Topo

Rodrigo Mattos

Por que Brasileiro prevê 15 jogos com apagões nas 10 primeiras rodadas

22/07/2020 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Pedro Ivo de Almeida

A tabela do Brasileiro Série A indica 15 partidas que não têm previsão de transmissão em nenhuma televisão em dez rodadas, o que significa 15% da competição. As explicações são escolhas comerciais da Globo e TNT, a disputa jurídica em torno da MP do Mandante entre as partes e a falta de um contrato de direitos de do Red Bull Bragantinos. Há cerca de duas semanas para tentar mudar esse quadro antes do início da competição.

A situação se agrava porque o Brasileiro será reiniciado no início de agosto em meio à epidemia do coronavírus e, portanto, sem presença de público. Ou seja, a se manter a situação atual, essas partidas serão assistidas por quase ninguém. Há jogos de clubes como Santos, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG e São Paulo, Fortaleza e Bahia sem TV prevista.

O clube com maior número de jogos sem transmissão é o Red Bull Bragantino, com todos os confrontos no escuro. O clube não tem contrato com nenhuma das emissoras - sua negociação com a Globo está travada. Mas há uma possibilidade de o Red Bull, baseado na MP do Mandante, transmitir seus jogos em casa em canal de streaming.

Depois dele, o Athletico-PR tem seis das suas partidas sem transmissão. Isso porque a Turner optou por não passar jogos como o clássico Atletiba sobre o qual tem direito na TV Fechada. Preferiu partidas do Ceará como mandante com o Flamengo de visitante, e do Santos recebendo o São Paulo. O canal tem limitação de 76 jogos no campeonato. Mas o Athletico tem os direitos em streaming de seus jogos em pacote pago e pode usar a MP do Mandante para transmitir as partidas.

A Globo também poderia passar essa partida na TV Aberta. A emissora carioca mudou de estratégia em relação ao ano passado e não passará mais os jogos do Athletico-PR no seu site.

Para transmitir desta forma, a Globo tem que pagar uma cota de exibição que vem da fatia do contrato com os clubes. Do total do contrato, 30% da verba é distribuído considerando o número de vezes na TV Fechada ou Aberta.

A Globo também abriu mão de jogos que tem direitos sobre o mandante como o Atlético-MG x Red Bull Brangatino e São Paulo x Red Bull Bragantino. A emissora quer fazer valer a jurisprudência de que apenas seu contrato assinado anteriormente à lei é válido e, portanto, não tem direito sobre jogos em que só tem acordo com o mandante.

A emissora carioca já notificou a Turner e a CBF alegando que jogos envolvendo os clubes com os quais tem contrato não podem ser exibidos. A Turner incluiu na tabela essas partidas usando a MP do Mandante.