Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa confirma fim de disputa com Globo e acerto de pagamentos por Copa

Seleção dos Estados Unidos venceu a última Copa do Mundo feminina, na França - GettyImages
Seleção dos Estados Unidos venceu a última Copa do Mundo feminina, na França Imagem: GettyImages

22/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Houve um acordo entre Fifa e Globo sobre os pagamentos pelos direitos atrasados da Copa do Mundo. Foi o que informou a própria federação internacional ao blog. Com isso, a emissora carioca está confirmada como a transmissora do Mundial do Qatar-2022 para o Brasil.

No meio de 2020, a Globo entrou com um processo para atrasar pagamentos de US$ 90 milhões para a Fifa pela Copa. A alegação era de que seria necessária uma revisão contratual por causa da crise gerada pela pandemia de coronavírus. A Fifa discordou e ameaçou fazer uma cobrança na Suíça.

Esses processos foram abandonados em março pelas partes que entenderam que poderia haver um desfecho sem necessidade judicial. O acordo de fato ocorreu como confirmam ambas as partes e acertou-se um novo cronograma de pagamento. Não houve desconto no valor total, apenas um ajuste nas datas para quitação.

"Fifa e Globo resolveram todas as questões pendentes de pagamentos. Todos os procedimentos legais foram retirados e a Globo continua a ser um parceiro de Broadcast da Fifa", informou a Fifa por meio de sua assessoria de imprensa.

Internamente, a Globo já considera o problema resolvido há alguns meses. Portanto, confirmou seus direitos para o Mundial de 2022.

O imbróglio teve uma resolução diferente do que ocorreu com a Libertadores. Na competição sul-americana, a Globo notificou a Conmebol do rompimento do contrato que previa um total de US$ 60 milhões anuais. Depois, tentou negociar um valor menor. A confederação sul-americana não aceitou esses termos.

Pelo mundo todo, houve renegociações e rescisões de contratos de direitos de televisão por causa da crise de coronavírus.