Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

17 convocados de Tite vivem 'fim de semana do medo' antes de ida para Copa

Gabriel Jesus terá de defender a liderança do Inglês antes de ir para o Qatar - Getty Images
Gabriel Jesus terá de defender a liderança do Inglês antes de ir para o Qatar Imagem: Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para até 17 dos 26 jogadores convocados por Tite para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo, o último fim de semana antes da viagem para o Qatar-2022 será de muito trabalho e doses cavalares de preocupação.

Com exceção do lateral direito Daniel Alves (Pumas), do meia-atacante Raphinha (Barcelona), do lateral esquerdo Alex Sandro (Juventus) e do trio do Real Madrid formado por Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior, todos os outros jogadores que correrão atrás do hexa no Oriente Médio atuam por clubes que irão a campo mais uma vez até domingo.

Ou seja, eles estarão sujeitos à competitividade normal de uma partida do futebol e aos riscos de lesão inerentes à prática.

Em tese, nada muito fora da rotina normal de trabalho de um atleta. A diferença é que qualquer novo problema físico neste momento significa uma possibilidade enorme de corte da seleção e de adeus à oportunidade de disputar a Copa.

E poucos são os clubes que poderão se dar ao luxo de poupar seus convocáveis nesta última rodada pré-Mundial.

O Palmeiras, já campeão brasileiro, vai dar descanso ao goleiro Weverton contra o Internacional. O Flamengo, que também não tem muito mais a fazer frente o Avaí, na despedida da Série A, fará o mesmo com Everton Ribeiro e Pedro.

Já as outras equipes, que estão no meio da temporada na Europa e ainda correndo atrás de pontos que serão importantes lá na frente, não podem fazer muita coisa para proteger seus convocados... até porque eles são muitos.

O Arsenal, de Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, por exemplo, precisa da força máxima contra o Wolverhampton para defender a liderança do Campeonato Inglês. O Manchester City, que está na sua cola, também não irá abdicar de Ederson frente o Brentford.

Outro exemplo: Bremer e Danilo, da Juventus, jogam no domingo contra a Lazio, em confronto direito pela terceira posição do Italiano. Alex Sandro só não vai a campo porque foi expulso, ontem, contra o Verona.

De todos os clubes do Velho Continente que cederão jogadores à seleção, somente o Sevilla tem uma possibilidade bem concreta de poupar seu convocável (Alex Telles), já que enfrenta o Velarde, da sexta divisão espanhola, pela primeira rodada da Copa do Rei. A equipe andaluz, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o tema.

Em busca do fim de um jejum de 20 anos sem conquistar o torneio de futebol mais importante do planeta, o Brasil estreia contra a Sérvia, em 24 de novembro, no estádio Iconic, em Lusail. Depois, ainda enfrenta Suíça (dia 28) e Camarões (2 de dezembro) dentro do Grupo G.

Caso avance para a reta final do torneio, a seleção número um da história terá como adversário nas oitavas de final algum time oriundo do Grupo H, que reúne Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

A Copa do Mundo do Qatar-2022 será a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e será baixa.

O torneio será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no país-sede no meio do ano, o auge do verão no Hemisfério Norte. Por isso, começará no próximo dia 20 e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

O último fim de semana pré-Copa dos convocados

Alisson (Liverpool): Southampton, amanhã, Campeonato Inglês
Ederson (Manchester City): Brentford, amanhã, Campeonato Inglês
Weverton (Palmeiras): Internacional, domingo, Campeonato Brasileiro
Danilo (Juventus): Lazio, domingo, Campeonato Italiano
Daniel Alves (Pumas): livre
Alex Telles (Sevilla): Velarde, domingo, Copa do Rei
Marquinhos (PSG): Auxerre, domingo, Campeonato Francês
Thiago Silva (Chelsea): Newcastle, amanhã, Campeonato Inglês
Éder Militão (Real Madrid): livre
Bremer (Juventus): Lazio, domingo, Campeonato Italiano
Casemiro (Manchester United): Fulham, domingo, Campeonato Inglês
Lucas Paquetá (West Ham): Leicester, amanhã, Campeonato Inglês
Fred (Manchester United): Fulham, domingo, Campeonato Inglês
Fabinho (Liverpool): Southampton, amanhã, Campeonato Inglês
Bruno Guimarães (Newcastle): Chelsea, amanhã, Campeonato Inglês
Éverton Ribeiro (Flamengo): Avaí, amanhã, Campeonato Brasileiro
Richarlison (Tottenham): Leeds United, amanhã, Campeonato Inglês
Neymar (PSG): Auxerre, domingo, Campeonato Francês
Raphinha (Barcelona): livre
Antony (Manchester United): Fulham, domingo, Campeonato Inglês
Gabriel Jesus (Arsenal): Wolverhampton, amanhã, Campeonato Inglês
Rodrygo (Real Madrid): livre
Vinícius Júnior (Real Madrid): livre
Gabriel Martinelli (Arsenal): Wolverhampton, amanhã, Campeonato Inglês
Pedro (Flamengo): Avaí, amanhã, Campeonato Brasileiro

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Alex Sandro foi expulso e não poderá jogar na próxima partida da Juventus. A informação foi corrigida.