Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mais caro da história do City, astro de R$ 628 mi é esquecido na Champions

Jack Grealish tem feito mais sucesso fora de campo do que nas quatro linhas - Divulgação
Jack Grealish tem feito mais sucesso fora de campo do que nas quatro linhas Imagem: Divulgação

04/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Contratação mais cara da história do Manchester City, Jack Grealish desembarcou no Etihad Stadium, no começo da temporada, com a fama de ser uma versão de David Beckham da sua geração.

Nove meses depois, o homem de 117,5 milhões de euros (R$ 628,5 milhões) só lembra o antigo capitão da seleção inglesa por ser estiloso, vaidoso e garoto-propaganda de grifes importantes do cenário global da moda (acabou de fechar contrato com a Gucci).

Ao contrário do que Beckham cansou de fazer pelo outro time de Manchester, o United, na virada dos anos 1990 para a década de 2000, Grealish raramente tem decidido jogos para o City.

Na verdade, pelo menos na Liga dos Campeões da Europa, a competição mais importante do calendário e na qual o City enfrenta o Real Madrid hoje (a partir das 16h, de Brasília), em jogo que vale vaga na final, o meia-atacante inglês de origem irlandesa mal tem tido essa oportunidade.

Nos mata-matas decisivos do torneio continental, o ex-jogador do Aston Villa se transformou simplesmente na opção para o setor ofensivo menos utilizada pelo técnico Pep Guardiola.

Enquanto Kevin de Bruyne, Ilkay Gündogan, Bernardo Silva, Phil Foden, Raheem Sterling, Gabriel Jesus e Riyad Mahrez foram escalados pelo menos uma vez na reta final da Champions, Grealish participou apenas dos 22 minutos finais da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madri, na ida das quartas de final.

Em outros três jogos (Sporting, Atleti e Real Madrid), o dono da camisa 10 passou o tempo todo sentadinho no banco de reservas ou fazendo aquecimento. E em uma partida (a primeira contra o Sporting), ele sequer foi relacionado.

Mesmo contando as outras competições, a temporada de Grealish está longe de valer a fortuna que os ingleses depositaram nele. Em 35 partidas, o meia-atacante marcou apenas cinco gols e distribuiu três assistências.

Na tabela de artilheiros do clube em 2021/22, o "Beckham contemporâneo" ocupa somente a oitava colocação. Na de passes para gol, está pior ainda: é o décimo, empatado com o veterano brasileiro Fernandinho, que é volante e tem como principal missão ajudar a defesa.

Com a vitória por 4 a 3 obtida na semana passada, o City tem a vantagem do empate na capital espanhola. Caso seja derrotado por um gol de diferença, a definição do adversário do Liverpool na decisão irá a prorrogação e, se necessário, para a disputa de pênaltis.

Pelo terceiro ano consecutivo, a partida que distribuirá o título de melhor time de futebol do Velho Continente não será disputada no local inicialmente programado pela Uefa.

Depois de levar as duas últimas finais da Champions para Portugal por conta da pandemia da covid-19, a entidade europeia resolveu tirar o jogo do título desta edição de São Petersburgo como forma de sanção pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Com isso, a partida que definirá o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu será agora realizada no dia 28 de maio, em Saint-Denis, nos arredores de Paris (França).

Liga dos Campeões da Europa - semifinais

26/04 - Manchester City 4 x 3 Real Madrid, na Inglaterra
27/04 - Liverpool 2 x 0 Villarreal, na Inglaterra
Ontem - Villarreal 2 x 3 Liverpool, na Espanha
Hoje, às 16h - Real Madrid x Manchester City, na Espanha