Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Família de Alaba brilha na música e já emplacou hit mais ouvido da Áustria

David Alaba e sua irmã, estrela da música na Áustria - Reprodução
David Alaba e sua irmã, estrela da música na Áustria Imagem: Reprodução

17/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dentro de campo, David Alaba é disparado o principal e mais conhecido jogador da seleção da Áustria, que volta a campo às 16h (de Brasília) de hoje para enfrentar a Holanda, na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, pela segunda rodada do Grupo C da Eurocopa.

Mas o polivalente zagueiro/lateral esquerdo/volante que tanto brilhou com a camisa do Bayern de Munique e irá defender o Real Madrid na próxima temporada não é a única celebridade da sua família.

Os Alabas são um importante celeiro de talentos da música austríaca. Tanto o pai do astro de 28 anos quanto sua irmã já produziram hits que embalaram os quase 9 milhões de habitantes do país e alcançaram o topo das paradas de sucesso.

O responsável por transformar a família do camisa 8 da Áustria em um celeiro musical foi George Alaba, um príncipe nigeriano da cidade de Ogere que se mudou para Viena quando tinha 23 anos para estudar economia.

Só que o pai do craque não curtiu muito o mundo acadêmico e acabou se tornando DJ de uma casa noturna especializada em ritmos africanos. Em 1997, alcançou o auge de sua carreira ao emplacar o hit "Indian Song" como segunda música mais tocada nas rádios austríacas.

Depois de se tornar conhecido nacionalmente, George ainda continuou trabalhando como músico por mais uma década. Depois, trocou a carreira artística pelo agenciamento do filho jogador de futebol, fruto do casamento com a enfermeira filipina Gina.

Mas a outra filha do casal, Rose May, um ano mais nova que o irmão boleiro, resolveu dar sequência ao legado musical da família Alaba. Em 2011, ela foi uma das vencedoras da versão austríaca do reality show "Popstars", que no Brasil formou o Rouge, e passou a integrar a girlband BFF.

Cinco anos depois, já em carreira solo, a cantora emplacou o hit pop "Love Me Right" como música mais ouvida da Áustria durante quatro semanas. O clipe da canção conta com mais de 386 mil visualizações em seu canal oficial no YouTube.

Em 2017, Rose May gravou a música-tema dos Jogos Mundiais de Inverno das Olimpíadas Especiais e cantou na cerimônia de abertura da competição, realizada em Viena. Sua carreira continua a pleno vapor, e ela atualmente divulga o single "Lemonade", lançado há dois meses.

A Áustria iniciou bem sua participação na Euro e estreou na competição com uma vitória por 3 a 1 sobre a novata Macedônia do Norte. Com isso, lidera sua chave, com três pontos e saldo positivo de dois gols. A Holanda também saiu de campo vitoriosa na primeira rodada, mas passou sufoco para derrotar a Ucrânia por 3 a 2.

O sucessor de Portugal no posto de campeão europeu de seleções será conhecido no dia 11 de julho. O estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), receberá a decisão.

Originalmente, o torneio era para ter sido disputado no meio do ano passado. No entanto, a pandemia da covid-19 fez com que ele fosse adiado em 12 meses.

A novidade desta edição é que não há uma sede fixa. Para comemorar os 60 anos do continental, a Uefa decidiu realizar a competição em 11 cidades espalhadas por 11 países diferentes (alguns que nem classificaram suas seleções).

Além da Inglaterra, sede da última partida, a Euro-2020 (sim, ela manteve esse nome mesmo com o adiamento da data) também passará por Itália, Azerbaijão, Dinamarca, Alemanha, Escócia, Espanha Hungria, Holanda, Romênia e Rússia.