Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 brasileiros eliminados da Champions para seu time contratar em janeiro

Gerson é um dos brasileiros que caíram na fase de grupos da Champions - JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP
Gerson é um dos brasileiros que caíram na fase de grupos da Champions Imagem: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP

07/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Liga dos Campeões da Europa já definiu os 16 times que disputarão o título da competição interclubes mais badalada do planeta a partir de fevereiro e hoje conhecerá os confrontos de sua primeira rodada de mata-matas decisivos, as oitavas de final.

Mas, para muitos jogadores brasileiros inscritos nesta edição da Champions, o torneio já acabou. Afinal, suas equipes se deram mal na fase de grupos e não conseguiram se classificar para a reta final da disputa pelo posto de número um do futebol do Velho Continente.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores brasileiros eliminados do torneio nesta temporada e que podem pintar nos clubes do país pentacampeão mundial depois da Copa do Mundo.

GERSON
Meia
25 anos
Olympique de Marselha (FRA)

Gerson deve ter saudades de quando brilhava com a camisa do Flamengo, era idolatrado pela maior torcida do Brasil e tinha seu nome cobrado a cada nova convocação da seleção. Desde que se mudou para o Olympique de Marselha, uma temporada e meia atrás, tudo mudou. O camisa 8 até teve alguns momentos legais na França, mas nada que se aproximasse do seu auge com a camisa rubro-negra. Em 2022/23, esses dias positivos se tornaram cada vez mais raros. E uma prova disso é justamente seu aproveitamento na Champions. Gerson foi titular nas duas primeiras rodadas do torneio, foi utilizado nos minutos finais do terceiro jogo e depois não saiu mais do banco. Como tem mercado enorme por aqui e nenhuma trava tão forte assim com o OM (não há razão para recusar uma investida economicamente interessante), é bem fácil imaginar um retorno para casa em janeiro.

FELIPE
Zagueiro
33 anos
Atlético de Madri (ESP)

Felipe comemora gol do Atlético de Madri contra o Osasuna pelo Campeonato Espanhol - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Com apenas dois jogos disputados na temporada (um no Campeonato Espanhol e outro na Liga dos Campeões), o zagueiro brasileiro está vivendo seus últimos dias no Atlético de Madri. Como Felipe tem sido cada vez menos relevante para os planos do técnico Diego Simeone, é quase impossível imaginar que a diretoria colchonera ofereça uma extensão contratual ao defensor no término desta temporada. A dúvida que fica é apenas se o jogador cumprirá seu vínculo até o fim e buscará novos ares em julho ou se chegará a um acordo com seus atuais chefes para ir embora já na janela de janeiro. Caso opte pelo segundo caminho, Felipe tem boas chances de ser um dos reforços de peso do futebol brasileiro para 2023. O Corinthians, seu último times antes da ida para a Europa e que já tentou repatriá-lo em outros momentos, certamente largaria na frente nessa corrida.

PAULINHO
Atacante
22 anos
Bayer Leverkusen (ALE)

Paulinho, ex-Vasco, vive um momento ruim no Bayer Leverkusen - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

O atacante relevado pelo Vasco vive uma situação semelhante à de Felipe. Seu contrato com o Leverkusen termina no fim desta temporada e não será renovado. A diferença é que essa não é uma decisão da diretoria (ainda que a falta de minutos do jogador leve a crer que ela também não lhe faria uma proposta de permanência), mas sim de Paulinho. Descontente na Alemanha, o camisa 7 vem tentando há tempos uma transferência de volta para o Brasil. A nova janela de oportunidades se abre em janeiro. Atlético-MG e Palmeiras provavelmente farão novas tentativas para contratá-lo já para o início da temporada nacional. E, se as investidas não derem certo, voltarão ao ataque no meio do ano.

ARTHUR GOMES
Atacante
24 anos
Sporting (POR)

Arthur Gomes, jogador que passou pelo Santos, comemora seu gol com o técnico do Sporting, Ruben Amorim - Soccrates Images/Getty Images - Soccrates Images/Getty Images
Imagem: Soccrates Images/Getty Images

Ao contrário dos outros nomes da lista, o ex-jogador do Santos não sai da Champions em baixa. Pelo contrário, o torneio europeu serviu justamente resgatar a imagem de Arthur Gomes e colocá-lo novamente no radar de clubes importantes do Brasil. O atacante marcou duas vezes pelo Sporting na competição (uma contra o Tottenham e outra ante o Eintracht Frankfurt) e até ganhou uma vaga entre os titulares na despedida portuguesa da fase de grupos. Agora, caso deseje retornar à sua terra-natal para mostrar que também pode vencer por aqui, Arthur Gomes certamente encontrará as portas bem mais abertas do que alguns meses atrás.

KAIO JORGE
Atacante
20 anos
Juventus (ITA)

Kaio Jorge ainda não disputou nenhuma partida completa pelo Santos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nada tem dado muito certo na carreira do jovem atacante desde que ele decidiu romper com o Santos para jogar na Juventus, um ano e dois meses atrás. Kaio Jorge disputou só 11 partidas pela equipe principal da gigante italiana, não marcou nenhum gol e sofreu uma grave lesão, que o obrigou a passar por uma cirurgia no joelho direito. Sem jogar há nove meses, o brasileiro está na reta final de recuperação e deve voltar a ficar à disposição depois da Copa do Mundo. A questão é que Kaio Jorge sabe que não passará de um mero reserva em Turim. Por outro lado, seu nome tem sido comentado em clubes importantes do Brasil, que poderiam ajudá-lo a decolar. Por conta da juventude do jogador, talvez a Juve ainda insista nele e não aceite negociar seus direitos econômicos de imediato. No entanto, uma transação por empréstimo é um cenário bem plausível.