Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

29 brasileiros já são campeões nacionais na Europa nesta temporada; conheça

Vinicius Jr. exibe o troféu na comemoração do título espanhol pelo Real Madrid - Isabel Infantes/Reuters
Vinicius Jr. exibe o troféu na comemoração do título espanhol pelo Real Madrid Imagem: Isabel Infantes/Reuters

03/05/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2021/22 do futebol europeu ainda não chegou ao fim. Mas, mesmo com algumas semanas ainda pela frente no calendário da bola, nada menos que 29 jogadores brasileiros já tiveram a oportunidade de comemorar títulos da primeira divisão de campeonatos nacionais do Velho Continente neste ano.

A relação inclui apenas atletas que já defendem ou que ainda estão aptos a jogar pela seleção brasileira. Por isso, outros nomes que mudaram de "cidadania futebolística" para atuar por outros países, como o lateral direito Cicinho, novamente campeão búlgaro com o Ludogorets, não fazem parte da lista.

Os clubes que mais consagraram representantes do futebol pentacampeão mundial, pelo menos até o momento, foram o Real Madrid, campeão espanhol, e o Zenit São Petersburgo, mais uma vez vencedor na Rússia.

Cada um deles conta com cinco brasileiros no elenco profissional. Os espanhóis possuem o zagueiro Éder Militão, o lateral esquerdo Marcelo, o volante Casemiro e os atacantes Rodrygo e Vinícius Júnior. Já a equipe russa tem à disposição o lateral esquerdo Douglas Santos, os meio-campistas Wendel e Claudinho e os atacantes Malcom e Yuri Alberto.

Dos cinco campeonatos nacionais que formam o primeiro escalão da Europa, três já definiram seu melhor time da temporada.

Na Espanha, deu Real. Na França, o Paris Saint-Germain, do zagueiro Marquinhos e do astro Neymar, recuperou sua hegemonia. E, na Alemanha, o Bayern de Munique faturou seu décimo título consecutivo, dessa vez sem a ajuda nenhum jogador brasileiro.

Considerada a liga nacional mais badalada da atualidade, a Premier League inglesa também consagrará atletas nascidos no país pentacampeão mundial.

Se o Manchester City mantiver a liderança e repetir o feito da temporada passada, o goleiro Ederson, o volante Fernandinho e os atacantes Gabriel Jesus e Kayky subirão ao pódio. Agora, caso o Liverpool consiga ultrapassar os comandados de Pep Guardiola, a festa será do goleiro Alisson, do volante Fabinho e do atacante Roberto Firmino.

Já na Itália, o campeonato que completa o "top 5" do Velho Continente, ainda não é possível saber se algum brasileiro terá a honra de levantar a taça.

O Milan, que ocupa a primeira posição e tenta voltar a conquistar o scuderro depois de 12 temporadas, até tem um brasileiro, o meia-atacante Júnior Messias. Mas a Inter, sua principal adversária e que possui dois pontos a menos na classificação, não conta com nenhum compatriota de Pelé, Garrincha, Romário e Ronaldo.

Além dos campeonatos nacionais, o Brasil está bem demais também na Liga dos Campeões e tem 12 jogadores ainda na corrida pelo título mais desejado do futebol interclubes do Velho Continente.

Das quatro equipes envolvidas na semifinal da competição, cujas partidas de volta serão disputadas entre hoje e amanhã, apenas o azarão Villarreal não recorre ao pé de obra tupiniquim. Se o campeão for Real, City ou Liverpool, veremos brasileiros fazendo a festa.

Os brasileiros campeões nacionais na Europa

ESPANHA - Real Madrid (5): Casemiro, Éder Militão, Marcelo, Rodrygo e Vinícius Júnior
FRANÇA - Paris Saint-Germain (2): Marquinhos e Neymar
RÚSSIA - Zenit São Petersburgo (5): Claudinho, Douglas Santos, Malcom, Wendel e Yuri Alberto
ÁUSTRIA - Red Bull Salzburg (1): Bernardo
TURQUIA - Trabzonspor (2): Bruno Peres e Vitor Hugo
BULGÁRIA - Ludogorets (4): Alex Santana, Cauly, Igor Thiago e Rick
HUNGRIA - Ferencváros (2): Marquinhos e Somália
ESLOVÁQUIA - Slovan Bratislava (1): Lucas Lovat
MACEDÔNIA DO NORTE - Shkupi (1): Queven
MOLDÁVIA - Sheriff Tiraspol (3): Bruno Felipe, Pernambuco e Renan Guedes
MALTA - Hibernians (2): Leandro Almeida e Sergio Raphael
MONTENEGRO - Sutjeska Niksic (1): Caique Augusto