Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conheça os segredos do time belga que virou sensação da Champions

Jogadores do Club Brugge, da Bélgica - ANP/ANP via Getty Images
Jogadores do Club Brugge, da Bélgica Imagem: ANP/ANP via Getty Images

10/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Somente cinco dos 32 times participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa passaram com três vitórias pelas três primeiras rodadas da fase de grupos e continuam com 100% de aproveitamento na competição: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Napoli e... Brugge.

Não, você não leu errado, o azarão clube belga já derrotou Porto (um 4 a 0, em pleno estádio do Dragão), Bayer Leverkusen e Atlético de Madri nesta edição, lidera o Grupo B e está bem perto de conseguir a classificação antecipada para os playoffs do torneio interclubes mais importante do planeta.

Se derrotar mais uma vez o Atleti, quarta-feira, na Espanha, a equipe treinada por Carl Hoefkens já sacramentará sua melhor campanha na Champions desde a temporada 1990/91, quando chegou às oitavas de final e foi eliminada pelo Milan - também nesse formato antigo, alcançou a decisão, mas perdeu para o Liverpool.

A diferença é que, naquela época, o torneio era disputado todo em formato de mata-matas. Para ficar entre os 16 melhores times da temporada, o Brugge precisou bater só um adversário, o Lillestrom, da Noruega.

A última vez em que um clube belga conseguiu passar pela fase de grupos da Champions foi em 2015/16. Na ocasião, o Gent foi o segundo colocado de uma chave que tinha Zenit São Petersburgo, Valencia e Lyon. No mata-mata, perdeu os dois jogos para o Wolfsburg (3 a 2 e 1 a 0) e acabou eliminado logo de cara.

Mas o que o Brugge tem assim de especial para justificar uma campanha tão acima do esperado?

A resposta passa por uma mistura muito bem feita entre a experiência de jogadores veteranos e cheios de bagagem internacional com a juventude e a vontade de garotos que ainda estão em busca de um lugar melhor no cenário internacional do futebol.

O Brugge emplacou quatro nomes na última convocação da seleção belga: o goleiro Simon Mignolet (ex-Liverpool), os zagueiros Brandon Mechele e Dedryck Boyata, além do meia e capitão Hans Vanaken. Todos eles têm pelo menos 29 anos.

Por outro lado, o artilheiro do time na temporada, o espanhol Ferran Jungtlà, que teve algumas chances na equipe principal do Barcelona no ano passado, tem só 23 anos. O dinamarquês Andreas Skov Olsen, segundo maior goleador do elenco, é ainda mais novo (22).

O curioso é que o Brugge resolveu peitar forças mais expressivas da Europa logo depois de vender aquele que era seu principal jogador, o meia-atacante Charles de Ketelaere, negociado com o Milan por 32 milhões de euros (R$ 162,1 milhões).

Esse nome foi reinvestido em nomes como Jungtlà, o lateral esquerdo holandês Bjorn Meyer e o volante nigeriano Raphael Onyedika, todos peças importantes no sucesso do time que já virou sensação da Europa.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses para terminar em 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - rodada 4

AMANHÃ

13h45 - Maccabi Haifa x Juventus, em Haifa (ISR), Grupo H
13h45 - Copenhague x Manchester City, em Copenhague (DIN), Grupo G
16h - Paris Saint-Germain x Benfica, em Paris (FRA), Grupo H
16h - Dínamo Zagreb x Red Bull Salzburg, em Zagreb (CRO), Grupo E
16h - Borussia Dortmund x Sevilla, em Dortmund (ALE), Grupo G
16h - Milan x Chelsea, em Milão (ITA), Grupo E
16h - Shakhtar Donetsk x Real Madrid, em Varsóvia (POL), Grupo F
16h - Celtic x RB Leipzig, em Glasgow (ESC), Grupo F

QUARTA-FEIRA

13h45 - Napoli x Ajax, em Nápoles (ITA), Grupo A
13h45 - Atlético de Madri x Brugge, em Madri (ESP), Grupo B
16h - Bayer Leverkusen x Porto, em Leverkusen (ALE), Grupo B
16h - Rangers x Liverpool, em Glasgow (ESC), Grupo A
16h - Barcelona x Inter de Milão, em Barcelona (ESP), Grupo C
16h - Viktoria Pilsen x Bayern de Munique, em Pilsen (TCH), Grupo C
16h - Tottenham x Eintracht Frankfurt, em Londres (ING), Grupo D
16h - Sporting x Olympique de Marselha, em Lisboa (POR), Grupo D