Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Exclusivo
Reportagem

Andrey Santos será devolvido, e Chelsea já busca novo time para emprestá-lo

Depois de disputar apenas duas partidas oficiais pelo Nottingham Forest em três meses, o volante brasileiro Andrey Santos será devolvido ao Chelsea na janela de transferências de janeiro.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que os "Blues" pediram a antecipação do encerramento do contrato de empréstimo do jogador, que originalmente iria até o fim da temporada europeia, e agora devem cedê-lo a outro time para o primeiro semestre de 2024.

O motivo dessa mudança de rota está justamente no pouco aproveitamento de Andrey no Forest. O Chelsea ficou incomodado com a baixa minutagem do volante e decidiu intervir. A intenção do clube londrino é que o brasileiro vá para algum lugar onde possa ser utilizado com mais frequência e assim evoluir o seu futebol.

97 minutos e distância da seleção

Destaque do Vasco na campanha de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2022, Andrey foi contratado pelo Chelsea no começo do ano, mas permaneceu na equipe alvinegra até junho porque não tinha licença de trabalho para atuar na Inglaterra.

O volante participou normalmente da pré-temporada do gigante inglês, mas acabou cedido ao Forest porque não teria muito espaço para atuar no inchado elenco comandado por Mauricio Pochettino.

Só que a situação no clube escolhido para abrigá-lo não foi muito diferente. Em quatro das dez rodadas da Premier League disputadas desde seu empréstimo, o camisa 12 não foi sequer relacionado. Ele também ficou cinco jogos sentado no banco à espera de uma oportunidade que não lhe foi dada.

No Inglês, Andrey só foi campo nos sete minutos finais da derrota por 3 a 0 para o Liverpool, no fim de outubro. Além disso, disputou uma partida inteira na segunda rodada da Copa da Liga da Inglaterra, contra o Burnley.

A escassez de oportunidades no Forest (só 97 minutos de futebol nos últimos três meses) tirou do volante a chance de conseguir uma continuidade na seleção brasileira.

Continua após a publicidade

Queridinho do então técnico interino, Ramón Menezes, o ex-Vasco foi titular no primeiro jogo da equipe canarinho depois da Copa do Mundo-2022. Mas, depois da derrota no amistoso para Marrocos, não voltou a ser convocado.

Quais as opções?

Pelo menos em um primeiro momento, as possibilidades de Andrey ser emprestado a um clube brasileiro são mínimas. A prioridade do Chelsea é manter o jogador na Europa até para completar seu processo de adaptação ao futebol do Velho Continente.

Se não conseguir nenhuma opção mais interessante (tanto do ponto de vista técnico quanto da certeza de que o volante será bastante utilizado), os "Blues" podem ceder o jovem de 19 anos para o Strasbourg, equipe francesa que também pertence ao seu dono e onde está o meia-atacante Ângelo Gabriel, ex-Santos, outro contratado dos ingleses.

Embora não seja a intenção original do Chelsea, que acredita que o brasileiro precise de uma maior minutagem para evoluir e mostrar seu valor antes de virar uma opção real em Stamford Bridge, existe também uma chance reduzida de ele ser integrado ao elenco principal e aproveitado por Pochettino em até o fim da temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes