Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 sul-americanos desempregados para seu time trazer ao Brasil neste ano

Mateo Musacchio jogou na Lazio na temporada passada - Getty Images
Mateo Musacchio jogou na Lazio na temporada passada Imagem: Getty Images

13/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2022 do futebol brasileiro já começou. Mas, mesmo com os campeonatos estaduais já caminhando a pleno vapor, nossos principais clubes ainda estão em busca de reforços para fechar seus elencos do primeiro semestre.

Seguindo a tendência do Mercado da Bola nacional dos últimos anos, boa parte dos reforços que ainda vem chegar por aqui nos próximos meses tendem a vir dos nossos países vizinhos. Afinal, jogadores das outras nações sul-americanas andam cada vez mais valorizados por aqui.

O "Blog do Rafael Reis" resolveu dar uma ajudinha aos nossos clubes nessa espécie de peneira para achar boas opções de reforços e lista abaixo sete jogadores importantes da América do Sul que estão desempregados e, portanto, podem ser contratados sem compra dos direitos econômicos.

MATEO MUSACCHIO
Zagueiro
31 anos
Argentino

Apesar de só ter disputado seis partidas pela seleção principal da Argentina, o zagueiro está mais do que acostumado a atuar no primeiro escalão da Europa. Musacchio jogou durante sete temporadas no Villarreal, passou quatro anos no Milan e vestiu a camisa da Lazio por 12 meses. Só que, desde que deixou a capital italiana, no fim da temporada passada, o argentino está com a carreira totalmente paralisada. No mês passado, seu empresário chegou a oferecê-lo ao Flamengo, mas a contratação foi inicialmente descartada pelo técnico Paulo Sousa. O Rangers, da Escócia, foi outro clube com quem Musacchio teve um namorico que não evoluiu para casamento.

ÓSCAR ROMERO
Meia-atacante
29 anos
Paraguaio

Santos pode contar com Óscar Romero? - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Irmão gêmeo de Ángel Romero, que fez sucesso com a camisa do Corinthians na década passada, o armador deixou o San Lorenzo ao lado do mano em agosto do ano passado. Mas enquanto o atacante acertou há poucos dias sua ida para o Cruz Azul, do México, Óscar ainda está negociando seu futuro. O paraguaio chegou a ser sondado pelo Santos, mas suas conversas mais avançadas aqui no Brasil são com o Botafogo. Ao contrário do irmão, o Romero meia-atacante tem experiência europeia e jogou durante um ano no Alavés (foram 18 partidas disputadas na primeira divisão do Campeonato Espanhol).

JONATHAN CRISTALDO
Atacante
32 anos
Argentino

Cristaldo (Palmeiras) - Cristiano Andujar/AGIF - Cristiano Andujar/AGIF
Imagem: Cristiano Andujar/AGIF

Muito querido pela torcida do Palmeiras por conta da garra demonstrada em campo durante sua passagem pelo clube (de 2014 a 2016), o atacante argentino nunca mais voltou a jogar no Brasil. Ao longo das últimas cinco temporadas, revezou-se entre México (Cruz Azul e Monterrey) e seu país-natal (Vélez Sarsfield e Newell's Old Boys). Apesar de já não viver o melhor momento da sua carreira (que inclui até um jogo pela seleção argentina), Cristaldo ainda poderia ser útil para equipes da parte de baixo da tabela do Brasileiro ou que disputam a Série B. No entanto, seu destino mais provável para 2022 é mesmo um novo clube argentino, possivelmente o Gimnasia La Plata.

MARCELO SARACCHI
Lateral esquerdo
23 anos
Uruguaio

Marcelo Saracchi (RB Leipzig) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Palmeiras se deu muito bem nos últimos anos com Matías Viña e Joaquín Piquerez. Os clubes que quiserem se espelhar nele e contratar um jovem lateral esquerdo uruguaio têm em Saracchi o alvo ideal. Apesar de ter apenas 23 anos, o ala já possui farta experiência europeia (ficou uma temporada e meia no RB Leipzig e o mesmo período no Galatasaray), com direito até a partidas de Champions. O lateral também chegou a jogar quatro vezes pela seleção antes de perder espaço nas convocações da Celeste Olímpica. Quem está de olho nele aqui no Brasil é o Botafogo. Mas, até o momento, as negociações ainda não evoluíram para a concretização do negócio.

HERNÁN PÉREZ
Atacante
32 anos
Paraguaio

Hernán Pérez (Al Ahli) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um daqueles jogadores que se transferiram muito cedo para a Europa e construíram praticamente toda a carreira por lá, o paraguaio está longe da América do Sul desde 2009, passou por quatro times diferentes da Espanha (Villarreal, Valladolid, Espanyol e Alavés), jogou no Olympiacos, da Grécia, e ficou os últimos dois anos e meio no Al Ahli, do Qatar. Pérez rescindiu seu contrato com o clube do país-sede da próxima Copa do Mundo no começo do ano devido a problemas físicos. Ou seja, o atacante (que é originalmente um ponta direita, mas pode atuar até como camisa 9) precisa de um tempo para recuperar a forma antes de ser utilizado por seu próximo clube.

CHRISTIAN OLIVA
Volante
25 anos
Uruguaio

Christian Oliva (Cagliari) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Revelado na base do Nacional (URU), o volante passou duas temporadas no Cagliari e teve um período de seis meses emprestado ao Valencia. Incomodado com a falta de oportunidades na equipe italiana, Oliva rescindiu contrato no fim do mês passado. A imprensa europeia logo imaginou que ele retornaria para seu clube formador. Só que, pelo menos até agora, isso não aconteceu. O uruguaio também foi sondado nas últimas semanas pelo Internacional. Oliva não é dos jogadores mais técnicos, mas tem um bom poder de marcação para jogar à frente dos zagueiros e pode sim reconstruir sua carreira no futebol sul-americano, já que ainda é bem novo e bastante experiente ao mesmo tempo.

YOSHIMAR YOTÚN
Meia
32 anos
Peruano

Yoshimar Yotun, jogador do Peru - Felipe Oliveira/Getty Images - Felipe Oliveira/Getty Images
Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

Titular absoluto da seleção peruana há uma década, o ex-lateral esquerdo que virou meio-campista já teve uma passagem pelo Brasil (jogou no Vasco, em 2013), disputou a Liga dos Campeões da Europa (pelo Malmö, da Suécia) e esteve durante as últimas cinco temporadas no futebol da Concacaf. Durante dois anos, Yotún defendeu o Orlando City, dos Estados Unidos. Depois, transferiu-se para o Cruz Azul, um dos clubes mais poderosos do México, onde ficou até o fim do ano passado. Apesar de já ter entrado na casa dos 30 anos, o peruano ainda têm capacidade física para continuar atuando em alto nível por mais algum tempo e pode ser sim um nome interessante para alguns clubes brasileiros (talvez não os mais fortes).