Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Veron, e não Danilo, é o palmeirense mais assediado por europeus?

Gabriel Veron comemora gol pelo Palmeiras na Libertadores-2022 - API/AGIF
Gabriel Veron comemora gol pelo Palmeiras na Libertadores-2022 Imagem: API/AGIF

08/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Danilo é um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada. Titular inquestionável na equipe de Abel Ferreira, tem jogado tanta bola que até descolou uma convocação para a seleção brasileira adulta.

Gabriel Veron também já teve seus momentos de brilho com o uniforme alviverde. No entanto, apesar de já estar há duas temporadas e meia no elenco profissional, jamais conseguiu emendar uma sequência de jogos capaz de lhe assegurar a titularidade.

Mesmo estando alguns degraus abaixo do companheiro no desenvolvimento da carreira, é o jovem atacante de 19 anos, e não o volante de 21, o integrante do elenco vencedor das duas últimas edições da Copa Libertadores da América que mais tem sido assediado por clubes europeus nesta janela de transferências.

Só nas últimas semanas, o camisa 27 do Palmeiras recebeu uma proposta do Sporting (10 milhões de euros, ou R$ 54,3 milhões), passou a ser tratado como candidato real a reforço do Manchester United e também começou a ser sondado por clubes como Sassuolo e Arsenal.

Por outro lado, Danilo, apesar da temporada bem superior à de Veron, não tem tido uma janela tão agitada assim.

Para a surpresa até mesmo da diretoria alviverde, que imaginava que teria de recusar uma proposta atrás da outra pelo jogador neste meio de ano, o volante quase não tem sido procurado por times do Velho Continente -há rumores de que o Monaco possa tentar contratá-lo em breve, mas nada além de rumores.

Só que para entender por que Veron é o jogador do Palmeiras mais assediado por europeus é preciso primeiro compreender que os grandes clubes do Velho Continente monitoram anualmente milhares de jovens talentos. E, por conta dos dados levantados, preocupam-se muito mais com a consistência histórica de cada atleta do que com o momento que eles estão vivendo.

Lembram quando o Real Madrid decidiu contratar Casemiro, mesmo ele estando no banco de reservas e sendo muito criticado no São Paulo?

A questão com Veron é semelhante. O atacante sempre foi visto como um "fora de série", defende as seleções brasileiras de base desde a categoria sub-15 e já foi eleito o melhor jogador de um Mundial sub-17. Ou seja, tem uma trajetória que aponta para o sucesso, mesmo que ainda não tenha "explodido" como profissional.

Com Danilo, a situação é completamente diferente. Antes de chegar ao Palmeiras, o volante chegou a ser dispensado da base do Bahia. Além disso, tem uma história bem pequenininha nas seleções menores (só passou pela sub-20).

Para muitos times europeus, é um jogador que "surgiu do nada" e que, portanto, não gera tanta confiança assim de que conseguirá se manter em alta por vários anos a fio. Por isso, é preciso que ele se consolide mais antes de um investimento gordo para contratá-lo.

Apesar de não ter vencido nas duas últimas rodadas (empate com o Avaí e derrota para o Athletico-PR), o Palmeiras continua na liderança do Campeonato Brasileiro. Com 29 pontos conquistados em 15 rodadas, tem dois de vantagem para Athletico-PR e Atlético-MG, seus oponentes mais próximos.

O próximo compromisso alviverde na corrida pelo título da Série A é contra o Fortaleza, fora de casa, no domingo. Depois, na quinta-feira, recebe o São Paulo e precisa derrotá-lo por pelo menos dois gols de diferença para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Graças à goleada por 8 a 0 aplicada sobre o Cerro Porteño (placar agregado das duas partidas do mata-mata), o time de Danilo e Gabriel Veron também já está nas quartas da Libertadores. Agora, ele medirá forças com o Atlético-MG, seu rival na semi do ano passado.