Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Joia da Espanha não sabe amarrar chuteira e viu mãe ser alvo de fake news

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O melhor jogador da Espanha na estreia na Copa do Mundo e aposta do técnico Luis Enrique para derrotar também a Alemanha, hoje, a partir das 16h (de Brasília), em Al-Khor, e talvez obter a classificação antecipada para as oitavas de final, é um garoto que ainda nem aprendeu a amarrar a chuteira.

Parece até piada, mas o meio-campista Gavi, eleito pela Fifa o craque da goleada por 7 a 0 aplicada pela Roja sobre a Costa Rica, na primeira rodada, joga com seu calçado desamarrado porque não sabe como fazer laço nos cadarços.

A ineficiência do meio-campista de 18 anos em preparar seu equipamento de jogo é uma piada recorrente no elenco do Barcelona, clube onde ele ingressou em 2015, para atuar nas categorias de base, e de onde nunca mais saiu.

Frequentemente comparado a Xavi e Andrés Iniesta, meio-campistas que fizeram história com a camisas culé e da Espanha (venceram duas Euros e a Copa-2010), o adolescente começou a ter suas primeiras oportunidades como profissional no início da temporada passada. E, desde então, não parou mais de bater recordes.

Em outubro de 2021, depois de apenas sete jogos pela equipe principal do Barça, Gavi já se tornou o jogador mais jovem de todos os tempos a estrear pela seleção adulta espanhola. E seu debute, com apenas 17 anos e 62 dias, já foi como titular em um clássico contra a Itália e válido pela semifinal da Liga das Nações da Europa.

Gavi foi tão bem contra os tetracampeões mundiais (e também na derrota por 2 a 1 para a França, na decisão do torneio continental) que não saiu mais do time titular. Das 14 partidas que disputou até hoje pela Roja, ele só não começou jogando em duas.

Quando chegou ao Qatar-2022, o camisa 9 espanhol empilhou mais um par de recordes de precocidade.

Com 18 anos e 110 dias, o meia do Barcelona se tornou o jogador mais jovem a defender a Espanha em Mundiais. E, como balançou as redes logo na estreia, em que acabou sendo eleito o craque da partida, também virou o "bebê" entre os atletas do país que já fizeram gol na competição.

Aliás, contando os atletas de todas as nacionalidades, somente Pelé (17 anos e 239 dias, na Suécia-1958) e o mexicano Manuel Rosas (18 anos e 93 dias, no Uruguai-1930) gravaram seus nomes na artilharia de uma Copa mais cedo do que Gavi.

O novo garoto sensação da Espanha é tão novo, mas tão novo, que chegou a ver sua mãe ser apontada como affair de alguém que, na época, era seu companheiro de time.

Quando Gerard Piqué encerrou seu casamento com a cantora colombiana Shakira, no primeiro semestre, surgiram rumores nas redes sociais de que o motivo da separação era um caso extraconjugal entre o então zagueiro do Barcelona e a progenitora de Gavi. Mas a história não tinha sequer um fiapo de verdade. Tratava-se de fake news do início ao fim.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo E

23/11 - Alemanha 1 x 2 Japão, Internacional Khalifa, em Al-Rayyan
23/11 - Espanha 7 x 0 Costa Rica, Al-Thumama, em Doha
Hoje, às 7h - Japão x Costa Rica, Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan
Hoje, às 16h - Espanha x Alemanha, Al-Bayt, em Al-Khor
01/12, às 16h - Japão x Espanha, Internacional Khalifa, em Al-Rayyan
01/12, às 16h - Costa Rica x Alemanha, Al-Bayt, em Al-Khor

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a Espanha ganhou de 7 a 0 da Costa Rica, e não da Alemanha. O erro foi corrigido.
Diferentemente do informado em versão anterior do texto, a cantora Shakira é colombiana e não equatoriana. O erro já foi corrigido.