PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nos últimos 3 anos, só City e Bayern pontuaram mais que PSG na Champions

Lionel Messi é a principal cara nova do PSG para tentar título inédito da Champions - Divulgação
Lionel Messi é a principal cara nova do PSG para tentar título inédito da Champions Imagem: Divulgação
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

15/09/2021 04h20

Empolgado pela chegada de Lionel Messi e com reforços do calibre de Sergio Ramos, Achraf Hakimi e Gianluigi Donnarumma, o Paris Saint-Germain inicia hoje, contra o Brugge, a partir das 16h (de Brasília), na Bélgica, mais uma tentativa de transformar em realidade sua maior obsessão.

Mas, ainda que jamais tenha atingido o objetivo de conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa, a equipe de Neymar e Kylian Mbappé já trilhou uma das partes mais difíceis desse caminho do sucesso: firmar-se como uma das potências da competição.

Na soma das três últimas temporadas, o PSG foi o terceiro clube do planeta que mais pontuou na Champions (incluindo fase de grupos e mata-matas). Foram 58 pontos no acumulado das campanhas de 2018/19 (oitavas de final), 2019/20 (vice-campeonato) e 2020/21 (semifinal).

Apenas Manchester City e Bayern de Munique foram mais regulares que os franceses no período. O time dirigido por Pep Guardiola, que também ainda persegue seu primeiro título europeu, conquistou 76 pontos, três a mais que os alemães, que ficaram com a taça duas temporadas atrás.

O desempenho recente do PSG no torneio interclubes mais badalado do planeta é exatamente o mesmo do Liverpool, campeão em 2018/19, e melhor que o do atual campeão, Chelsea (39), e do maior vencedor da história, Real Madrid (47).

Ou seja, a equipe mais poderosa da França não apenas já alcançou o primeiro escalão da Europa, como também conseguiu fixar raízes por lá. Falta apenas encaixar a campanha certa, vencer os jogos eliminatórios mais complicados e subir pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio.

E, para conseguir tudo isso, o PSG resolveu apostar pesado em verdadeiros especialistas na arte que é a Liga dos Campeões.

O veterano zagueiro espanhol Sergio Ramos ganhou quatro edições de Champions pelo Real Madrid, mesmo número de conquistas do astro argentino Lionel Messi pelo Barcelona.

O antigo camisa 10 catalão também é o segundo maior artilheiro da história da competição (120 gols), o quarto colocado no ranking de jogos disputados (149) e divide com Cristiano Ronaldo o recorde de hat-tricks (três gols em uma mesma partida): oito.

De acordo com o jornal "L'Équipe", a estreia no torneio europeu será a primeira partida de Messi como titular do PSG. Até o momento, o agora camisa 30 só participou de 24 minutos de uma partida do Campeonato Francês (contra o Reims) por seu novo clube.

Já Sergio Ramos, que ainda está se recuperando de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, nem relacionado foi. O meia italiano Marco Verratti e o argentino Ángel di María também estão fora do jogo contra o Brugge devido a problemas físicos.

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por conta dos efeitos da pandemia da covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo (Rússia).

Liga dos Campeões - rodada 1

Ontem

Sevilla 1x1 Red Bull Salzburg (Grupo G)
Young Boys 2x1 Manchester United (Grupo F)
Lille 0x0 Wolfsburg (Grupo G)
Villarreal 2x2 Atalanta (Grupo F)
Chelsea 1x0 Zenit São Petersburgo (Grupo H)
Malmö 0x3 Juventus (Grupo H)
Barcelona 0x3 Bayern de Munique (Grupo E)
Dínamo de Kiev 0x0 Benfica (Grupo E)

Hoje

13h45 - Besiktas x Borussia Dortmund (Grupo C)
13h45 - Sheriff x Shakhtar Donetsk (Grupo D)
16h - Inter de Milão x Real Madrid (Grupo D)
16h - Atlético de Madri x Porto (Grupo B)
16h - Brugge x Paris Saint-Germain (Grupo A)
16h - Liverpool x Milan (Grupo B)
16h - Manchester City x RB Leipzig (Grupo A)
16h - Sporting x Ajax (Grupo C)