Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cavani já fez aulas de balé e usa a dança para melhorar dentro de campo

Edinson Cavani, durante ensaio de balé em Montevidéu, dois anos atrás - Getty Images
Edinson Cavani, durante ensaio de balé em Montevidéu, dois anos atrás Imagem: Getty Images

28/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aos 35 anos, os últimos 14 dedicados à seleção uruguaia, Edinson Cavani está disputando a quarta Copa do Mundo da sua carreira.

E um dos segredos da longevidade do veterano atacante do Valencia, que deve iniciar no banco de reservas a partida contra Portugal, a partir das 16h (de Brasília) de hoje, em Lusail, pela segunda rodada do Grupo H do Qatar-2022, está depositada na ponta das suas sapatilhas.

O segundo maior artilheiro da história do Uruguai (58 gols em 134 partidas) é apaixonado por balé e já praticou dança como forma de recreação e também para aperfeiçoar alguns aspectos essenciais para seu desempenho em campo, como agilidade, concentração e elasticidade.

O centroavante descobriu o balé por meio da sua esposa, Jocelyn Burgardt, que é dançarina profissional (de samba). Foi ela que incentivou o companheiro a fazer algumas aulas, em 2020, quando ele deixou o Paris Saint-Germain e buscava um novo clube para dar continuidade à carreira.

Ciente de que já não tinha mais a mesma capacidade física de antes, Cavani decidiu utilizar a dança como atividade complementar aos treinos de futebol. E gostou da experiência.

Não se sabe ao certo se Cavani continuou praticando a atividade durante as duas temporadas em que vestiu as cores do Manchester United e nem a frequência com que tem conseguido dançar após o retorno à Espanha, no meio do ano, para jogar no Valencia.

O que se sabe é que o camisa 21 uruguaio até já protagonizou uma campanha em seu país-natal para diminuir a estigmatização em torno do balé, visto por lá como uma atividade estritamente feminina ou praticada por homens homossexuais.

"Não compartilho dessa visão de que todo menino precisa jogar futebol. Acredito que meninos e meninas devam ser livres para buscar a felicidade nas atividades que mais gostam porque essa é a melhor forma de criar cidadãos bem formados", disse.

Ao entrar no segundo tempo do empate sem gols com a Coreia do Sul, na última quinta-feira, Cavani se tornou um dos cinco jogadores uruguaios a participar de quatro edições do Mundial, ao lado dos contemporâneos Luis Suárez, Diego Godín e Martín Cáceres, além de Pedro Rocha, que atuou durante as décadas de 1960 e 1970.

O atacante perdeu espaço entre os titulares da equipe bicampeã mundial depois da troca de treinador (Óscar Tabárez por Diego Alonso), na virada do ano. O novo comandante charruá aboliu o tradicional esquema com dois centroavantes para armar o time no 4-3-3, com um homem de área e dois pontas.

Ainda que não corra riscos de ser eliminada já nesta rodada, o Uruguai precisa de um resultado positivo contra Portugal para não ir à sua partida de despedida da fase de grupos (contra Gana, na sexta) em situação de desespero.

Vale lembrar que em todas as participações anteriores de Cavani em Mundiais, sua seleção sempre conseguiu chegar, pelo menos, às oitavas de final.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo H

24/11 - Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
24/11 - Portugal 3 x 2 Gana, 974, em Doha
Hoje, às 10h - Coreia do Sul x Gana, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
Hoje, às 16h - Portugal x Uruguai, Nacional, em Lusail
02/12, às 12h - Gana x Uruguai, Al-Janoub, em Al-Wakrah
02/12, às 12h - Coreia do Sul x Portugal, Cidade da Educação, em Al-Rayyan