Topo

Rodrigo Mattos

Sampaoli constrói Galo mais ofensivo e mais exposto do que Santos-2019

05/10/2020 17h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sob o comando de Jorge Sampaoli, o Atlético-MG ocupa a liderança do Brasileiro justamente em um estágio do campeonato em que o treinador argentino estava na ponta da tabela com o Santos em 2019. A comparação dos números das duas equipes de Sampaoli, no entanto, mostra que sua versão atual é mais ofensiva e mais exposta na defesa do que no ano passado.

Com 12 jogos, o Atlético-MG tem 25 gols marcados até agora, uma média de 2,1 por partida. A média de gols santista com o mesmo número de partidas era de 1,4 gol, com um total de 17 tentos.

Em compensação, o Galo já sofreu 14 gols no campeonato, uma média de 1,16 por jogo. Já o Santos, em 2019, tinha uma das melhores defesas do campeonato naquele momento com apenas oito gols sofridos, com uma média de 0,66 por partida. Ao final do campeonato, o time santista aumentara o número de gols feitos e de sofridos, mas longe dos números do Galo.

É só observar os placares da campanha atleticana. Em cinco jogos, o time fez três gols ou mais como na última vitória sobre o Vasco por 4x1. Segundo o site Sofascore, o Galo é o segundo time que mais cria chances de gol, com 2,92 por jogo - fica logo atrás do Flamengo. É também o time que mais deu chutes a gol no campeonato, com 156 arremates. Ao mesmo tempo, foram apenas quatro partidas que a equipe saiu sem sofrer gols.

No Santos, Sampaoli teve problemas para ajustar sua defesa no início do trabalho, tanto que tomou duas goleadas no Paulista. Isso é absolutamente previsível quando se implanta a linha de defesa para jogar avançada para poder exercer a pressão na marcação na frente como gosta o argentino.

Mas, no caso do Galo, o trabalho de Sampaoli já vem desde março ainda que tenha havido a pandemia no meio. A questão é que o esquema atleticano parece ainda mais ofensivo do que era o do Santos, com muitos jogadores no campo de ataque e giro rápido da bola de um lado para outro em busca de espaços. Obviamente que esta postura abre espaços para contra-ataques quando o time rival supera a pressão sobre sua saída de bola.

Em comparação com o ano passado, o time atual de Sampaoli tem dois pontos a menos do que o Santos. Mas sua diferença para o segundo colocado, Internacional, é maior, com cinco pontos - os santistas tinham uma frente de só dois pontos sobre o Palmeiras.