PUBLICIDADE
Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Benzema nunca foi artilheiro do Campeonato Espanhol: verdade ou lenda?

Será que Benzema nunca foi artilheiro do Campeonato Espanhol? - PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP
Será que Benzema nunca foi artilheiro do Campeonato Espanhol? Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

19/01/2022 04h00

Karim Benzema está no Real Madrid desde 2009, já passou dos 580 jogos disputados com a camisa merengue e recentemente anotou seu 300º gol pelo clube mais vitorioso da história do futebol.

Aos 34 anos, o centroavante francês foi às redes 17 vezes nas 21 primeiras rodadas do Campeonato Espanhol e está caminhando para conquistar pela primeira vez na carreira o "Pichichi", prêmio concedido ao artilheiro da La Liga.

Bem, essa história de que o camisa 9 do Real e protagonista do time comandado por Carlo Ancelotti jamais foi o goleador da primeira divisão do país campeão mundial de 2010 anda rolando nas redes sociais nas últimas semanas.

Mas será que Benzema nunca foi mesmo o artilheiro da Espanha em uma temporada? Ou isso não passa de mais uma das incontáveis lendas urbanas que tanto fazem sucesso no dia a dia do futebol, como o autismo de Lionel Messi e a transexualidade de Marco Verratti?

Por mais incrível que pareça, a história é 100% verídica. Apesar de ser um dos grandes atacantes da atualidade e de ter sido cotado por muita gente como candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada passada, o francês está em busca da sua primeira artilharia na terra das touradas.

A concorrência pesada que ele enfrentou é a maior explicação desse "jejum". Desde sua chegada ao Real, somente três jogadores (todos astros do primeiro escalão do futebol mundial) foram artilheiros do Espanhol: Lionel Messi (oito vezes), Cristiano Ronaldo (três) e Luis Suárez (uma).

E Benzema nem pode falar que bateu na trave. Em 2015/16, quando estabeleceu seu recorde de gols na competição (24), ele ficou incríveis 16 bolas nas redes atrás de Suárez, o goleador da temporada, que então defendia o Barcelona.

O mais perto que ele ficou até hoje do "Pichichi" foi duas temporadas atrás, quando marcou 21 vezes e foi o segundo jogador com mais gols no torneio. Na ocasião, Messi teve um "ano ruim" e só festejou 25 tentos.

A única vez que Benzema foi artilheiro de uma liga nacional foi lá no começo da carreira, em 2007/08, quando anotou 20 gols pelo Lyon no Campeonato Francês.

Na atual temporada, ele tem uma confortável vantagem de cinco gols para o brasileiro Vinícius Júnior, seu companheiro de ataque, que ocupa a segunda colocação no ranking dos goleadores do Espanhol. Juanmi, do Betis, aparece em terceiro, com dez bolas nas redes.

Depois da conquista da Supercopa da Espanha, no último fim de semana, o Real Madrid emenda agora duas partidas contra o Elche. A de amanhã, é válida pelas oitavas de final da Copa do Rei. Já o confronto de domingo marca o reencontro do clube com o Campeonato Espanhol.

Benzema e cia. lideram a competição com 49 pontos, cinco a mais que o Sevilla, segundo colocado, que tem um jogo a menos e ainda pode reduzir essa diferença. O Barcelona, tradicional arquirrival merengue, faz uma temporada abaixo da crítica e é só o sexto colocado, com 32.

O time da capital também vive os preparativos para o aguardado confronto com o Paris Saint-Germain, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. A primeira partida está marcada para o dia 15 de fevereiro, na França. O jogo de volta será em 9 de março.