Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 brasileiros que já podem assinar com outro time para próxima temporada

Marcelo deve deixar o Real Madrid no mercado de julho... ou antes - Divulgação
Marcelo deve deixar o Real Madrid no mercado de julho... ou antes Imagem: Divulgação

02/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ano novo chegou e trouxe consigo uma notícia importante para o Mercado da Bola. Os jogadores cujos vínculos terminam no encerramento da temporada europeia (fim de junho) já podem assinar pré-contratos com novos times para o segundo semestre de 2022.

A situação atinge vários jogadores importantes do cenário internacional, principalmente aqueles de idade mais elevada, que já não possuem mais um potencial tão alto assim de venda.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete brasileiros que estão a menos de seis meses do encerramento dos seus contratos e que, por isso, estão aptos a assinarem vínculos para defenderem outros clubes a partir de julho.

MARCELO
Lateral esquerdo
33 anos
Real Madrid (ESP)

Com mais de 530 partidas pelo Real Madrid no currículo, o veterano está prestes a encerrar sua passagem de 14 anos pelo clube mais vitorioso da história do futebol. Relegado ao banco de reservas e cada vez menos utilizado pelo técnico Carlo Ancelotti (só disputou cinco partidas nesta temporada), Marcelo não terá seu contrato renovado e precisará buscar um novo clube no segundo semestre. Isso, é claro, se já não for liberado para acertar com outra equipe agora mesmo, na janela de janeiro. Vários clubes brasileiros já manifestaram interesse em repatriar o jogador. No entanto, de acordo com seu estafe, a preferência continua sendo permanecer por mais um tempinho na Europa.

FELIPE
Zagueiro
32 anos
Atlético de Madri (ESP)

Felipe comemora gol do Atlético de Madri contra o Osasuna pelo Campeonato Espanhol - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Campeão espanhol pelo Atleti na temporada passada, o ex-Corinthians está em seu terceiro ano pelo time dirigido por Diego Simeone. E é bem possível que esse também seja o último. O péssimo momento vivido pelo clube (que perdeu as últimas quatro partidas que disputou na La Liga e está fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões) tem criado uma pressão para que o elenco colchonero passe uma renovação radical em 2022/23. Apesar de titular absoluto, Felipe ainda não renovou com a equipe da capital e pode acabar sendo atingido por essa onda de mudanças. Aqui no Brasil, o Corinthians já está de orelhas em pé acompanhando atentamente as indefinições sobre o futuro do defensor.

FERNANDINHO
Volante
36 anos
Manchester City (ING)

Manchester City renova com Fernandinho por mais uma temporada - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Já faz algum tempo que o capitão do Manchester City vem sendo tratado como uma saída iminente do clube inglês. Só que Fernandinho conta com apoio irrestrito do técnico Pep Guardiola, que sempre dá um jeito de renovar o contrato com o volante por pelo menos mais um ano. Só que o brasileiro nunca foi tão pouco aproveitado quanto nesta temporada, o que tem levantado a ideia de que seu adeus aos Citizens está realmente próximo. O que ninguém (talvez nem mesmo Fernandinho) sabe é se o jogador buscará mesmo uma nova camisa para defender ou se vai aproveitar a saída do clube onde viveu seus melhores momentos para encerrar a carreira.

LUCAS LEIVA
Volante
34 anos
Lazio (ITA)

Lucas Leiva - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Há 14 anos atuando no futebol europeu (dez no Liverpool e quatro na Lazio), o volante já nem mais é tão lembrado assim pelo torcedor brasileiro. Mas Lucas Leiva continua segurando as pontas no Velho Continente. Apesar de já não ser mais titular do clube da capital italiana, continua sendo utilizado em praticamente todas as partidas e já tem 23 jogos nesta temporada. Por isso, não é impossível que a Lazio ainda lhe ofereça um novo contrato (mesmo que de curta duração). Caso não chegue a um acordo com o clube, o caminho mais provável parece mesmo ser um retorno ao Brasil. No ano passado, Leiva chegou a ser especulado pelo Grêmio, time onde iniciou a carreira.

FERNANDO REGES
Volante
34 anos
Sevilla (ESP)

Fekir e Fernando Reges (branco) durante partida entre Sevilla e Real Betis - Photo by Kiko Hurtado / AFP7 / Europa Press Sports via Getty Images - Photo by Kiko Hurtado / AFP7 / Europa Press Sports via Getty Images
Imagem: Photo by Kiko Hurtado / AFP7 / Europa Press Sports via Getty Images

Outro volante de longa carreira no futebol europeu que está no último semestre de contrato, Fernando Reges continua sendo peça essencial para o funcionamento do jogo do Sevilla. Por isso, de acordo com o jornal "Marca", o técnico Julen Lopetegui já pediu à diretoria que faça tudo que for possível para impedir sua saída. Ainda segundo a imprensa espanhola, o jogador já tem em mãos uma proposta para estender seu vínculo por mais duas temporadas. Nas últimas semanas, Palmeiras e Internacional entraram em contato com o estafe do veterano para sondar sobre uma possível transferência. No entanto, ouviram que ele provavelmente continuará no clube andaluz.

DANTE
Zagueiro
38 anos
Nice (FRA)

Veterano da Copa-2014, zagueiro Dante é o capitão do Nice, da França - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mais lembrado no Brasil por ter participado da histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais da Copa-2014, o zagueiro tem uma carreira das mais ricas na Europa e até conquistou um título da Champions (Bayern de Munique, em 2012/13). Apesar de já ter 38 anos, Dante ainda é titular absoluto e capitão do Nice, clube que costuma ocupar a metade de cima da tabela do Campeonato Francês. E o veterano continua com a carreira em alta mesmo tendo passado recentemente por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado do joelho, que o deixou afastado dos gramados por nove meses. Por causa da sua idade elevada, muita gente acreditava que ele nem voltaria a jogar futebol profissionalmente. Com tudo isso, Dante só não renovará contrato com o Nice caso deseje se aposentar ou ter uma outra experiência profissional.

LUIZ FELIPE
Zagueiro
24 anos
Lazio (ITA)

Luiz Felipe comemora gol da Lazio sobre o Borussia Dortmund - REUTERS/Alberto Lingria - REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

O zagueiro teve apenas uma rápida experiência profissional no Ituano antes de deixar o Brasil para jogar na Itália. Luiz Felipe se deu tão bem no Calcio que entrou no radar da Azzurra e pode ser o próximo jogador nascido deste lado do Oceano Atlântico a vestir a camisa da seleção tetracampeã mundial. Só que a Lazio deu bobeira, permitiu que o contrato do jovem defensor chegasse à reta final e agora corre risco de vê-lo ir embora sem receber sequer um centavo pela transferência. A lista de clubes interessados na contratação de Luiz Felipe é farta. Paris Saint-Germain, Barcelona, Milan, Inter de Milão e Atlético de Madri são alguns dos interessados, de acordo com variados veículos da imprensa europeia.