Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual é o pior grupo possível para o Brasil no sorteio da Copa? E o melhor?

Seleção brasileira comemora gol contra a Bolívia, no encerramento das eliminatórias - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção brasileira comemora gol contra a Bolívia, no encerramento das eliminatórias Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira fez sua parte e encerrou as eliminatórias da Copa do Mundo com uma campanha histórica (14 vitórias, três empates e nenhuma derrota). Agora, chegou a hora de torcer para que a divisão dos grupos do Qatar-2022 não complique sua vida.

O sorteio das chaves da competição mais importante do calendário quadrienal do futebol será realizado amanhã, a partir das 13h (de Brasília), em Doha, e vai direcionar como serão os primeiros passos do caminho que a equipe de Tite irá percorrer no Oriente Médio.

Dependendo da sorte (ou do azar), o Brasil pode dividir grupo com Alemanha, potência tetracampeã mundial e que aplicou o inesquecível 7 a 1 oito anos atrás, Senegal, atual campeã africana e que conta com o talento de Sadio Mané (Liverpool), e Gales, do astro Gareth Bale (Real Madrid).

Outra chave que mereceria o apelido de "da morte", que sempre gruda em alguém nos sorteios, teria Holanda, três vezes vice-campeã mundial, ao lado da Polônia, do melhor do planeta Robert Lewandowski, e algum franco-atirador africano, como Camarões ou Gana.

Por outro lado, a seleção pode ter uma primeira fase bem mais acessível, com adversários do porte de Estados Unidos, que nem conseguiram se classificar para o Mundial da Rússia, Sérvia e Arábia Saudita. Ou seja, sem nenhum tipo de "bicho-papão".

O sorteio da Copa-2022 obedecerá uma dinâmica bem simples. As 32 seleções participantes serão divididas em quatro potes com oito equipes cada, obedecendo a ordem de classificação do ranking da Fifa divulgado hoje.

Cada grupo contará com um time de cada pote. Mas há algumas regrinhas extras a serem consideradas. Nenhuma chave pode ter duas seleções do mesmo continente (a exceção é a Europa, que pode aparecer em dose dupla, mas não tripla).

O Qatar é outro caso que foge das regras. Apesar de estar fora do top 50 da lista das melhores seleções do planeta, ele ganhou o direito de ser um dos cabeças-de-chave e estar no mesmo pote de brasileiros, franceses e ingleses por ser o país-sede.

Outra distorção é que o atraso no encerramento das eliminatórias por conta da pandemia da covid-19 e da guerra da Ucrânia fará com que o sorteio seja realizado ainda com três vagas para a competição em aberto.

Por isso, os vencedores das repescagens ainda abertas (Austrália, Emirados Árabes Unidos, Costa Rica, Peru, Nova Zelândia, Gales, Ucrânia e Escócia estão na briga), que só serão decididas em junho, ficarão alocados no pote 4, independente do ranking que possuem.

A Copa será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes.

Conheças as seleções do pote 1 da Copa:

Brasil (1º no ranking da Fifa)
Bélgica (2ª no ranking da Fifa)
França (3ª no ranking da Fifa)
Argentina (4ª no ranking da Fifa)
Inglaterra (5ª no ranking da Fifa)
Espanha (7ª no ranking da Fifa)
Portugal (8ª no ranking da Fifa)
Qatar (51ª no ranking da Fifa)

Pote 2:

Holanda
Alemanha
Dinamarca
México
Estados Unidos
Suíça
Uruguai
Croácia

Pote 3:

Senegal
Irã
Japão
Sérvia
Polônia
Coreia do Sul
Marrocos
Tunísia

Pote 4:

Canadá
Equador
Arábia Saudita
Gana
Camarões
classificados da repescagem

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, a Alemanha está no pote 2 do sorteio, e não no pote 1. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL