Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 jogadores que clubes brasileiros podem perder para o exterior em janeiro

Artur é um dos destaques do futebol brasileiro que podem ir embora em janeiro - Diogo Reis/AGIF
Artur é um dos destaques do futebol brasileiro que podem ir embora em janeiro Imagem: Diogo Reis/AGIF

16/12/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Toda vez que a janela de transferências da Europa e de ligas nacionais asiáticas está para abrir, o torcedor brasileiro já fica apreensivo. Afinal, ele sabe que a chance de perder os principais jogadores do seu clube para algum time que pague em euros ou dólares é enorme.

Esse drama semestral terá um novo capítulo a partir do começo de janeiro, quando o Mercado da Bola em países como Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha será reaberto.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco destaques do futebol nacional que podem fazer as malas, partir para o exterior em janeiro e deixar os torcedores brasileiros com aquele triste sentimento de saudades.

ARTUR
Meia-atacante
23 anos
Red Bull Bragantino

Principal jogador do projeto tocado pela Red Bull no Brasil, a cria das categorias de base do Palmeiras já até descolou uma convocação para a seleção principal. E, como a filosofia do clube bancado pela fábrica de energéticos é contratar jovens talentos, amadurecê-los e depois negociá-los por um preço mais alto, o ciclo do meia-atacante parece estar prestes a se completar. Nos últimos meses, Artur chegou a ser apontado até mesmo como um possível reforço do Barcelona para a janela de janeiro. Mas, até pelas dificuldades econômicas enfrentadas pelos culés, é pouco provável que a Catalunha seja o seu próximo destino. No momento, o futuro do brasileiro parece estar entre a Atalanta e o RB Leipzig, clube alemão que funciona como uma espécie de "matriz" da Red Bull no futebol internacional e que seria sua porta de entrada mais natural na Europa.

YURI ALBERTO
Atacante
20 anos
Internacional

Yuri Alberto comemora seu gol durante partida contra o Atletico-GO pelo Campeonato Brasileiro - Maxi Franzoi/AGIF - Maxi Franzoi/AGIF
Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Apesar da péssima campanha do Inter no Brasileiro, o jovem atacante saiu bastante valorizado da competição. Autor de 12 gols na Série A, Yuri Alberto já vem convivendo há alguns meses com sondagens do exterior e não deve mesmo permanecer por mais muito tempo no país. De acordo com a coluna "Mercado da Bola", aqui mesmo do UOL, o centroavante está em negociações finais com o Zenit São Petersburgo. O negócio deve girar em torno de 14 milhões de euros (aproximadamente R$ 90 milhões), com a possibilidade de até 4 milhões de euros (R$ 25,7 milhões) de premiação por metas atingidas, o que transformaria Yuri Alberto em uma das cinco maiores vendas da história do clube gaúcho.

JEAN PYERRE
Meia-atacante
23 anos
Grêmio

Grêmio deve se desfazer de Jean Pyerre - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Afastado do elenco gremista na reta final da campanha que culminou no rebaixamento do time para a segunda divisão do Brasileiro, o meia-atacante não faz parte dos planos do clube para a próxima temporada. A solução para esse imbróglio seria um empréstimo para o Alavés. No entanto, divergências contratuais entre a diretoria gaúcha e a equipe da primeira divisão espanhola impossibilitaram o negócio de ser fechado. De acordo com o estafe de Jean Pyerre, as conversas com o Alavés já foram encerradas. No entanto, sempre é possível que elas sejam retomadas e que outras equipes do exterior apareçam dispostas a aproveitar o momento de baixa do meia-atacante para descolar um bom negócio sem ter que gastar muito dinheiro.

GILBERTO
Atacante
32 anos
Bahia

Gilberto comemora gol do Bahia contra o Atlético-GO pelo Brasileirão - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Nem o rebaixamento do Bahia foi suficiente para "queimar o filme" do centroavante. Destaque da equipe nordestina nas últimas quatro temporadas, Gilberto é hoje um dos camisas 9 mais desejados do futebol nacional e tem uma fila de clubes interessados em contratá-lo, como Fortaleza, Fluminense e Santos. Mas, neste momento, a prioridade do veterano artilheiro é outra: passar um tempo no exterior. Por causa da idade elevada e da falta de prestígio internacional, Gilberto dificilmente conseguirá uma transferência para a Europa. Por outro lado, tem mercado aberto em ligas mais alternativas, como nos Estados Unidos (onde já jogou), no Japão, no Qatar e na Arábia Saudita.

BRUNO PRAXEDES
Meia
19 anos
Red Bull Bragantino

Praxedes disputa lance em América-MG x Red Bull Bragantino pelo Brasileirão - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Artur não é o único jogador do Bragantino que pode ter se despedido do clube com o encerramento da Série A do Brasileiro. Contratação mais cara da Red Bull no Brasil, Praxedes é outro destaque da equipe comandada por Maurício Barbieri que pode ser promovido pela empresa para disputar a Bundesliga alemã pelo Leipzig já a partir da virada do ano. Outros três clubes que disputam campeonatos nacionais de primeiro escalão da Europa também já manifestaram interesse pela jovem revelação formada no Internacional e correm por fora na disputa para contratá-lo: Watford, Bayer Leverkusen e Lens.