Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A história do cachorro que invadiu o campo na Copa e driblou até Garrincha

Garrincha e Bi, cachorro que deu show de dribles na Copa do Mundo-1962 - Reprodução
Garrincha e Bi, cachorro que deu show de dribles na Copa do Mundo-1962 Imagem: Reprodução

10/11/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Era uma vez uma partida de futebol decisiva, que valia classificação para as semifinais de um campeonato muito importante. A partida estava rolando normalmente, quando um cachorro decide invadir o gramado. Os jogadores, desesperados, partiram para cima do animal para tentar tirá-lo de campo e dar prosseguimento ao jogo. Só que eles foram sendo driblados, um a um, para a diversão de quem acompanhava tudo de fora.

Situações como a descrita acima não são novidade para quem curte o esporte mais popular do planeta. Não faltam casos de peladas, partidas de torneios amadores ou mesmo jogos de competições de pouca relevância que são interrompidos por um visitante indesejado, normalmente um canino perdido. Mas, acredite, isso também já aconteceu na Copa do Mundo.

É justamente para relembrar casos como esse, que não parecem caber na magnitude, na importância e no nível imaginado de profissionalismo da competição que é o desejo de dez entre dez jogadores, que o Blog do Rafael Reis publica desde setembro a seção "A Copa que até parece de mentira".

Sempre às quintas-feiras, contamos histórias quase inacreditáveis que fazem parte da trajetória de mais de 90 anos da competição organizada pela Fifa, como o dia em que o cãozinho Bi deu um show de dribles e "humilhou" até um certo Mané Garrincha no Mundial-1962.

Brasil e Inglaterra fizeram um dos grandes jogos da Copa do Chile. Afinal, de um lado estava a seleção que havia vencido o último Mundial (1958), e do outro, aquela que ganharia a edição seguinte do torneio (1966), ainda que ninguém soubesse disso na época.

Desfalcada de Pelé, que se recuperava de um problema físico, a equipe canarinho derrotou os inventores do futebol por 3 a 1, com um show particular de Garrincha, conhecido mundialmente como o "Rei do Drible".

No estádio Sausalito, em Viña del Mar, ele só não driblou mais que o cachorrinho vira-lata que escapou da segurança e conseguiu chegar ao gramado.

A invasão aconteceu durante um ataque do Brasil. Zito recebeu um lançamento de Djalma Santos e, enquanto corria com a bola, percebeu que não era perseguido apenas por marcadores ingleses, mas também por um cãozinho.

A primeira reação dos jogadores foi ignorar o cãozinho. Mas, como ele não ia embora, o árbitro precisou interromper a partida. E aí teve início à caçada do "23º jogador em campo", aquele que se mostrou o mais habilidoso dentre todos eles.

As mais variadas artimanhas foram usadas para tentar capturar o cachorro. Houve quem tentou se aproximar do animal na surdina e quem ficou sinalizando para ele o caminho de saída. Garrincha não teve tanta paciência assim, foi para cima do "perro" e levou um drible de corpo que levou o estádio à gargalhada.

No fim, a estratégia que se mostrou mais eficaz foi a do atacante Jimmy Greaves, um dos maiores artilheiros da história da Inglaterra. Ele ficou de quatro no gramado e começou a encarar o cãozinho face a face. Quando o animal se descuidou, veio o bote certeiro. A vingança do "doguinho" foi batizar a camisa do seu capturador com um xixizinho bem maroto.

Após a partida, Garrincha decidiu que queria adotar o cãozinho que foi capaz de driblar o "Rei do Drible" e levá-lo para sua casa no Rio de Janeiro. Dois jogos mais tarde, depois que o Brasil assegurou a conquista do bicampeonato mundial, o invasor de campo ganhou seu nome definitivo: Bi.

A Copa do Mundo do Qatar-2022 será a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e será baixa.

O torneio será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no país-sede no meio do ano, o auge do verão no Hemisfério Norte. Por isso, começará no próximo dia 20 e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.