Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para onde vai Mbappé? Tudo que já se sabe sobre o futuro do craque francês

Mbappé se transformou na bola da vez desta janela de transferências na Europa - GettyImages
Mbappé se transformou na bola da vez desta janela de transferências na Europa Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

14/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde a tarde da última segunda-feira, o primeiro escalão do futebol mundial parece ter um único assunto: o futuro de Kylian Mbappé.

O atacante, que andava um tanto quanto afastado dos holofotes desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões da Europa, em fevereiro, transformou-se no protagonista da janela de transferências na Europa após o vazamento da informação de que ele não ativará a cláusula de renovação até 2025 do seu contrato com o clube francês.

Com isso, o acordo entre o artilheiro das cinco últimas edições da Ligue 1 e o PSG termina no dia 30 de junho de 2024. Na prática, isso tem dois significados. O primeiro é que, a partir de janeiro, ele já pode assinar gratuitamente com outro clube. E o segundo, que a atual janela é a última oportunidade dos franceses de ganharem algum dinheiro com sua saída.

A informação de que Mbappé não deseja a renovação unilateral do contrato foi publicada pelo jornal "L'Équipe" e confirmada pelo jogador em entrevista à agência de notícias "AFP".

"Nunca discuti qualquer renovação de contrato com o PSG. A diretoria foi informada desde 15 de julho de 2022 da minha decisão de não estender além de 2024", disse o jogador.

Mbappé vai mesmo embora do PSG?

Apesar de não existir nenhum impeditivo legal para que o atacante abra negociações com a diretoria do PSG nas próximas semanas e assine um novo vínculo mais longo com o clube, essa não parece ser a intenção do capitão dos "Bleus".

Pelas recentes declarações do atacante e também por várias reportagens da imprensa francesa que destacaram ao longo da temporada o descontentamento do astro com o comando do futebol parisiense, o mais provável é que seu futuro seja mesmo longe do Parc-des-Princes.

Por isso, a dúvida é mais se Mbappé será negociado nesta janela ou se permanecerá por mais um ano em Paris para ir embora gratuitamente em julho de 2024.

Em postagem nas suas redes sociais, o francês afirmou que continuará no PSG na próxima temporada e cumprirá seu contrato até o fim. No entanto, a publicação tem sido avaliada mais como uma estratégia do jogador para demonstrar profissionalismo do que como uma promessa que será realmente cumprida.

Quem são os interessados em contratá-lo?

O interessado número um no futebol de Mbappé é o Real Madrid. O clube espanhol monitora o jogador desde o começo da adolescência e esteve perto de contratá-lo um ano atrás, quando ele optou pela renovação com o PSG.

Segundo diferentes veículos da imprensa francesa, o maior vitorioso da história da Champions é também o destino preferido do camisa 7. No entanto, justamente pelo atrito existente em 2022, ele é a última opção com quem os parisienses gostariam de fazer negócio.

Nessa esteira, de acordo com o jornal britânico "The Times", surgiram outras duas outras opções para o próximo passo do atacante.

Uma delas é o Chelsea, que estaria disposto a pagar os 150 milhões de euros (R$ 786,3 milhões) exigidos pelo PSG para liberar o jogador imediatamente. A outra, o Manchester United, que pode em breve passar para mãos de um bilionário do Qatar, país cujo governo é dono do clube francês, o que facilitaria bastante um negócio.

O tamanho de Mbappé para o PSG

Contratado em 2017 por 180 milhões de euros (R$ 944,3 milhões), o segundo maior negócio da história do futebol, o atacante formado no Monaco conseguiu deixar para trás Neymar e Lionel Messi e se transformou no principal pilar do PSG.

Aos 24 anos, Mbappé já superou Edinson Cavani para se tornar o maior artilheiro da história do clube (212 gols). Além disso, como foi a campo em 260 oportunidades, ostenta uma média superior a 0,8 bola na rede por partida.

Com o PSG, conquistou 12 títulos, sendo cinco do Campeonato Francês. Ele também foi eleito quatro vezes o melhor jogador da temporada na Ligue 1 e disputou uma final da Liga dos Campeões (foi derrotado pelo Bayern de Munique, em 2020).