Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vinícius Júnior é o brasileiro que mais criou gols na Europa; veja o top 10

Vinícius Júnior participou de 41 jogadas de gol do Real Madrid na temporada - JORGE GUERRERO / AFP
Vinícius Júnior participou de 41 jogadas de gol do Real Madrid na temporada Imagem: JORGE GUERRERO / AFP

19/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foi à toa que Vinícius Júnior se transformou na principal esperança do futebol brasileiro de conquistar um resultado expressivo nas premiações de melhor jogador do mundo desta temporada.

Destaque do Real Madrid que ganhou o Campeonato Espanhol e está na final da Liga dos Campeões da Europa, o camisa 20 do Real Madrid é o compatriota de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo que mais participou ativamente de jogadas de gol no Velho Continente em 2021/22.

Vivendo a melhor fase da carreira e formando uma dupla de ataque infernal com Karim Benzema, o garoto de 21 anos teve atuação decisiva em 41 ações ofensivas da equipe espanhola que terminaram com a bola balançando as redes adversárias.

Com ainda mais dois jogos para disputar na temporada (contra Betis, pela última rodada da La Liga, e Liverpool, na decisão continental), Vini já soma 21 gols anotados e 20 assistências desde agosto passado.

Dentre todos os brasileiros que jogam no primeiro escalão da Europa, o atacante formado no Flamengo é o segundo que mais foi às redes nesta temporada (atrás apenas de Arthur Cabral) e o primeiro no ranking de distribuição de passes para finalizações certeiras dos seus companheiros de time.

A evolução do astro do Real fica evidente ao olhar para o passado do jogador. Duas temporadas atrás, ele participou de apenas nove gols da equipe espanhola. Em 2020/21, o número subiu para 13 tentos. E, agora, mais do que multiplicou por três a produtividade do ciclo anterior.

Além de Vini, somente Arthur Cabral, que começou a temporada no Basel e se mudou para a Fiorentina na janela de janeiro, passou das 30 participações em gols em 2021/22. Ele foi decisivo em 39 jogadas que modificaram o placar.

Dois jogadores completam o pódio de representante do futebol pentacampeão mundial com maior produção ofensiva no Velho Continente nesta temporada: Evander, do dinamarquês Midtjylland, e Evanilson, campeão português pelo Porto. Cada um deles produziu 26 jogadas de gol.

O top 10 conta ainda com pelo menos mais quatro jogadores que têm boas chances de serem convocados por Tite para a Copa do Mundo do Qatar-2022: Gabriel Jesus (5º), Antony (6º), Neymar (7º) e Rodrygo (8º),

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Áustria, Escócia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Bélgica, Suíça, Grécia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Turquia).

O "Blog do Rafael Reis" publica nesta semana matérias com o balanço da participação brasileira na temporada 2021/22 do futebol europeu. Pelo segundo ano consecutivo, Arthur Cabral foi o artilheiro do país. Já Vinícius Júnior ganhou o prêmio de rei das assistências.

Brasileiros que mais criaram gols na temporada 2021/22

1 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 41 participações (21 gols + 20 assistências)
2 - Arthur Cabral (Basel-SUI e Fiorentina-ITA): 39 participações (29+10)
3 - Evander (Midtjylland-DIN): 26 participações (16+10)
Evanilson (Porto-POR): 26 participações (21+5)
5 - Gabriel Jesus (Manchester City-ING): 25 participações (13+12)
6 - Antony (Ajax-HOL): 22 participações (12+10)
7 - Neymar (Paris Saint-Germain-FRA): 20 participações (12+8)
8 - Gerson (Olympique de Marselha-FRA): 19 participações (9+10)
Rodrygo (Real Madrid-ESP): 19 participações (9+10)
Samuel Lino (Gil Vicente-POR): 19 participações (14+5)