Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dia das Crianças: 7 garotos que já estão brincando no futebol dos adultos

Moukoko é visto na Alemanha como o sucessor natural de Haaland no Dortmund - Divulgação
Moukoko é visto na Alemanha como o sucessor natural de Haaland no Dortmund Imagem: Divulgação

12/10/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No universo do futebol, os jovens jogadores que ainda não chegaram à maioridade disputam uma categoria chamada juvenil. Há campeonatos nacionais, internacional e até uma Copa do Mundo exclusiva para os atletas de no máximo 17 anos.

Mas, de vez em quando, surgem alguns fenômenos que rompem essa lógica de desenvolvimento natural. Mesmo ainda tendo idade para jogar no sub-17, esses talentos já deixam no chinelo atletas muito mais velhos e se destacam em equipes importantes do "futebol adulto".

Foi assim com Pelé, Diego Maradona, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lionel Messi, Kylian Mbappé, Ronaldinho Gaúcho, Romelu Lukaku e tantos outros.

Pelo terceiro ano consecutivo, o "Blog do Rafael Reis" aproveita o Dia das Crianças para apresentar garotos, todos eles ainda menores, que estão brilhando muito cedo no futebol mundial e já merecem a atenção dos torcedores e fãs do esporte.

YOUSSOUFA MOUKOKO
Atacante
16 anos
Alemão
Borussia Dortmund (ALE)

Moukoko - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Visto dentro do Borussia Dortmund como sucessor natural de Erling Haaland, o atacante de origem camaronesa é um dos maiores fenômenos da história recente do futebol de base. Antes de se profissionalizar, Moukoko acumulou 141 gols em 88 partidas pelos times menores do clube alemão. Detalhe: ele jamais atuou na sua "categoria certa" e sempre jogou contra adversários mais velhos. Quando tinha 12 anos, o atacante jogava pela equipe sub-17. Aos 14, foi promovido para enfrentar rivais de até 19 anos. E, aos 16, já estreou no Campeonato Alemão e na Liga dos Campeões da Europa. Apesar de ainda reserva do Dortmund, ele soma 23 jogos e três gols com a camisa aurinegra. Na atual temporada, ele já foi escalado como titular em duas oportunidades.

GAVI
Meia
17 anos
Espanhol
Barcelona (ESP)

Gavi estreou pela seleção espanhola com apenas 17 anos e 2 meses - Frank Fife/AFP - Frank Fife/AFP
Imagem: Frank Fife/AFP

Com 17 anos e dois meses recém-completos nas costas, o meia se tornou na semana passada o jogador mais jovem a defender a seleção adulta da Espanha em todos os tempos e já tem até uma decisão de Liga das Nações no currículo. A convocação coroou uma ascensão meteórica do garoto que, até 40 dias atrás, ainda fazia parte do elenco do time B do Barcelona. O garoto teve as primeiras oportunidades na equipe principal no fim de agosto e, depois de apenas 363 minutos como profissional, já foi chamado pela primeira vez por Luis Enrique. Agora, Gavi é visto como uma das maiores esperanças do Barça para reconstruir um clube ainda abalado pela saída de Lionel Messi e por uma crise financeira sem precedentes.

KAIKY
Zagueiro
17 anos
Brasileiro
Santos (BRA)

Kaiky em ação durante partida do Santos contra a Juazeirense, pela ida das oitavas da Copa do Brasil 2021. - Fernanda Luz/AGIF - Fernanda Luz/AGIF
Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Capitão da seleção sub-15 há apenas dois anos, o garoto tem quebrado aquela velha máxima de que zagueiro bom precisa necessariamente ser experiente. Mesmo ainda não tendo completado uma temporada inteira como profissional, Kaiky foi titular durante toda a campanha do Santos na Libertadores-2021 e era um dos pilares da equipe até sofrer uma lesão muscular na coxa, há dois meses. Recuperado dos problemas físicos, o jovem defensor deve voltar em breve a frequentar as escalações do clube da Vila Belmiro.

KACPER KOZLOWSKI
Meia
17 anos
Polonês
Pogon Szczecin (POL)

Kozlowski (Polônia) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apelidado de "Pogba polonês", estreou como profissional com apenas 15 anos e foi o jogador mais jovem a disputar a última edição da Eurocopa. Mesmo ainda estando em começo de carreira, já é visto como o mais provável sucessor de Robert Lewandowski no posto de protagonista da sua seleção. Kozlowski também já começou a chamar a atenção de clubes mais importantes do cenário continental. Na última janela de transferências, ele chegou a negociar com o Manchester United, só que o negócio não foi concretizado. Por enquanto, o meia continua atuando no próprio futebol polonês. Mas é pouco provável é que essa situação se mantenha por mais muito tempo.

ÂNGELO GABRIEL
Meia-atacante
16 anos
Brasileiro
Santos (BRA)

Ângelo, jogador do Santos comemorando gol pela Libertadores - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Preste a completar um ano como profissional, o ponta direita já está fazendo história. Ângelo Gabriel é o segundo jogador mais jovem de todos os tempos a disputar uma partida pelo time adulto do Santos (15 anos, 10 meses e 4 dias) e também o atleta mais novo a marcar um gol na Libertadores (16 anos, 4 meses e 16 dias). Na semana passada, o jornal inglês "The Guardian" listou o meia-atacante como um dos 60 maiores talentos do futebol mundial nascidos em 2004. Apesar de um inquestionável talento, Ângelo ainda não se firmou como titular do Santos e tem passado a maioria dos último jogos apenas como uma opção (nem tão utilizada assim) de banco.

JULIO ENCISO
Meia-atacante
17 anos
Paraguaio
Libertad (PAR)

Julio Enciso, jogador do Libertad, do Paraguai, é considerado promissor - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Surpresa da convocação do Paraguai para a última Copa América, a pérola do Libertad se tornou, durante a competição, o quarto jogador mais jovem de todos os tempos a jogar pela seleção guarani. Em sua terceira temporada como profissional, Enciso é visto como um dos maiores talentos jovens do futebol sul-americano por conta da capacidade acima da média para driblar adversários, abrir espaço nas defesas rivais e resolver partidas em jogadas individuais. Como ainda oscila demais, algo natural para alguém de sua idade, ainda não é titular em todas as partidas do Libertad.

ROGER FERNANDES
Meia-atacante
15 anos
Português
Braga (POR)

Roger Fernandes (Braga) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Nascido em Guiné-Bissau, mas já com cidadania portuguesa, o jogador nascido em novembro de 2005 foi o grande destaque da pré-temporada do Braga e ganhou seus primeiros minutos como profissional logo no começo de 2021/22. Roger Fernandes participou do finalzinho de dois jogos contra o Sporting, um pela Supertaça de Portugal e outro pelo Campeonato Português. Apesar de já ter sido devolvido ao time B para ganhar mais experiência de jogo antes de ser fixado de vez no futebol dos adultos, ele ainda é chamado eventualmente para compor o banco em alguns compromissos da equipe principal (especialmente, nos válidos pela Liga Europa).