Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lewandowski é o artilheiro do mundo em 2021; Arthur Cabral fica no top 10

Lewandowski fechou 2021 com 69 gols por Bayern e seleção polonesa - CHRISTOF STACHE / AFP
Lewandowski fechou 2021 com 69 gols por Bayern e seleção polonesa Imagem: CHRISTOF STACHE / AFP

31/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vencedor da eleição da Fifa de melhor jogador do planeta em 2020, atual campeão da Chuteira de Ouro e artilheiro das últimas quatro edições do Campeonato Alemão, Robert Lewandowski foi o goleador máximo do futebol mundial neste ano.

Ao longo dos últimos 12 meses, o centroavante do Bayern de Munique e da seleção polonesa meteu nada menos que 69 bolas nas redes, maior marca de toda sua carreira como profissional.

Em 2021, o centroavante marcou 58 vezes pelo clube bávaro, pelo qual foi campeão mundial, nacional e da Supercopa alemã. Já com a Polônia, anotou mais 11 tentos, foi eliminado na fase de grupos da Eurocopa e não conseguiu a classificação direta para a Copa do Mundo-2022 (terá de disputar a repescagem, em março).

No ano que termina hoje, Lewandowski também se transformou no maior artilheiro de uma única edição da Bundesliga. Com os 41 gols feitos em 2020/21, superou a marca de Gerd Müller (40), que havia sido estabelecida cinco décadas atrás.

O polonês sobrou tanto em 2021 que marcou 35% de gols a mais que o segundo maior goleador do planeta: o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, autor de 51 bolas nas redes.

O pódio tem ainda dois integrantes da geração de Lewandowski (o francês Karim Benzema, do Real Madrid, e Cristiano Ronaldo, do Manchester United) e outro da faixa etária de Mbappé (o norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund). Cada um deles comemorou 47 vezes.

O único brasileiro na parte de cima do ranking é Arthur Cabral. Convocado pela primeira vez para a seleção em 2021, o ex-centroavante do Palmeiras e atual artilheiro do Campeonato Suíço marcou 39 vezes pelo Basel e dividiu a nona colocação com o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.

Gabriel Barbosa, do Flamengo, fez 37 gols (três com a camisa da seleção) e foi o segundo maior artilheiro do país pentacampeão mundial no ano. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético-MG, Hulk ficou logo na sequência, com 36.

Nome mais importante do futebol brasileiro nos últimos anos, Neymar decepcionou na hora de balançar as redes. Foram só 11 gols pelo PSG, pior marca da sua carreira profissional, e mais seis pela equipe de Tite.

Os artilheiros do futebol mundial em 2021

1 - Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique): 69 gols
2 - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 51 gols
3 - Cristiano Ronaldo (POR/Manchester United): 47 gols
Erling Haaland (NOR/Borussia Dortmund): 47 gols
Karim Benzema (FRA/Real Madrid): 47 gols
6 - Lionel Messi (ARG/Barcelona): 42 gols
Robert Mühren (HOL/Volendam): 42 gols
8 - Dusan Vlahovic (SER/Fiorentina): 41 gols
9 - Arthur Cabral (BRA/Basel): 39 gols
Mohamed Salah (EGI/Liverpool): 39 gols