Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que 2021 foi o ano de Vinícius Júnior?

Vinícius Júnior é um dos destaques do futebol mundial nesta temporada - JORGE GUERRERO / AFP
Vinícius Júnior é um dos destaques do futebol mundial nesta temporada Imagem: JORGE GUERRERO / AFP

30/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Doze meses atrás, Vinícius Júnior entrou no ano novo com dez partidas como titular, três gols anotados e três passes para seus companheiros de Real Madrid marcarem ao longo da primeira metade da temporada.

Depois de amanhã, o jovem atacante comemorará o Reveillón com números bem mais expressivos. Em 2021/22, já são 23 jogos escalados desde o início pela equipe espanhola, com direito a 12 bolas empurradas para dentro das redes e nove assistências.

As estatísticas atestam: 2021 foi o ano da virada para o garoto formado nas categorias de base do Flamengo, que foi negociado para o exterior assim que completou a maioridade e precisou vencer uma forte rejeição para vencer na Europa.

Vini passou suas três primeiras temporadas no Real apanhando de todos os lados. Jornalistas espanhóis e torcedores merengues até costumavam elogiar sua habilidade, mas faziam críticas vorazes e constantes às suas tomadas de decisão e a dificuldade que demonstrava em acertar o alvo nas finalizações.

O que não faltou nesse tempo todo foi gente cravando que o maior vencedor da história da Liga dos Campeões da Europa (13 títulos) era time demais para o tamanho do futebol do seu camisa 20.

Mas, apesar da chuva de críticas vindas de fora, o garoto nunca foi abandonado pelo comando do Real. Mesmo com concorrentes de peso, como Eden Hazard e Gareth Bale, o brasileiro quase sempre arrumava um jeito de ser utilizado e já soma mais de 140 partidas pelo Real.

A virada começou a ser construída na segunda metade da temporada passada e acabou concretizada depois das férias de meio de ano, quando a dupla formada por Vini e Karim Benzema se tornou uma das mais temidas do futebol europeu.

O menino que não sabia finalizar se tornou o terceiro colocado na artilharia do Campeonato Espanhol, com dez gols. O cara que só tomava decisões erradas é agora o segundo colocado no ranking de assistências do Real na temporada.

De acordo com o site "WhoScored?", que transforma estatísticas em notas que medem o desempenho dos jogadores, o ex-Flamengo é o nono melhor jogador do planeta em 2021/22 (média 7,60). E, com folga, o melhor brasileiro -Neymar só aparece em 19º, com 7,46.

Com o sucesso em Madri, a convocação de Vini para a seleção virou uma espécie de obrigação para Tite. O treinador foi muito criticado depois de deixar o atacante fora da convocação para a última Data Fifa do ano e só o acionou depois do corte por lesão de Roberto Firmino.

Agora, a expectativa geral é que a situação não se repita nos próximos compromissos do time canarinho. Afinal, não existe jogador brasileiro ingressando tão alta em 2022, o ano da Copa do Mundo, quanto o jovem astro madrileno.

Atual campeão espanhol, o Real já disparou na liderança desta edição da La Liga. O time de Vinícius Júnior somou 46 pontos nas primeiras 19 rodadas da competição e abriu oito de vantagem para o Sevilla, que tem um jogo a menos. O Barcelona, seu mais tradicional rival, está lá longe, na sétima posição, 18 pontos atrás.

Depois de uma folguinha para curtir o Natal e recuperar as energias para o ano novo, os merengues voltam a campo neste domingo, ante o Getafe, fora de casa. No meio da próxima semana, o compromisso é pela Copa do Rei, contra o modesto Alcoyano, da terceira divisão.

O clube da capital espanhola também está vivo na Champions. Depois de superar Inter de Milão, Shakhtar Donetsk e Sheriff na fase de grupos, terá pela frente um aguardado confronto com o Paris Saint-Germain nas oitavas de final. Os jogos serão disputados entre o fim de fevereiro e o começo de março.