Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Haaland quebrará recorde de CR7 na Champions? Veja resposta da matemática

Erling Haaland comemora seu primeiro gol de Champions pelo Manchester City - Nick Potts/Getty
Erling Haaland comemora seu primeiro gol de Champions pelo Manchester City Imagem: Nick Potts/Getty

14/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinte e cinco gols em 20 jogos. Erling Haaland acabou de completar 22 anos e tem toda uma carreira pela frente. Mesmo assim, sua média de gols na Liga dos Campeões da Europa (1,25 por partida) já é muito superior às de Cristiano Ronaldo (0,77), Lionel Messi (0,80), Robert Lewandowski (0,83) e Karim Benzema (0,60), os maiores artilheiros da história da competição.

A facilidade de empurrar a bola para as redes adversárias faz o mundo se perguntar: será que o centroavante do Manchester City, que hoje enfrenta pela primeira vez o Borussia Dortmund, time que defendia até a temporada passada, se tornará no futuro o goleador máximo que a Champions já viu?

A resposta da matemática é sim. Mas, para isso, o camisa 9 norueguês terá de manter o alto nível por muito tempo e estender a carreira até os 36 anos.

Desde que estreou na competição interclubes mais badalada do planeta, Haaland tem mantido uma média na casa de 8,3 gols por ano.

Cristiano Ronaldo, o autor detentor do recorde e que pela primeira vez desde que se profissionalizou não disputa a Champions, já furou as defesas adversárias do torneio continental em 140 oportunidades.

Ou seja, mantendo o ritmo de gols atual, Haaland precisaria de mais 14 anos para superar a marca de CR7. E isso considerando que o astro português de 37 anos tenha encerrado por aqui sua história artilheira na competição.

O norueguês se tornaria o goleador máximo que a Champions já viu lá no comecinho da temporada 2036/37. Mas essa projeção não é nenhuma ciência exata capaz de prever com perfeição o futuro.

Para começar, ela parte do pressuposto de que o astro norueguês não sofrerá nenhum problema físico muito grave, que o faça perder uma quantidade significativa de jogos. Também considera que ele conseguirá se classificar para todas as próximas edições do torneio europeu. Só assim poderá continuar marcando 8,3 gols por ano.

Por outro lado, ela também aposta na manutenção da média atual de tentos do centroavante. Só que, aos 22 anos, Haaland provavelmente ainda não atingiu seus auges técnico, físico e psicológico. A tendência é que, ao longo das próximas temporadas, sua frequência de gols aumente.

Além disso, o número de jogos de Champions por temporada do norueguês também tende a crescer. Primeiro, porque agora ele atua no Manchester City, um time com mais condições de alcançar as fases mais avançadas da competição que Dortmund e Red Bull Salzburg. Depois, porque o próprio formato de disputa do torneio irá mudar a partir da temporada 2024/25 (haverá duas partidas a mais na etapa classificatória).

Com mais jogos no calendário, espera-se que o camisa 9 aumente a quantidade de bolas nas redes por ano e diminua o tempo necessário para alcançar o recorde de Cristiano Ronaldo. Isso, é claro, se outros percalços comuns na carreira de um jogador de futebol não atrapalharem seu caminho.

Impulsionado pelos gols de Haaland, o City só perdeu um dos oitos jogos que disputou neste começo da temporada. Além da derrota por 3 a 2 para o Liverpool, a equipe comandada por Pep Guardiola obteve mais cinco vitórias e dois empates.

Com isso, a nova equipe do goleador norueguês ocupa a vice-liderança da Premier League (tem 14 pontos, um a menos que o Arsenal). Na Champions, estreou no Grupo G com uma tranquila vitória por 4 a 0 sobre o Sevilha, na Espanha, com direito a dois gols de Haaland.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses, entre semana passada e 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - rodada 2

ONTEM
Viktoria Pilsen 0 x 2 Inter de Milão, em Pilsen (TCH), Grupo C
Sporting 2 x 0 Tottenham, em Lisboa (POR), Grupo D
Liverpool 2 x 1 Ajax, em Liverpool (ING), Grupo A
Bayern de Munique 2 x 0 Barcelona, em Munique (ALE), Grupo C
Porto 0 x 4 Brugge, em Lisboa (POR), Grupo B
Olympique de Marselha 0 x 1 Eintracht Frankfurt, em Marselha (FRA), Grupo D
Bayer Leverkusen 2 x 0 Atlético de Madri, em Leverkusen (ALE), Grupo B

HOJE
13h45 - Shakhtar Donetsk x Celtic, em Varsóvia (POL), Grupo F
13h45 - Milan x Dínamo de Zagreb, em Milão (ITA), Grupo E
16h - Rangers x Napoli, em Glasgow (ESC), Grupo A
16h - Chelsea x Red Bull Salzburg, em Londres (ING), Grupo E
16h - Real Madrid x RB Leipzig, em Madri (ESP), Grupo F
16h - Copenhague x Sevilla, em Copenhague (DIN), Grupo G
16h - Juventus x Benfica, em Turim (ITA), Grupo H
16h - Maccabi Haifa x Paris Saint-Germain, em Haifa (ISR), Grupo H
16h - Manchester City x Borussia Dortmund, em Manchester (ING), Grupo G