Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 brasileiros que podem mudar de time na Europa na janela de janeiro

Marcelo não está nada bem no Olympiakos e foi "liberado para ouvir propostas" - Divulgação/Olympiacos
Marcelo não está nada bem no Olympiakos e foi "liberado para ouvir propostas" Imagem: Divulgação/Olympiacos

27/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências na Europa está perto de abrir novamente. A partir de domingo (1º de janeiro), os clubes dos principais países do Velho Continente estarão aptos a registrar novos jogadores.

E o primeiro Mercado da Bola de 2023 terá um impacto pesado na vida de vários jogadores brasileiros. Alguns deixarão a terra-natal para se aventurar na Europa pela primeira vez, como Andrey Santos, vendido pelo Vasco ao Chelsea. Outros devem ser realocados dentro do próprio continente.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco fortes candidatos do país pentacampeão mundial a mudar de clube no futebol europeu na janela de janeiro. Na verdade, um deles até já assinou contrato com o novo time e só aguarda a abertura do período de transferências para completar a transação.

MARCELO
Lateral esquerdo
34 anos
Olympiacos (GRE)

Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, o veterano encerrou no fim da temporada passada uma passagem de 15 anos pelo clube espanhol. Após muitos rumores sobre uma possível volta ao Brasil, Marcelo resolveu estender a carreira com um contrato de um ano com o Olympiacos. Só que é bem possível que esse vínculo nem seja cumprido até o fim. Pouco utilizado na Grécia (ainda nem completou 200 minutos de futebol nesta temporada), o brasileiro já foi avisado que está livre para buscar um outro time nesta janela de transferências (o que livraria a equipe de ter de arcar com sua multa rescisória). O desejo de Marcelo é voltar para a Espanha para ficar mais perto do filho Enzo, que joga nas categorias de base do Real. Meses atrás, o Getafe, clube dos arredores de Madri, mostrou interesse em contratá-lo.

FELIPE
Zagueiro
33 anos
Atlético de Madri (ESP)

Felipe comemora gol do Atlético de Madri contra o Osasuna pelo Campeonato Espanhol - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

O ex-zagueiro do Corinthians chegou a viver a expectativa de disputar a Copa do Mundo do Qatar-2022. Mas o fato de praticamente ter sumido das escalações do Atlético de Madri minou essa chance. Fora dos planos do técnico Diego Simeone, ele foi a campo apenas três vezes em 2022/23. Com mais seis meses de contrato e sem muita perspectiva de futuro no clube colchonero, Felipe pode antecipar seu adeus ao Wanda Metropolitano e assinar com um novo clube já em janeiro. De acordo com o jornal "As", o novo técnico do Wolverhampton, Julen Lopetegui, adoraria levá-lo para a Inglaterra.

PEPÊ
Meia-atacante
25 anos
Porto (POR)

Pepê marca seu primeiro gol com a camisa do Porto - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Depois de um começo de pouco brilho no Porto e dúvidas se venceria no Velho Continente, Pepê conseguiu se consolidar na equipe do estádio do Dragão, viu seu jogo evoluir demais e, como acontece com todo mundo que começa a se destacar nos grandes clubes de Portugal, começou a despertar o interesse do mercado externo. Nas últimas semanas, o meia-atacante, que também tem quebrado o galho como lateral direito quando necessário, foi apontado como candidato a reforço de Arsenal e Juventus na janela de janeiro. O valor do negócio, caso realmente se concretize, deve ultrapassar a barreira dos 60 milhões de euros (R$ 330,3 milhões).

PHILIPPE COUTINHO
Meia
30 anos
Aston Villa (ING)

Philippe Coutinho foi alvo de torcedores do Corinthians após comentário de líder do elenco - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Um dos jogadores brasileiros na Europa cujo destino tem sido acompanhado mais de perto pelos torcedores, já que a viabilidade da sua contratação está sendo avaliada pelo Corinthians, Coutinho não tem muito futuro no Aston Villa. Atualmente em recuperação da lesão muscular que o tirou da Copa-2022, o brasileiro perdeu aquele status de titular inquestionável do qual gozava nos primeiros momentos da sua volta à Inglaterra e já vinha sendo utilizado por períodos entre 15 e 20 minutos nos últimos compromissos da equipe de Birmingham antes da contusão sofrida no fim de outubro. O desejo do meio-campista é conseguir uma recolocação profissional dentro do próprio continente (definitiva ou mesmo por empréstimo). Voltar ao Brasil é só um plano B, especialmente por questões econômicas.

MATHEUS CUNHA
Atacante
23 anos
Atlético de Madri (ESP)

Matheus Cunha, atacante brasileiro de 23 anos do Atlético de Madri - David Bustamante/Getty - David Bustamante/Getty
Imagem: David Bustamante/Getty

Único dos jogadores dessa lista que já está com futuro definido, o atacante passará a integrar o elenco do Wolverhampton a partir da próxima semana. O campeão olímpico de Tóquio-2020 foi emprestado pelo Atlético de Madri até o encerramento desta temporada, com cláusula de compra obrigatória que gira em torno de 50 milhões de euros (R$ 275,4 milhões). Na Inglaterra, Matheus Cunha tentará recuperar a fama de jogador decisivo que tinha durante o período que atuou na Alemanha (especialmente no Hertha Berlim) e que se perdeu desde a ida para a Espanha. Em um ano e meio jogando no Atleti, o brasileiro fez só sete gols com a camisa colchonera.