Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Garçom' de primeira: como joga Igor Coronado, reforço do Corinthians?

Prestes a ser anunciado como novo reforço do Corinthians para esta temporada, o meia-atacante Igor Coronado fez fama no futebol da Arábia Saudita como um garçom de primeira qualidade.

Em todas as três temporadas que disputou pelo Al-Ittihad, o brasileiro deu mais passes para companheiros balançarem as redes do que movimentou o placar com suas finalizações. No total, foram 16 gols e 32 assistências em 71 jogos pelo time que tem o francês Karim Benzema como maior estrela.

Desde que chegou ao campeonato nacional mais rico do Oriente Médio, o camisa 10 sempre figurou entre os jogadores mais criativos da liga.

Em 2021/22, ele foi o segundo jogador de toda a Saudi League que mais criou grandes oportunidades de gol. Na temporada passada, terminou na primeira colocação desse ranking. E, na atual, só está atrás do astro argelino Riyad Mahrez, ex-Manchester City (13, contra 14).

Qual posição?

Apesar das características bem definidas de um armador, Coronado não é muito de ficar preso à faixa central. Seu mapa de calor mostra que ele procura mais os lados do campo na hora de criar as jogadas.

Na atual temporada, o brasileiro atuou em todas as posições logo atrás do centroavante. Na maioria dos jogos, foi escalado como um autêntico camisa 10. Mas também jogou bastante na ponta esquerda e, uma vez ou outra, pela faixa direita.

Em anos anteriores, especialmente na temporada de estreia pelo Al-Ittihad, o novo jogador do Corinthians chegou até a ser usado como homem mais adiantado no ataque. Mas, no caso, ele fazia a função de falso 9, ou seja, recuava do posto de centroavante para a intermediária a fim de abrir espaço para a entrada na área de atletas que estavam originalmente atrás dele.

Uma vida longe do Brasil

O Corinthians será o primeiro clube brasileiro da carreira do meia-atacante de 31 anos. Apesar de ter nascido em Londrina (PR), Coronado mudou-se para a Europa ainda na adolescência e só agora irá retornar ao seu país natal.

Continua após a publicidade

O reforço alvinegro começou sua trajetória nos gramados nas categorias de base do Milton Keyne Dons, que atualmente disputa a quarta divisão do Campeonato Inglês. Depois, completou sua formação de jogador na Suíça (Grasshopper).

Coronado estreou como profissional em Malta (Floriana). Depois, passou três temporadas na Série B italiana (Trapani e Palermo).

Em 2018, transferiu-se para o Oriente Médio, onde realmente ganhou o status de estrela. Primeiro, disputou 74 partidas pelo Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. Já no Al-Ittihad, uma das potências do endinheirado futebol saudita, passou dois anos e meio e ganhou dois títulos (campeão nacional e da Supercopa).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes