PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Romero, ex-Corinthians, virou opção de ataque para Barcelona pós-Messi

Romero comemora gol enquanto jogava pelo Corinthians - Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo
Romero comemora gol enquanto jogava pelo Corinthians Imagem: Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

18/09/2021 04h00

Derrotado por 3 a 0 pelo Bayern de Munique na estreia na Liga dos Campeões da Europa e ainda abalado pelo desmanche que levou embora os astros Lionel Messi e Antoine Griezmann, o Barcelona está desesperado em busca de um novo atacante.

E, de acordo com o programa "Halcones y Palomas", da rede de televisão argentina TNT Sports, a solução para esse drama pode ser a contratação de um velho conhecido do futebol brasileiro.

O paraguaio Ángel Romero, que defendeu o Corinthians entre 2014 e 2019 e conquistou dois títulos nacionais pelo clube, foi oferecido ao Barça e, ao lado do seu irmão gêmeo, Óscar, está sendo analisado pela diretoria culé.

O jogador de 29 anos seria um reforço emergencial para a equipe catalã repor a perda de Martin Braithwaite, que precisou passar por uma cirurgia de joelho e só retornará aos gramados depois da virada do ano.

Com a lesão do dinamarquês, o Barcelona só tem hoje dois atacantes "adultos" em condição de jogo: os holandeses Memphis Depay e Luuk de Jong. Ansu Fati, Ousmane Dembélé e Sergio Agüero também estão machucados ou em processo de recuperação de forma física.

A possibilidade de Romero se transferir para a Catalunha gerou uma onda de questionamentos nas redes sociais. A principal pergunta era: "como pode um jogador que nem era tão destaque assim no Brasil e sem nenhuma experiência anterior na Europa acabar sendo contratado por um dos times mais importantes do planeta?".

O problema é que o Barça não tem muitas opções viáveis neste momento para substituir Braithwaite. Como a janela de transferências da Espanha está fechada, o clube só pode se reforçar com jogadores que estão sem contrato com nenhuma equipe.

Esse é o caso dos irmãos Romero, que rescindiram com o San Lorenzo no final do mês passado, depois de uma série de desavenças com a diretoria e a comissão técnica da equipe argentina. E de não muitos outros atletas minimamente renomados.

De acordo com o "Transfermarkt", site especializado na cobertura das compras e vendas de jogadores de futebol, o ex-Corinthians é hoje o atacante desempregado do planeta inteiro com maior valor de mercado: 6 milhões de euros (R$ 37,3 milhões).

Algumas outras opções disponíveis para a posição seriam os ingleses Andy Carroll e Daniel Sturridge (ambos ex-Liverpool), os argentinos Carlos Tevez (ex-Boca Juniors) e Facundo Ferreyra (ex-Benfica), o italiano Sebastian Giovinco (ex-Juventus) e o espanhol Sergi Enrich (ex-Levante).

Mas todos eles são mais velhos que Romero, estão na reta final da carreira e não tem produzido tanto quanto o paraguaio, que já marcou quatro gols nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo e tem sido o principal nome da sua seleção na busca por uma vaga no Qatar-2022.

Apesar da estreia desastrosa na Champions, da saída do seu principal jogador e dos problemas financeiros que minaram a reconstrução do seu elenco, o Barça até que vem tendo um bom início de temporada no Campeonato Espanhol.

A equipe dirigida por Ronald Koeman somou duas vitórias (Real Sociedad e Getafe) e um empate (Athletic Bilbao) nos seus três primeiros compromissos na competição. Amanhã (20), o jogo é contra o Granada, no Camp Nou.

Já no torneio continental, o próximo adversário catalão será o Benfica, no dia 29 de setembro, em Lisboa. O Grupo A conta ainda com Bayern e com os ucranianos do Dínamo de Kiev. Os dois primeiros colocados de cada chave avançaram para as oitavas de final.

Errata: o texto foi atualizado
A partida entre Barcelona e Granada ocorre amanhã (20) e não hoje (19). O erro foi corrigido.