Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Dia de Champions pode classificar Mbappé e já resolver 'grupo da morte'

A penúltima rodada da fase classificatória da Liga dos Campeões da Europa, que tem início hoje, deve começar a decidir a situação do Grupo F, o mais equilibrado da competição nesta temporada.

No momento, somente três pontos separam o líder Borussia Dortmund (7) do lanterna Newcastle (4). O 'grupo da morte' conta ainda com as participações de Paris Saint-Germain (6) e Milan (5).

Dortmund e PSG podem sair dos confrontos de hoje com a classificação para as oitavas de final já assegurada.

Os alemães conquistarão a vaga com uma rodada de antecedência se derrotarem o Milan, fora de casa. Já os franceses precisam bater o Newcastle, no Parc des Princes, e torcer para que os italianos não consigam mais que um empate contra o Dortmund no outro jogo da chave.

Em contrapartida, tanto o Milan quanto o Newcastle correm risco de eliminação precoce se não vencerem seus compromissos do dia. Mas suas quedas só serão sacramentadas no caso de combinações de resultado que não lhe favoreçam.

Das 16 vagas para a abertura dos mata-matas decisivos da Champions, seis já têm donos definidos. Bayern de Munique, Real Madrid, Real Sociedad, Inter de Milão, Manchester City e RB Leipzig já estão classificados.

Jogo do dia: PSG x Newcastle

Além da importância enorme na definição do "grupo da morte", a partida em Paris é também palco de uma crescente rivalidade. O PSG ainda não engoliu o 4 a 1 sofrido na visita a Newcastle, no começo de outubro, sua derrota mais elástica em Champions desde o histórico 6 a 1 aplicado pelo Barcelona no jogo de volta das oitavas (a "remontada" liderada por Neymar) em 2017. Além disso, os donos de PSG (Qatar) e Newcastle (Arábia Saudita) estão longe de serem melhores amigos. Pelo contrário, nutrem uma pesada relação de rivalidade na geopolítica do Oriente Médico.

Craque do dia: Kylian Mbappé (PSG)

Na Champions 2023/24, gol de Mbappé é garantia de mais três pontos na conta do PSG. O astro da camisa 7 marcou uma vez na vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund e outra no 3 a 0 ante o Milan. Em compensação, passou em branco nas derrotas para Newcastle (4 a 1) e Milan (2 a 1). A boa notícia para o técnico Luis Enrique é que seu principal jogador chega embalado para a rodada desta semana por uma grande atuação (um gol e uma assistência) na goleada por 5 a 2 sobre o Monaco, sexta-feira, pelo Campeonato Francês.

Continua após a publicidade

Programe-se

14h45 - Lazio x Celtic, na Itália, Grupo E
14h45 - Shakhtar Donetsk x Royal Antuérpia, na Ucrânia, Grupo H
17h - Milan x Borussia Dortmund, na Itália, Grupo F
17h - Feyenoord x Atlético de Madri, na Holanda, Grupo E
17h - PSG x Newcastle, na França, Grupo F
17h - Barcelona x Porto, na Espanha, Grupo H
17h - Young Boys x Estrela Vermelha, na Suíça, Grupo G
17h - Manchester City x RB Leipzig, na Inglaterra, Grupo G

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes