Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial palmeirense, Copa Rio teve 17 jogadores da Copa do Mundo-1950

Jornal retrata o título do Palmeiras na Copa Rio-1951 - Reprodução
Jornal retrata o título do Palmeiras na Copa Rio-1951 Imagem: Reprodução

10/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras enfrenta o Chelsea, a partir das 13h30 (de Brasília) de sábado, nos Emirados Árabes Unidos, em uma partida que vale o primeiro título mundial "incontestável" da sua história.

Apesar de jamais ter vencido o Mundial de Clubes da Fifa, que foi criado em 2000 e passou a ter edições anuais disputadas em 2005, a equipe alviverde já se considera campeã mundial há mais de 70 anos.

Isso porque os torcedores palmeirenses juram de pé juntos que a Copa Rio, uma competição disputada em 1951 que trouxe ao Brasil os campeões nacionais de seis dos países de futebol mais relevante da época, teve peso suficiente para ser considerado um Campeonato Mundial.

O principal ponto dessa argumentação é justamente o nível técnico do torneio. Além de Palmeiras e Vasco, que haviam vencido os Estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, também foram a campo Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia).

Mas será que esses clubes deram mesmo à Copa Rio uma relevância esportiva suficiente para que ela seja considerada um Mundial? Talvez, a melhor forma de fazer essa medição seja comparar os elencos que disputaram o torneio de 1951 e os que jogaram a Copa do Mundo no ano anterior.

O "Blog do Rafael Reis" se debruçou sobre as fichas técnicas das 18 partidas da competição interclubes, que foi toda jogada no Pacaembu (São Paulo) e no Maracanã (Rio), para descobrir quantos jogadores foram compartilhados pelos dois torneios.

A resposta é: 17 atletas que participaram da Copa Rio que consagrou o Palmeiras como campeão também estiveram no Mundial de seleções, que foi disputado apenas um ano antes, também em território brasileiro.

Só que quase metade deles defendeu times nacionais em 1951. O Vasco levou a campo sete vice-campeões com a seleção canarinho (Barbosa, Augusto, Danilo, Maneca, Ely, Alfredo e Friaça). E o elenco palmeirense tinha Jair Rosa Pinto.

Os outros jogadores participaram da Copa Rio por Estrela Vermelha (cinco remanescentes da seleção da IugoslávIa) e Juventus (quatro integrantes da Azzurra).

O curioso é que o Nacional de Montevidéu, clube de quatro dos responsáveis pelo Maracanazo, a vitória do Uruguai sobre o Brasil no jogo que decidiu a Copa-1950, disputou também o torneio interclubes, mas não utilizou nenhum dos jogadores que haviam sido campeões mundiais apenas um ano antes.

Originalmente, o Mundial de Clubes seria jogado em dezembro do ano passado. No entanto, o torneio precisou ser adiado depois que o Japão desistiu de organizá-lo por causa da pandemia da covid-19. Com a definição da nova sede, foi preciso também atrasar seu início em dois meses.

A decisão deste sábado, no estádio Mohamed bin Zayed, em Abu Dhabi, irá coroar o 11º campeão diferente do torneio da Fifa. O clube recordista de títulos é o Real Madrid, que já levantou a taça em quatro oportunidades (2014, 2016, 2017 e 2018).

As últimas oito edições do Mundial foram vencidas por equipes europeias. Aliás, só três times de fora do Velho Continente venceram a competição. E todos eles são brasileiros: o Corinthians ganhou em 2000 e 2012, o São Paulo venceu em 2005 e o Internacional faturou a taça de 2006.