Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Kvara: Quem é o garoto de nome 'impossível' que virou revelação da Europa?

Khvicha Kvaratskhelia, jogador do Napoli - Giuseppe Cottini/Getty Images
Khvicha Kvaratskhelia, jogador do Napoli Imagem: Giuseppe Cottini/Getty Images

11/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tente pronunciar Khvicha Kvaratskhelia. Complicado, né? Pois escrever o nome da principal revelação deste começo de temporada no futebol europeu também está longe de ser uma tarefa fácil.

É por isso que a imprensa ocidental tem preferido usar o apelido Kvara para falar do meia-atacante de 21 anos que é responsável direto pela liderança do Napoli no Campeonato Italiano (23 pontos em nove rodadas) e pelo 100% de aproveitamento do time na Liga dos Campeões.

O dono da camisa 77, que amanhã recebe o Ajax, em jogo que pode selar a classificação antecipada do time italiano para as oitavas de final do torneio interclubes mais importante do planeta, já soma seis gols e seis assistências em seu primeiro ano atuando em um clube do primeiro escalão do Velho Continente.

Nascido na Geórgia, nação com história pouco relevante no futebol (jamais disputou uma Copa do Mundo ou Euro desde que conquistou a independência da antiga União Soviética), Kvara é filho de um ex-jogador de carreira não muito expressiva.

O meia-atacante estreou como profissional quando tinha apenas 16 anos e 7 meses. Com 18, já estava jogando na seleção principal do seu país. E, também assim que completou a maioridade, transferiu-se para o Lokomotiv Moscou, da Rússia, normalmente o auge esperado na trajetória nos gramados para jogadores da região.

Quando a guerra na Ucrânia estourou, em fevereiro, o georgiano aproveitou a resolução da Fifa que permitia que atletas de equipes russas rompessem unilateralmente com seus clubes para negociar uma volta para casa. Em julho, acabou se transferindo para o Napoli, em um negócio de 10 milhões de euros (R$ 50,3 milhões).

Três meses depois, especula-se que o clube italiano possa receber ao término da atual temporada propostas que sejam cinco ou até seis vezes maiores do que o valor que foi pago pelo jogador. Times ingleses seriam os principais responsáveis por essas ofertas.

O sucesso que tem feito em Nápoles já rendeu ao meia-atacante dois apelidos nada modestos: "Messi georgiano" e "Kvaradona", referência ao nome mais celebrado da história do clube, que também barita seu estádio. "É claro que adorei o apelido. Não chego nem perto do Maradona, mas farei tudo que for possível para me transformar em um grande ídolo por aqui", disse.

Apesar das comparações com os dois astros argentinos, o atleta que realmente inspira a revelação europeia é outra, Cristiano Ronaldo. Aliás, Kvara só usa a camisa 77 no time italiano porque a com um sete apenas estava indisponível -pertence ao meia-atacante Eljif Elmas.

"Cristiano Ronaldo é o meu ídolo, mesmo que o meu primeiro tenha sido o Guti do Real Madrid. Quando jogava nas ruas de Tbilisi com meus amigos, usava uma camisa branca, escrevendo o nome dele nas costas", afirmou, em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses para terminar em 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - rodada 4

Hoje

13h45 - Maccabi Haifa x Juventus, em Haifa (ISR), Grupo H
13h45 - Copenhague x Manchester City, em Copenhague (DIN), Grupo G
16h - Paris Saint-Germain x Benfica, em Paris (FRA), Grupo H
16h - Dínamo Zagreb x Red Bull Salzburg, em Zagreb (CRO), Grupo E
16h - Borussia Dortmund x Sevilla, em Dortmund (ALE), Grupo G
16h - Milan x Chelsea, em Milão (ITA), Grupo E
16h - Shakhtar Donetsk x Real Madrid, em Varsóvia (POL), Grupo F
16h - Celtic x RB Leipzig, em Glasgow (ESC), Grupo F

Amanhã

13h45 - Napoli x Ajax, em Nápoles (ITA), Grupo A
13h45 - Atlético de Madri x Brugge, em Madri (ESP), Grupo B
16h - Bayer Leverkusen x Porto, em Leverkusen (ALE), Grupo B
16h - Rangers x Liverpool, em Glasgow (ESC), Grupo A
16h - Barcelona x Inter de Milão, em Barcelona (ESP), Grupo C
16h - Viktoria Pilsen x Bayern de Munique, em Pilsen (TCH), Grupo C
16h - Tottenham x Eintracht Frankfurt, em Londres (ING), Grupo D
16h - Sporting x Olympique de Marselha, em Lisboa (POR), Grupo D