Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Final deve fazer de Haaland o artilheiro mais jovem que a Champions já viu

24/05/2021 15h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Erling Haaland já se despediu da Liga dos Campeões da Europa há 40 dias. Mesmo assim, ainda tem um importante recorde para quebrar nesta temporada do torneio interclubes mais importante do planeta.

Se nenhum jogador de Manchester City e Chelsea marcar pelo menos cinco gols na decisão deste sábado, no estádio do Dragão, no Porto (POR), o centroavante norueguês de 20 anos e 10 meses se tornará o artilheiro mais jovem da história da competição.

O recordista atual é Lionel Messi. Em 2008/09, quando tinha 21 anos (quase 22, para ser mais preciso), o craque do Barcelona marcou nove vezes e terminou o torneio continental pela primeira vez no topo da tabela de goleadores.

Na atual temporada, Haaland já superou a marca de bolas nas redes do jovem Messi. O centroavante do Borussia Dortmund fez dez gols ao longo da campanha da equipe alemã, eliminada pelo City nas quartas de final.

Dos jogadores que participarão da decisão europeia, o que mais "ameaça" o recorde do norueguês é o francês Olivier Giroud, do Chelsea, que marcou seis gols na competição. Mesmo assim, ele teria de praticar um improvável (para não dizer quase impossível) milagre para fazer a artilharia mudar de mãos e evitar a quebra do recorde de precocidade.

Apesar de ter disputado apenas duas temporadas da Champions, Haaland já soma 20 gols na no torneio, mesma marca que Ronaldo e Adriano Fenômeno passaram a carreira inteira para construir.

A média do norueguês na Champions é superior a um gol por partida. Como disputou 16 partidas até hoje, seu desempenho histórico é de cinco tentos a cada quatro jogos que participa no continental.

A Liga dos Campeões é uma espécie de habitat natural de Haaland. O norueguês gosta tanto da competição que usa seu hino oficial como toque do despertador no celular. E não será nenhuma surpresa se, no futuro, ele até ultrapassar Cristiano Ronaldo como maior artilheiro do torneio em todos os tempos.

A série UOL Esporte Explica, apresentada por Domitila Becker, mostra essa simbiose perfeita entre o centroavante goleador e o torneio interclubes número um do mundo.

Artilharia da Champions 2020/21

1 - Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund) - 10 gols
2 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) - 8 gols
3 - Álvaro Morata (ESP, Juventus) - 6 gols
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) - 6 gols
Marcus Rashford (ING, Manchester United) - 6 gols
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) - 6 gols
Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) - 6 gols
Olivier Giroud (FRA, Chelsea) - 6 gols
Youssef En-Nesiry (MAR, Sevilla) - 6 gols