Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Gana é o melhor adversário possível para o Brasil no pré-Copa?

Seleção de Gana treina para amistoso contra o Brasil - Divulgação
Seleção de Gana treina para amistoso contra o Brasil Imagem: Divulgação

23/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tite certamente gostaria de ver a seleção brasileira medindo forças com França, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Portugal ou outra equipe importante do cenário europeu antes da Copa do Mundo.

Mas, diante da impossibilidade de enfrentar times do Velho Continente por conta do calendário da Liga das Nações da Uefa, realmente não havia adversário melhor que Gana para o futebol pentacampeão mundial encontrar neste momento.

A seleção africana foi escolhida pela CBF para o amistoso de hoje, a partir das 15h30 (de Brasília), em Le Havre (França), por conta das similaridades que possui com Camarões, o único rival não-europeu do Brasil na fase de grupos do Qatar-2022.

O primeiro fator de proximidade entre as duas seleções é, evidentemente, o geográfico.

Gana e Camarões não estão apenas no mesmo continente, mas também na mesma região. Os países estão separados por menos de 2.000 km e se localizam ao sul do deserto do Saara. Isso faz com que seus jogadores possuam biotipos similares, o que certamente impacta no tipo de futebol que praticam.

Além disso, ambos emergiram como forças importantes no cenário internacional na virada dos anos 1980 para os 1990 (os camaroneses, com a seleção principal, e os ganenses, com os times sub-17 e sub-20).

Na época, ambos apresentavam um estilo de jogo bastante arrojado, centrado no uso dos talentos individuais e no improviso, que acabou caindo em desuso depois de décadas e mais décadas sendo dirigidos por treinadores europeus.

Apesar de ambos hoje estarem nas mãos de treinadores africanos (Rigobert Song comanda Camarões, enquanto Otto Addo dirige Gana), ambas as seleções praticam atualmente um futebol baseado no rigor tático, na força física e na exploração da velocidade.

Os resultados mais importantes da história da África em Copas do Mundo foram conquistados por esses dois países. Os adversários do Brasil no Qatar-2022 foram quadrifinalistas em 1990. Os rivais no amistoso igualaram o feito em 2010.

A diferença é que o momento camaronês é melhor. Na 38ª colocação do ranking da Fifa, a equipe de Song foi terceira colocada na edição mais recente da CAN (2021) e teve o artilheiro da competição, Vincent Aboubakar, que defende o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Gana, por outro lado, nem passou da fase de grupos no último torneio continental e está só no 60º na classificação das melhores seleções do mundo. Mas, para não fazer feio no Qatar, descolou de última hora vários reforços nascidos na Europa, como o atacante espanhol Iñaki Williams (Athletic Bilbao) e o lateral direito inglês Tariq Lamptey (Brighton).

Além de servir como uma espécie de "treino de luxo" para o confronto contra os camaroneses, o amistoso de hoje é também uma oportunidade de conhecer um possível adversário nas oitavas de final da Copa.

Os dois primeiros colocados do Grupo G cruzarão na primeira rodada dos mata-matas decisivos com seleções oriundas do Grupo H, que conta com Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e, justamente, Gana.

A partida contra Camarões, agendada para 2 de dezembro, no estádio Lusail Iconic, será a última do Brasil na fase classificatória do Mundial do Qatar. Antes, os comandados de Tite terão duelos contra Sérvia (24 de novembro) e Suíça (28).

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.