Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Com recorde, Brasileirão tem 7ª maior média de público do mundo; veja lista

Com os estádios cheios como jamais antes havia acontecido em toda a história da competição, o Campeonato Brasileiro-2023 já é a sétima liga nacional com maior presença de público do planeta.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis", a partir de dados colhidos pelo site "World Football", a atual temporada do Brasileirão só tem menos espectadores in loco que os cinco maiores campeonatos da Europa e a segunda divisão da Alemanha.

Até o início da rodada do último fim de semana, a Série A nacional atraía uma média de 26.666 pessoas por jogo. A marca não é muito diferente da sexta colocada no ranking, a Ligue 1 francesa, do Paris Saint-Germain e do astro global Kylian Mbappé, que tem 26.969 torcedores por jogo em 2022/23.

Maior da história

A atual média do Brasileiro é simplesmente a maior já registrada no campeonato desde que ele começou a ser disputado. De acordo com a CBF, antes deste ano, a edição de maior público havia sido a de 1983, com 22.953 torcedores a cada partida.

Na comparação com o ano passado, houve um crescimento de 25,3% na presença de torcedores nos estádios. Se mantivesse os números de 2022, a Série A ocuparia hoje a nona posição no ranking mundial.

Mantendo a tendência das últimas temporadas, o Flamengo é o dono da maior média de público do país, com 57.221 pessoas por partida como mandante. O time carioca e o São Paulo são os representantes brasileiros no top 30 global dos maiores públicos da temporada/ano.

Alemanha no topo

Apesar de a Premier League inglesa ser tratada como campeonato nacional mais importante da atualidade, a competição que hoje mais atrai torcedores aos seus estádios é a Bundesliga alemã.

Continua após a publicidade

Impulsionada por Borussia Dortmund e Bayern de Munique, donos das duas maiores médias de público do mundo e que tiveram lotação máxima em todos os seus jogos da temporada, a primeira divisão germânica é a única que consegue ultrapassar a barreira dos 40 mil torcedores por jogo.

A elite inglesa fica bem próxima dessa marca. Mas o fato de ter dois times (Bournemouth e Luton Town) com estádios com capacidade inferior a 12 mil lugares prejudica bastante nessa disputa com os alemães.

Ligas nacionais com maior média de público

1 - Alemão - 40.233 torcedores
2 - Inglês - 38.480 torcedores
3 - Italiano - 31.080 torcedores
4 - Espanhol - 29.185 torcedores
5 - Alemão (2ª divisão) - 28.221 torcedores
6 - Francês - 26.969 torcedores
7 - Brasileiro - 26.666 torcedores
8 - Inglês (2ª divisão) - 22.857 torcedores
9 - MLS - 22.097 torcedores
10 - Mexicano - 20.644 torcedores

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes