Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Sem seleção', Ucrânia pode recorrer a Júnior Moraes e Marlos em repescagem

Júnior Moraes é naturalizado ucraniano e hoje joga no Corinthians - Getty Images
Júnior Moraes é naturalizado ucraniano e hoje joga no Corinthians Imagem: Getty Images

30/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tomada por uma guerra e com seu campeonato nacional paralisado há mais de um mês, a Ucrânia pode ter de apelar a jogadores que atuam no futebol brasileiro para conseguir montar uma seleção capaz de disputar as partidas que podem levá-la à Copa do Mundo.

Como a maioria dos seus atletas está em inatividade por conta do conflito armado contra a Rússia, é bem provável que o país do Leste Europeu precise montar uma equipe emergencial, formada apenas por quem atua no exterior, para participar da repescagem europeia do Qatar-2022, em junho.

Com isso, é possível que o técnico Oleksandr Petrakov (ou qualquer outro que seja chamado para comandar o time) acabe tendo de recorrer ao meia-atacante Marlos (Athletico-PR) e o ao atacante Júnior Moraes (Corinthians), que retornaram ao Brasil neste ano depois de passarem a maior parte da carreira jogando na Ucrânia.

Os dois não vinham fazendo parte do elenco para as eliminatórias da Copa. O centroavante corintiano porque se recuperava de uma grave contusão no joelho e o meia-atacante, seu ex-companheiro de Shakhtar Donetsk, porque resolveu se aposentar da seleção (situação que agora pode ser revertida por conta da guerra).

Dos 33 jogadores presentes na última convocação da Ucrânia, em novembro passado, 21 atuam no próprio país e dificilmente poderão ser aproveitados na repescagem. Mas os principais nomes da equipe, como os meias Oleksandr Zinchenko (Manchester City) e o atacante Roman Yaremchuk (Benfica), jogam no exterior e, por isso, estão disponíveis para serem utilizados.

Os ucranianos ficaram atrás da França nas eliminatórias da Copa e, por terem sido vice-campeões do Grupo D, ganharam o direito de participar da repescagem europeia, uma última chance para tentar ir ao Mundial.

A partida contra a Escócia estava originalmente programada para ser disputada nesta Data Fifa, mas acabou adiada para junho (dia ainda indeterminado) por conta da invasão russa ao território da Ucrânia. O vencedor desse duelo vai jogar contra Gales pelo direito de ir ao Qatar-2022.

"Enquanto as pessoas no meu país continuarem morrendo, eu não conseguirei pensar em uma partida de futebol contra a Escócia. Ainda temos os meses de april e maio pela frente. Então, vamos ver o que acontece", disse Petrakov, na semana passada, ao canal ucraniano de TV Football 1.

Além do adiamento da repescagem que envolve a Ucrânia, a guerra no Leste Europeu também excluiu a Rússia da corrida pela vaga na Copa, já que a Fifa e a Uefa decidiram suspender por tempo indeterminado o país de Vladimir Putin de todas as competições organizadas pela entidade (com isso, os clubes russos ainda foram tirados dos torneios europeus).

Um total de 27 seleções já estão asseguradas na próxima Copa do Mundo. Hoje, serão conhecidas mais duas participantes oriundas das eliminatórias da Concacaf. Estados Unidos e México são os favoritos para essas vagas, mas a Costa Rica corre por fora e ainda tem chances de promover uma surpresa.

Os últimos três classificados do Qatar-2022 serão definidos na Data Fifa de junho, quando será jogada a chave ainda aberta da repescagem europeia (a da Ucrânia) e também os dois confrontos da repescagem mundial, envolvendo representantes de América do Sul, América Central e do Norte, Ásia e Oceania.

A Copa será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes.