Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Leverkusen tem o melhor ataque do planeta; Palmeiras lidera no Brasil

Nada de Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain ou outro time acostumado a empilhar um troféu em cima do outro. O melhor ataque do planeta nesta temporada pertence ao Bayer Leverkusen.

A equipe sensação do Campeonato Alemão, que passou invicta pelos primeiros 21 compromissos de 2023/24, é a única do primeiro escalão do futebol mundial que ostenta uma média superior a três gols por partida.

O time comandado pelo ex-volante espanhol Xabi Alonso entrou na rodada deste fim de semana com 68 gols anotados em confrontos oficiais desde o retorno das férias. Isso significa uma espetacular frequência de 3,23 gols a cada jogo disputado. Seu artilheiro é o atacante nigeriano Victor Boniface, responsável por 14 bolas nas redes até o momento.

Critérios

Para elaborar o ranking dos melhores ataques do mundo, o "Blog do Rafael Reis" considerou todos os clubes participantes da primeira divisão de 20 dos principais campeonatos nacionais da atualidade.

Essa lista é composta pelas dez ligas mais bem avaliadas pela Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e Escócia), além de Rússia, Brasil, Argentina, MLS, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão.

Foram considerados válidos todos os gols marcados antes do início da rodada deste fim de semana (até quinta-feira) nas mais diferentes competições no atual ciclo: 2023, no caso dos países cujas competições vão de janeiro e dezembro, e 2023/24, para quem adota calendário europeu.

E os brasileiros?

Na já quase encerrada temporada brasileira (falta a participação do Fluminense no Mundial de Clubes), nenhum clube se destacou por ter um ataque realmente acima da média. E a melhor prova disso é que não há nenhum representante do futebol pentacampeão mundial no top 60 dos maiores amigos do gol.

Continua após a publicidade

O melhor brasileiro aparece apenas na 61ª colocação. Trata-se do Palmeiras, vencedor da Série A nacional pelo segundo ano consecutivo, que fechou 2023 com média de 1,70 tento por partida (124 bolas nas redes em 73 compromissos).

Outros três times do país aparecem logo na sequência. O Grêmio tem o 65º melhor ataque do planeta, o Flamengo é o 66º e o Flu, o 70º. Todos eles possuem médias na faixa de 1,6 gol a cada jogo (entre 1,61 e 1,66).

Melhores ataques da temporada

1 - Bayer Leverkusen (ALE): 3,23 gols por partida
2 - PSV Eindhoven (HOL): 2,96 gols por partida
3 - Bayern de Munique (ALE): 2,95 gols por partida
4 - Fenerbahce (TUR): 2,68 gols por partida
5 - Al-Hilal (ARA): 2,65 gols por partida
6 - Liverpool (ING): 2,50 gols por partida
Stuttgart (ALE): 2,50 gols por partida
8 - Feyenoord (HOL): 2,48 gols por partida
9 - Al-Nassr (ARA): 2,44 gols por partida
10 - Al-Gharafa (QAT): 2,43 gols por partida
61 - Palmeiras (BRA): 1,70 gol por partida
65 - Grêmio (BRA): 1,66 gol por partida
66 - Flamengo (BRA): 1,65 gol por partida
70 - Fluminense (BRA): 1,61 gol por partida

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes