Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Neymar não recebe assistência de Mbappé há 5 meses, mas 'consagra' parceiro

Neymar e Mbappé são dois dos protagonistas do Paris Saint-Germain - Valentine Chapuis/ AFP/Getty Images
Neymar e Mbappé são dois dos protagonistas do Paris Saint-Germain Imagem: Valentine Chapuis/ AFP/Getty Images

13/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Kylian Mbappé recebe a bola nas proximidades do gol adversário e tem duas opções para concluir a jogada: arriscar uma finalização ou dar um passe para Neymar, que está em condições melhores de balançar as redes.

O francês opta pelo arremate, que vai para a fora ou não consegue vencer o goleiro. O brasileiro fecha a cara, reclama com o parceiro ou, já conformado com a situação, apenas abaixa a cabeça e volta para seu posicionamento defensivo.

Quem costuma assistir às partidas do Paris Saint-Germain já deve ter percebido a situação descrita acima não apenas uma ou duas vezes. Essa cena é recorrente nos jogos da equipe francesa, que visita amanhã o Maccabi Haifa, em Israel, pela segunda rodada do Grupo H da Liga dos Campeões da Europa.

Muitas vezes acusado de ser "fominha" ao longo da carreira, Neymar encontrou na Cidade Luz um companheiro de ataque bem menos disposto do que ele a passar a bola.

A última assistência de Mbappé para o camisa 10 já completou aniversário de cinco meses. No dia 9 de abril, ele deu passe para o astro brasileiro fechar a goleada por 6 a 1 sobre o Clermont Foot, pela 31ª rodada da temporada passada da Ligue 1.

Desde então, os dois já atuaram lado a lado em mais 12 oportunidades. Mas o atacante francês não repetiu o gesto uma única vez. No mesmo período, Neymar distribuiu nada menos que cinco assistências (três só nesta temporada) para o dono do maior salário do futebol mundial.

A escassez de assistências de Mbappé para o brasileiro não é necessariamente um reflexo das rusgas existentes entre os dois astros, que se tornaram públicas no mês passado, quando eles discutiram sobre quem deveria bater um pênalti.

O fato é que, no esquema tático do PSG, o francês é o jogador mais adiantado. Ou seja, ele é a peça que tende a receber mais bolas em condições de finalizar a gol. Só eventualmente há algum companheiro em situação melhor que a dele.

Além do posicionamento tático, Mbappé não possui o mesmo instinto de criador de jogadas que estão impressos no DNA futebolístico de Neymar e também de Lionel Messi. O camisa 7 pensa e age como um atacante, priorizando sempre o chute ao passe.

Essa divisão de estilos e tarefas tem dado muito certo em 2022/23. O PSG ainda está invicto na temporada e soma oito vitórias e um empate em nove jogos.

A equipe comandada por Christophe Galtier lidera o Campeonato Francês, com 19 pontos, mesma pontuação do Olympique de Marselha. Na Champions, a estreia foi com vitória por 2 a 1 sobre a Juventus, em tese, a segunda força do grupo.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses, entre semana passada e 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - rodada 2

HOJE
13h45 - Viktoria Pilsen x Inter de Milão, em Pilsen (TCH), Grupo C
13h45 - Sporting x Tottenham, em Lisboa (POR), Grupo D
16h - Rangers x Napoli, em Glasgow (ESC), Grupo A
16h - Liverpool x Ajax, em Liverpool (ING), Grupo A
16h - Bayern de Munique x Barcelona, em Munique (ALE), Grupo C
16h - Porto x Brugge, em Lisboa (POR), Grupo B
16h - Olympique de Marselha x Eintracht Frankfurt, em Marselha (FRA), Grupo D
16h - Bayer Leverkusen x Atlético de Madri, em Leverkusen (ALE), Grupo B

AMANHÃ
13h45 - Shakhtar Donetsk x Celtic, em Varsóvia (POL), Grupo F
13h45 - Milan x Dínamo de Zagreb, em Milão (ITA), Grupo E
16h - Chelsea x Red Bull Salzburg, em Londres (ING), Grupo E
16h - Real Madrid x RB Leipzig, em Madri (ESP), Grupo F
16h - Copenhague x Sevilla, em Copenhague (DIN), Grupo G
16h - Juventus x Benfica, em Turim (ITA), Grupo H
16h - Maccabi Haifa x Paris Saint-Germain, em Haifa (ISR), Grupo H
16h - Manchester City x Borussia Dortmund, em Manchester (ING), Grupo G