Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil disputou todas as Copas, mas só porque furou boicote dos vizinhos

Leônidas da Silva era o grande jogador da seleção brasileira de 1938 - Eduardo Knapp/Folhapress
Leônidas da Silva era o grande jogador da seleção brasileira de 1938 Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

29/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira é a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo já disputadas e irá jogar a competição mais importante de futebol do planeta pela 22ª vez no Qatar-2022.

Só que a equipe canarinho, que a partir das 20h30 (de Brasília) de hoje visita a Bolívia em seu penúltimo compromisso pelas eliminatórias sul-americanas, só ostenta essa marca porque lá atrás, no começo da história da competição, furou um boicote realizado por seus vizinhos.

A ideia partiu da Argentina. Defendendo que deveria haver um rodízio entre os continentes-sedes da Copa, a terra que futuramente daria ao mundo Diego Maradona e Lionel Messi decidiu que queria organizar a terceira edição do Mundial, em 1938.

Só que a candidatura argentina foi derrotada pela França. Lembrando que a Copa anterior já havia sido disputada em território europeu (Itália), os "hermanos" avisaram a Fifa que não aceitariam participar do torneio e saíram pela América pedindo que os outros países fizessem o mesmo.

Os argentinos conseguiram o apoio mais valioso que queriam, o do Uruguai, que havia vencido o primeiro Mundial, em 1930, e ainda estava rancoroso com a baixa participação europeia na competição que havia organizado. E quase todas as nações da América que já eram filiadas à entidade máxima do futebol seguiram o mesmo caminho e se recusaram a viajar para a França.

Apenas dois países furaram esse boicote, Cuba e Brasil. No caso brasileiro, a vontade de receber a Copa seguinte (inicialmente prevista em 1942 e que só foi disputada oito anos mais tarde, em virtude da Segunda Guerra Mundial) falou mais alto do que a solidariedade ao vizinho e rival.

Por isso, a seleção da CBD (Confederação Brasileira de Desporto, uma precursora da CBF), assim como a cubana, nem precisou disputar as eliminatórias e conquistou vaga direta para o Mundial.

Na França, o Brasil fez sua primeira grande campanha em uma Copa do Mundo. Com um time liderado por Leônidas da Silva, que acabou como artilheiro da competição, venceu três adversários (Polônia, Tchecoslováquia e Suécia) e só foi derrotado pela campeã Itália. Assim, voltou para a casa com a terceira posição e grande prestígio internacional.

Mais de 80 anos se passaram desde então, e a seleção é a única que conquistou o título mundial em cinco oportunidades.

Nessas eliminatórias, o time de Tite "passeou" e não teve nenhuma dificuldade para conquistar a classificação. Em 16 jogos, obteve 13 vitórias e três empates.

Depois do jogo contra a Bolívia, o Brasil ainda tem mais uma partida válida pelo qualificatório para fazer, o clássico contra a Argentina, que começou a ser disputado em setembro e foi suspenso depois que agentes da Anvisa entraram no gramado para cobrar a deportação de atletas "hermanos" que entraram no país sem respeitar os protocolos de combate à covid.

Por determinação da Fifa, o jogo terá de ser realizado, ainda que as duas seleções já tenham assegurado vaga para o Mundial. No entanto, a data e o local do encontro ainda não foram divulgados.

Um total de 20 seleções já estão asseguradas na próxima Copa do Mundo. Além do Qatar, que conseguiu sua vaga por ser país-sede, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Argentina, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Equador, Uruguai e Canadá também estão garantidos na competição.

Até o fim desta semana, outros nove países conquistarão a classificação para o torneio. Assim, restarão apenas três vagas, que serão preenchidas nas repescagens agendadas para a Data Fifa de junho.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes.