Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 astros do futebol mundial que podem ficar "baratinhos" no próximo ano

Lewandowski é um dos astros que estão na reta final dos seus contratos e podem virar alvos no mercado da bola - Reprodução/Instagram
Lewandowski é um dos astros que estão na reta final dos seus contratos e podem virar alvos no mercado da bola Imagem: Reprodução/Instagram

16/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A última janela de transferências foi histórica. Lionel Messi deixou o Barcelona para se juntar ao multimilionário projeto do Paris Saint-Germain, Cristiano Ronaldo retornou para o Manchester United, o Chelsea resgatou Romelu Lukaku e o Manchester City quebrou o recorde de contratação mais cara da história do futebol inglês.

Mas o Mercado da Bola da próxima virada de temporada europeia promete não ficar atrás. Afinal, Kylian Mbappé e Paul Pogba ficarão livres para se transferir gratuitamente para o clube que bem quiserem.

E uma série de outros jogadores de primeiro escalão têm contrato apenas até junho de 2023 e podem ser negociados com valores abaixo do preço normal para que seus clubes não corram o risco de perdê-los gratuitamente na janela seguinte.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete astros que estão nessa situação e que podem ficar "baratinhos" no encerramento desta temporada.

ROBERT LEWANDOWSKI
Atacante
33 anos
Polonês
Bayern de Munique (ALE)

Vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo no ano passado, o centroavante polonês é um dos nomes mais importantes que vêm sendo monitorados pelo PSG para substituir Mbappé caso o jovem astro realmente vá embora no próximo verão europeu. E os franceses não devem ter muita dificuldade para bancar a contratação de Lewandowski. Afinal, além de o contrato do camisa 9 já estar na reta final, sua idade elevada deve baratear bastante o preço de uma possível transferência. Mesmo ciente do risco de perder seu principal jogador, o presidente do Bayern, Herbert Hainer, disse há menos de um mês que ainda é cedo para iniciar as negociações a respeito da renovação de contrato do astro.

MOHAMED SALAH
Atacante
29 anos
Egípcio
Liverpool (ING)

Mohamed Salah, do Liverpool, comemora seu centésimo gol no Campeonato Inglês - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Principal peça ofensiva do Liverpool na conquista da Liga dos Campeões de 2018/2019 e na quebra do jejum de títulos ingleses duas temporadas atrás, o egípcio já vem conversando com a diretoria dos "Reds" a respeito de um novo contrato, mas ainda parece distante de um acerto. O problema, segundo o jornal "Daily Mirror", é que Salah deseja ver seu salário subir de 200 mil libras (1,4 milhão) por semana para algo em torno de 500 mil libras semanais (R$ 3,6 milhões), o que faria dele um dos jogadores mais bem pagos do mundo. Caso as duas partes não cheguem a um "meio-termo" nos próximos meses, é bem provável que os donos do Liverpool aceitem ouvir propostas pelo craque no fim da temporada.

JAN OBLAK
Goleiro
28 anos
Esloveno
Atlético de Madri (ESP)

Simeone aponta Oblak, do Atlético de Madri, como melhor goleiro do mundo - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Um dos melhores goleiros do planeta, o esloveno está no Atlético de Madri desde 2014 e já conquistou dois títulos espanhóis pelo clube. Mas um dos pilares do trabalho de Diego Simeone pode estar vivendo os últimos meses na capital espanhola. Oblak nunca escondeu seu desejo de um dia jogar na Inglaterra. E o fim do seu contrato com o Atleti é a oportunidade perfeita para realizar esse sonho. Os espanhóis nunca admitiram negociar o goleiro por menos que os 120 milhões de euros (R$ 744,3 milhões) de sua multa rescisória, mas essa situação deve mudar na próxima janela. Segundo o jornal "La Razón", a diretoria colchonera até já escolheu o substituto ideal para o esloveno e irá atrás do argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, assim que negociar seu ídolo.

SADIO MANÉ
Atacante
29 anos
Senegalês
Liverpool (ING)

Mané admite Liverpool fora da Premier League, mas diz que foco é a Champions League - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Salah não é o único jogador importante do elenco de Jürgen Klopp cujo futuro preocupa os torcedores do Liverpool. Assim como o egípcio, Mané também tem contrato apenas até 2023 e corre risco de ser negociado caso não renove seu vínculo antes do fim desta temporada. A boa notícia é que, apesar do interesse de Barcelona e Bayern de Munique, o senegalês parece mais disposto a continuar em Anfield do que o seu companheiro de ataque. A ideia da diretoria do Liverpool é oferecer um salário de 200 mil libras (1,4 milhão) semanais e um contrato até 2025 para convencer seu camisa 10 a não mudar de casa.

GABRIEL JESUS
Atacante
24 anos
Brasileiro
Manchester City (ING)

Gabriel Jesus comemora gol marcado pelo Manchester City contra o Arsenal - Chloe Knott - Danehouse/Getty Images - Chloe Knott - Danehouse/Getty Images
Imagem: Chloe Knott - Danehouse/Getty Images

Apesar de nunca ter se firmado como titular do City, o atacante brasileiro já despertou o interesse de vários outros clubes do primeiro escalão da Europa, como Juventus, Barcelona, PSG e Bayern. Mas os rumores de possíveis negociações nunca se transformaram em propostas oficiais. Pelo menos, não até agora. A proximidade do fim de contrato de Gabriel Jesus pode mudar essa situação e lançá-lo no Mercado da Bola. Isso, é claro, se o City não empolgar com o ótimo início de temporada do atacante e lhe oferecer logo um aumento substancial para estender o vínculo por mais alguns anos.

SERGE GNABRY
Atacante
26 anos
Alemão
Bayern de Munique (ALE)

Gnabry marca duas vezes e Bayern de Munique vence o Colônia no Alemão - Christof STACHE / AFP - Christof STACHE / AFP
Imagem: Christof STACHE / AFP

Na última janela de transferências, o Bayern perdeu David Alaba gratuitamente para o Real Madrid. Com o trauma da saída do defensor austríaco, é pouco provável que o clube alemão cometa esse erro novamente e deixe essa situação se repetir com um jogador ainda jovem e que pode render uns bons milhões caso seja negociado. Por isso, a situação de Gnabry é clara: seu contrato deve ser renovado o quanto antes, e, caso não exista um acordo até junho do próximo ano, negociá-lo será uma possibilidade real. Por enquanto, o alemão tem dado declarações na linha de "vamos ver o que acontece" quando perguntado sobre a permanência em Munique.

LAUTARO MARTÍNEZ
Atacante
24 anos
Argentino
Inter de Milão (ITA)

Lautaro Martínez comemora gol da Inter de Milão contra o Milan - REUTERS/Daniele Mascolo - REUTERS/Daniele Mascolo
Imagem: REUTERS/Daniele Mascolo

Essa é uma situação que está caminhando para um final feliz... Pelo menos para os torcedores da Inter, que sofreu com uma debandada de astros na última janela. Segundo a Sky Sports italiana, a renovação do atacante argentino já está bem encaminhada e deve ser anunciada em breve. Mas é claro que, até o momento da assinatura do novo contrato, ainda podem surgir imbróglios que dificultem esse acerto. Interessados no futebol de Lautaro, como Barcelona e Atlético de Madri, torcem por esse possível desarranjo para terem a oportunidade de brigar pelo candidato a reforço com uma proposta relativamente baixa no fim da temporada.