Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Dono do PSG', Mbappé é o garçom da Europa em 2021/22; conheça o top 10

Mbappé é o jogador que mais distribuiu passes para gol na temporada europeia - FRANCK FIFE/AFP
Mbappé é o jogador que mais distribuiu passes para gol na temporada europeia Imagem: FRANCK FIFE/AFP

26/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao vencer a disputa com o Real Madrid e conseguir convencer Kylian Mbappé a renovar contrato por mais três anos, o Paris Saint-Germain assegurou a permanência no seu elenco do maior garçom do futebol europeu na atualidade.

Durante a temporada, o camisa 7 francês distribuiu nada menos que 26 passes para seus badalados companheiros na equipe parisiense, entre eles Lionel Messi e Neymar, balançarem as redes adversárias.

Nenhum outro jogador que atua na elite da bola na Europa entregou tantas assistências quanto Mbappé ao longo de 2021/22.

O levantamento leva em consideração os atletas que disputam a primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Áustria, Escócia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Bélgica, Suíça, Grécia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Turquia).

Além do garçom número um dos gramados europeus na temporada, Mbappé também foi o terceiro maior artilheiro do continente nos últimos 12 meses, com 39 gols, menos apenas que Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e Karim Benzema (Real Madrid).

Na prática, isso significa que o campeão do mundo com a França na Copa-2018 teve participação direta (com finalização ou passe decisivo) em 65 dos 112 tentos marcados pelo PSG em 2021/22, ou seja, em 58% das jogadas que terminaram com a bola nas redes.

Por conta dessa "Mbappédependência", o clube de Paris não hesitou em oferecer ao atacante o maior salário já pago a um atleta de futebol e assim vencer a disputa com o Real Madrid pelo jogador de 23 anos.

Na atual temporada, quem mais se aproximou do número de passes para gol de Mbappé foi o veterano alemão Thomas Müller, que entregou 25 presentes para seus parceiros de Bayern de Munique, especialmente Lewandowski, transformarem em bolas nas redes.

No último lugar do pódio dos grandes assistentes da temporada, houve um empate entre o sérvio Dusan Tadic, do Ajax, e o bósnio Miroslav Stevanovic, do suíço Servette. Cada um deles clareou 22 jogadas de gol.

Messi, que passou muito tempo sendo o grande garçom do futebol do Velho Continente, desta vez não obteve um lugar de destaque na lista. O argentino do PSG deu 14 passes para gol no ano, seu pior desempenho em 12 temporadas.

Ao contrário do que aconteceu no ranking dos artilheiros da temporada europeia, o Brasil conseguiu emplacar pelo menos um representante no top 10 dos grandes garçons do continente.

Destaque do Real Madrid que foi campeão espanhol e que está na final da Liga dos Campeões, Vinícius Júnior aparece na sexta posição da lista dos jogadores mais solidários de 2021/22, com 20 assistências.

Os garçons da Europa na temporada 2021/22

1 - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 26 assistências
2 - Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique): 25 assistências
3 - Dusan Tadic (SER/Ajax): 22 assistências
Miroslav Stevanovic (BOS/Servette): 22 assistências
5 - Junya Ito (JAP/Genk): 21 assistências
6 - Christopher Nkunku (FRA/RB Leipzig): 20 assistências
Ryan Kent (ING/Rangers): 20 assistências
Vinícius Júnior (BRA/Real Madrid): 20 assistências
9 - Marco Reus (ALE/Borussia Dortmund): 19 assistências
Trent Alexander-Arnold (ING/Liverpool): 19 assistências