Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dia das Crianças: 7 garotos que já estão brincando no futebol dos adultos

Endrick sorri após estrear pelo Palmeiras na partida diante do Coritiba - Reprodução/Premiere
Endrick sorri após estrear pelo Palmeiras na partida diante do Coritiba Imagem: Reprodução/Premiere

12/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No universo do futebol, os jovens jogadores que ainda não chegaram à maioridade disputam uma categoria chamada juvenil. Há campeonatos nacionais, internacional e até uma Copa do Mundo exclusiva para os atletas de no máximo 17 anos.

Mas, de vez em quando, surgem alguns fenômenos que rompem essa lógica de desenvolvimento natural. Mesmo ainda tendo idade para jogar no sub-17, esses talentos já deixam no chinelo atletas muito mais velhos e se destacam em equipes importantes do "futebol adulto".

Foi assim com Pelé, Diego Maradona, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lionel Messi, Kylian Mbappé, Ronaldinho Gaúcho, Romelu Lukaku e tantos outros.

Pelo quarto ano consecutivo, o "Blog do Rafael Reis" aproveita o Dia das Crianças para apresentar garotos, todos eles ainda menores, que estão brilhando muito cedo no futebol mundial e já merecem a atenção dos torcedores e fãs do esporte.

ENDRICK
Atacante
16 anos
Brasileiro
Palmeiras (BRA)
Desde que conduziu o Palmeiras à inédita conquista da Copa São Paulo de juniores, no começo do ano, o adolescente virou o novo xodó da torcida alviverde e começou a ver uma pesada campanha para que ele começasse a ser utilizado na equipe principal o quanto antes. A espera demorou dez meses.

No dia 6 de outubro, depois de ser protagonista de mais uma conquista importante na base (Brasileiro sub-20), Endrick participou dos minutos finais da vitória sobre o Coritiba e se tornou o jogador mais jovem da história a debutar com a camisa palmeirense (16 anos, dois meses e 25 dias). A expectativa agora é por sua escalação como titular e, principalmente, pelo primeiro gol no futebol dos adultos.

endrick - RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO - RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Endrick, do Palmeiras, comemora conquista do Brasileirão sub-20 sobre o Corinthians
Imagem: RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

YOUSSOUFA MOUKOKO
Atacante
17 anos
Alemão
Borussia Dortmund (ALE)
Provavelmente o menor mais badalado do futebol mundial na atualidade, esse atacante alemão nascido nos Camarões passou como um foguete pelas categorias de base do Borussia Dortmund (marcou 141 gols em 88 partidas, e isso porque sempre atuou contra adversários mais velhos). Moukoko estreou no time principal do clube aurinegro com 16 anos e 1 dia e é o atleta mais jovem da história a disputar uma partida pelo Campeonato Alemão.

Na atual temporada, o atacante está começando a deslanchar e ter seus primeiros momentos de protagonismo. No clássico contra o Schalke 04, o dérbi de maior tradição do futebol germânico, foi dele o gol que decidiu a fatura. Já no último fim de semana, Moukoko balançou as redes do Bayern de Munique, o clube mais poderoso do país.

moukoko - Getty Images - Getty Images
Youssoufa Moukoko comemora gol que decidiu clássico contra o Schalke 04
Imagem: Getty Images

MATHYS TEL
Atacante
17 anos
Francês
Bayern de Munique (ALE)
A resposta do Bayern ao fenômeno Moukoko não foi criada em Munique, mas sim importada de Rennes, na França, e custou 20 milhões de euros (R$ 100,9 milhões). Contratado na última janela de transferências, depois de apenas uma temporada como profissional, Tel ainda não conseguiu virar titular do atual decacampeão alemão, mas tem descolado minutos importantes com o técnico Julian Nagelsmann.

O francês já foi utilizado em seis partidas desta temporada (duas delas válidas pela Liga dos Campeões da Europa, o torneio número um do calendário) e até marcou dois gols: um contra o Stuttgart, pela Bundesliga, e outro frente ao Viktoria Köln, na Copa da Alemanha.

mathys - Divulgação - Divulgação
Mathys Tel (Bayern)
Imagem: Divulgação

VITOR ROQUE
Atacante
17 anos
Brasileiro
Athletico-PR (BRA)
Em sua primeira temporada como profissional, o adolescente já terá a oportunidade de disputar uma final de Copa Libertadores da América. E Vitor Roque não estará na decisão apenas porque faz parte do elenco do Athletico-PR. Ele foi responsável direto pela segunda classificação do clube de Curitiba para a final do torneio continental.

A cria da base do Cruzeiro, que desembarcou no Paraná em abril e não demorou para cair nas graças do técnico Luiz Felipe Scolari, fez o gol que decidiu as quartas de final contra o Estudiantes e mandou duas assistências (dos três tentos marcados pelo seu clube) na semifinal contra o atual bicampeão, Palmeiras.

vitor roque - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Vitor Roque brilhou e marcou para o Athletico já nos acréscimos na partida contra o Estudiantes
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

ETHAN NWANERI
Meia-atacante
15 anos
Inglês
Arsenal (ING)
Imagine disputar uma partida da Premier League, o campeonato nacional mais badalado do planeta, com apenas 15 anos. Bem, foi esse o sonho que Nwaneri realizou em 18 de setembro. O prodígio da base do Arsenal foi colocado em campo no minuto final da partida contra o Brentford justamente para quebrar o recorde de jogador mais jovem a estrear na competição.

A torcida dos Gunners recepcionou o garoto com o canto ""escola de manhã, ele tem escola de manhã". E realmente Nwaneri precisou ir ao colégio na manhã seguinte ao seu primeiro jogo no futebol dos adultos. Após a estreia, o meia-atacante não voltou mais a ser relacionado pelo técnico Mikel Arteta, mas vem sendo aproveitado normalmente no Inglês sub-18.

NWANERI - Getty Images - Getty Images
Ethan Nwaneri tem só 15 anos, mas já estreou no Campeonato Inglês
Imagem: Getty Images

ARDA GÜLER
Meia
17 anos
Turco
Fenerbahce (TUR)
O camisa 10 do clube mais vitorioso da história do futebol da Turquia é um garoto nascido em 2005. Apesar de ainda não ser titular do Fenerbahce e de normalmente atuar apenas alguns poucos minutos por partida, Güler já é visto como fenômeno na Europa e não deve permanecer no seu país por muito mais tempo.

Chamado de "Messi turco" pelos torcedores do Fener e pela imprensa local, o meio-campista já visitou as instalações do clube espanhol e tem sido acompanhado também por olheiros de Arsenal, Liverpool, Bayern de Munique e Borussia Dortmund. A aposta mais recorrente é que ele será negociado com algum desses clubes já no término da atual temporada.

ARDA GÜLER - OZAN KOSE/AFP - OZAN KOSE/AFP
O meia Arda Guler, do Fenerbahce, durante aquecimento antes de duelo contra o Dymano Kyiv pela Liga Europa. Istambul. 8/09/2022
Imagem: OZAN KOSE/AFP

WARREN ZAIRE-EMERY
Volante
16 anos
Francês
Paris Saint-Germain (FRA)
Em um elenco tão estrelado como o do PSG, é difícil sobrar espaço para o desenvolvimento de algum garoto formado na base. Mas Zaire-Emery tem aproveitado essas poucas brechas que surgem. Jogador mais jovem a disputar uma partida oficial pelo clube (16 anos, sete meses e três dias), o volante tem ficado no banco com frequência no Campeonato Francês e também na Champions.

Em dois desses compromissos, até teve a chance de dividir gramado durante alguns minutos com Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar. Mesmo três anos mais novo do que a idade limite da categoria, Zaire-Emery já está atuando pela seleção sub-19 da França, e até foi titular na última Data Fifa.

ZAIRE-EMERY - JACK GUEZ/AFP - JACK GUEZ/AFP
O meia Warren Zaire Emery (à direita) comemora gol pela França no Europeu Sub-17 contra Portugal. Estádio Netanya, na cidade de Israel. 29/05/2022
Imagem: JACK GUEZ/AFP

ÂNGELO
Meia-atacante
17 anos
Brasileiro
Santos (BRA)
Nome mais experiente da lista, o camisa 11 santista está prestes a completar dois anos como profissional e já tem 90 partidas disputadas no futebol dos adultos. Ângelo é o segundo jogador mais jovem de todos os tempos a disputar uma partida pelo time principal do Santos (15 anos, 10 meses e 4 dias) e também o atleta mais novo a marcar um gol na Libertadores (16 anos, 4 meses e 16 dias).

A precocidade transformou o meia-atacante em figurinha carimbada nas listas de jovens jogadores que merecem ser observados de perto nos próximos anos. Apesar do inquestionável talento, só agora Ângelo tem conseguido se firmar como titular —começou jogando as últimas quatro partidas do seu clube.

Ângelo - Divulgação/Santos FC - Divulgação/Santos FC
Ângelo, do Santos, comemora gol de Angulo contra o Coritiba, no Couto Pereira, pelo Brasileirão
Imagem: Divulgação/Santos FC