pode confirmar essa informação porque depende de assinaturas de contratos entre as partes.

Globo volta a ter jogos nas quartas-feiras

Pelas regras da concorrência, a Conmebol possibilita que o vencedor do pacote de TV aberta possa exibir os seus jogos no intervalo entre terça e quinta. A Globo já confirmou à Conmebol que voltará a exibir partidas na quarta-feira, alterando à prática de terça-feira feita pelo SBT durante período de três anos.

Os jogos na quarta-feira vão ocorrer às 21h30, um horário de exceção entre os outros da tabela da Libertadores.

Horários dos jogos

Com exceção das partidas em TV aberta, os jogos da Libertadores terão horários de início às 19h, 21h e 23h. A única exceção são os jogos em TV aberta.

Sul-Americana: modelo similar à Libertadores

As regras de escolhas de jogos são iguais às da Libertadores, com três prioridades de jogos para a ESPN e rotação de jogos na TV aberta. O SBT terá direito a 19 jogos da competição na TV aberta, isto é, um por rodada, inclusive na fase de grupos. A final da competição será exibida só pelo SBT e pela ESPN, enquanto a Paramount terá direito a mostrá-la com delay.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Libertadores: Globo terá de revezar times; ESPN tem prioridade em jogos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Rodrigo Mattos