Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para robôs, seleção da temporada tem finalistas da Champions e trio do PSG

Trent Alexander-Arnorld está na final da Champions e na seleção da temporada - Divulgação
Trent Alexander-Arnorld está na final da Champions e na seleção da temporada Imagem: Divulgação

27/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção dos melhores jogadores da temporada 2021/22 do futebol europeu, organizada por mecanismos de inteligência artificial do "WhoScored?", conta com apenas dois atletas que estão envolvidos na decisão da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Real Madrid, amanhã, no Stade de France, nos arredores de Paris.

A plataforma transforma dados das principais competições interclubes do planeta, como número de gols, quantidade de desarmes e eficiência no passe, em notas que avaliam o desempenho de cada atleta. Tudo feito a partir de algoritmos e sem nenhuma interferência humana.

Assista à final da Champions League e tenha acesso a um universo de conteúdo exclusivo.

De acordo com esse sistema, o Liverpool conseguiu emplacar dois dos seus jogadores na equipe ideal da temporada. O inglês Trent Alexander-Arnold foi o melhor lateral direito, com média 7,47, e o camaronês Joel Matip, que recebeu 7,21, um dos dois zagueiros mais bem avaliados.

Já o Real, mesmo tendo sido campeão espanhol e estando na briga pelo título da competição interclubes mais importante do futebol mundial, foi solenemente ignorado da seleção de 2021/22.

Nem mesmo Karim Benzema, principal destaque merengue, artilheiro da Champions e favorito aos prêmios de melhor jogador do mundo, conseguiu entrar na equipe montada pelos algoritmos do "WhoScored?".

As atuações do camisa 9 do Real ao longo do último ano mereceram nota 7,69, menos que os 8,04 recebidos por Kylian Mbappé, seu companheiro de seleção, que ficou com a titularidade no posto de centroavante.

Para a inteligência artificial, aliás, o atacante do Paris Saint-Germain foi o grande destaque individual de 2021/22 e o único atleta a ficar com média acima de 8. O polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e o argentino Lionel Messi (PSG), os outros integrantes do pódio, ganharam 7,89 e 7,77, respectivamente.

Para montar a equipe ideal da temporada, foi considerada a produção de todos os atletas que atuam nas cinco principais ligas nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Os outros campeonatos não participaram do estudo para evitar distorções estatísticas mais severas.

Apesar de ter caído precocemente na Champions, o PSG conseguiu fazer da sua badalada trinca ofensiva o trio de ataque da seleção feita pelos robôs. Além de Mbappé e Messi, Neymar também emplacou um lugar no time (7,65).

O camisa 10 é o único brasileiro na escalação ideal da temporada. Além dele, quem mais se aproximou de uma vaga na equipe foi Vinícius Júnior, do Real, também atacante pelos lados do campo, que ficou com nota 7,56.

A seleção de 2021/22 conta com pelo menos dois grandes "intrusos", jogadores que atuam em clubes menos relevantes no cenário europeu e cuja aparição na lista dos melhores do ano é uma grande surpresa: o zagueiro alemão Nico Schlotterbeck, do Freiburg, e o meia francês Benjamin Bourigeaud, do Rennes.

Seleção dos melhores da temporada

G - Mike Maignan (FRA, Milan): 6,92
LD - Trent Alexander-Arnold (ING, Liverpool): 7,47
Z - Nico Schlotterbeck (ALE, Freiburg): 7,39
Z - Joel Matip (CAM, Liverpool): 7,35
LE - João Cancelo (POR, Manchester City): 7,43
V - Joshua Kimmich (ALE/Bayern de Munique): 7,60
MC - Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City): 7,64
MC - Benjamin Bourigeaud (FRA/Rennes): 7,44
MA - Lionel Messi (ARG/Paris Saint-Germain): 7,77
MA - Neymar (BRA/Paris Saint-Germain): 7,65
A - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 8,04

Fonte: WhoScored?