PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ex-Palmeiras bate Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa. Veja top 10

Arthur Cabral marcou 20 gols na temporada europeia, mais que qualquer outro brasileiro - Divulgação
Arthur Cabral marcou 20 gols na temporada europeia, mais que qualquer outro brasileiro Imagem: Divulgação
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

26/05/2021 04h20

Arthur Cabral não deu muito certo no Palmeiras. Durante os oito meses em que vestiu a camisa alviverde, de janeiro a agosto de 2019, o centroavante participou de apenas seis partidas e fez um único gol.

Mas o brasileiro mudou completamente de status desde que foi para o Basel. Em sua segunda temporada na Suíça, ele foi simplesmente o representante do futebol pentacampeão mundial que mais balançou as redes na Europa.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Rússia, Bélgica, Áustria, Escócia, Ucrânia, Turquia, Dinamarca, Chipre, Sérvia, República Tcheca, Croácia, Suíça e Grécia).

Em 2020/2021, Arthur Cabral marcou 20 vezes em 35 partidas disputadas. Foram 18 tentos no Campeonato Suíço, competição em que foi o vice-artilheiro, e mais dois nas fases preliminares da Liga Europa.

A única competição do calendário do Basel em que o camisa 98 não balançou as redes foi na Copa da Suíça. Mas isso só aconteceu porque o time optou por usar os reservas, acabou eliminado logo na estreia e não deu sequer um minuto em campo para o seu goleador.

O artilheiro brasileiro do futebol europeu em 2020/2021 já havia ido muito bem em seu ano de estreia no continente. No ciclo anterior, quando ainda estava emprestado pelo Palmeiras aos suíços, ele marcou 18 tentos.

O bom desempenho fez com que o Basel desembolsasse 4,4 milhões de euros (R$ 29 milhões, na cotação anual) para adquirir 70% dos direitos econômicos de Arthur Cabral e manter o jogador no clube. Palmeiras e Ceará dividiram esse valor.

Na atual temporada, o atacante marcou pelo menos três gols a mais que qualquer outro brasileiro que milita no primeiro escalão da Europa.

Os que mais se aproximaram dos números de Arthur Cabral foram Danilo, um dos destaques do Campeonato Holandês pelo Twente, e Neymar, astro do Paris Saint-Germain e camisa 10 da seleção brasileira. Cada um deles balançou 17 vezes na soma de todas as competições.

Outros integrantes da equipe de Tite também aparecem no top 10 dos goleadores brasileiros da temporada.

Gabriel Jesus, do Manchester City, ocupa a sétima colocação, com 14 gols, mas ainda pode aumentar sua conta particular porque vai disputar no sábado a final da Liga dos Campeões, contra o Chelsea. Já Richarlison, do Everton, seu adversário na Inglaterra, marcou 13 vezes e ocupa o oitavo lugar.

Artilheiros brasileiros na temporada 2020/2021

1 - Arthur Cabral (Basel-SUI) - 20 gols
2 - Danilo (Twente-HOL) - 17 gols
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA) - 17 gols
4 - Carlos Júnior (Santa Clara-POR) - 16 gols
João Pedro (Cagliari-ITA) - 16 gols
6 - Rodrigo Pinho (Marítimo-POR) - 15 gols
7 - Gabriel Jesus (Manchester City-ING) - 14 gols
8 - Danilo (Nea Salamis-CHP) - 13 gols
Richarlison (Everton-ING) - 13 gols
10 - Matheus Pereira (West Bromwich-ING) - 12 gols