Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Próxima Champions terá gigantes que passaram sufoco; veja os classificados

Juventus sofreu, mas conseguiu se classificar para a Champions - MARCO BERTORELLO/AFP
Juventus sofreu, mas conseguiu se classificar para a Champions Imagem: MARCO BERTORELLO/AFP

24/05/2021 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O último fim de semana dos campeonatos nacionais da Europa na temporada 2020/21 definiu o Atlético de Madrid como campeão espanhol e confirmou o Lille como o surpreendente vencedor do Campeonato Francês.

Além disso, também garantiu as classificações para a próxima edição da Liga dos Campeões de vários integrantes do primeiro escalão do futebol mundial que estavam seriamente ameaçados, como Chelsea, Liverpool e Juventus.

Com isso, 25 das 32 vagas na fase de grupos da Champions 2021/22 já têm donos. O 26º integrante do grupo será conhecido na próxima quarta-feira, quando Villarreal e Manchester United decidem o título da Liga Europa.

Se os espanhóis conquistarem a taça, eles se juntarão a Atlético de Madri, Barcelona, Real Madrid e Sevilla como representantes do país campeão mundial de 2010 na etapa principal do torneio interclubes mais badalado do mundo.

Mas se o título ficar com o Manchester United, que já tem presença confirmada na Champions por ter sido vice-campeão inglês, quem vai sair no lucro é o Monaco. Nesse cenário, o terceiro colocado do Francês não terá mais de disputar as rodadas preliminares da competição e herdará vaga na fase de grupos.

Os seis últimos participantes do elitista torneio continental só serão conhecidos em agosto, depois do encerramento dos playoffs que abrem a temporada.

Forças tradicionais do futebol europeu, como Benfica (POR), Shakhtar Donetsk (UCR), PSV Eindhoven (HOL), Galatasaray (TUR) e Celtic (ESC), ainda não estão na fase de grupos e terão de participar desses mata-matas.

A próxima Champions está prevista para começar daqui a pouco menos de um mês, no dia 22 de junho. A fase de grupos será jogada a partir de setembro e vai até dezembro.

Antes disso, Chelsea e Manchester City decidem neste sábado quem será o sucessor do Bayern de Munique no posto de campeão europeu da atual temporada. A decisão será disputada no estádio do Dragão, no Porto (POR).

Essa será a terceira final 100% inglesa na história da competição. Em 2008, o Chelsea foi derrotado nos pênaltis pelo Manchester United após empate por 1 a 1 com a bola rolando. Duas temporadas atrás, o Liverpool se sagrou campeão europeu com uma vitória por 2 a 0 sobre o Tottenham.

O torneio teve outras cinco decisões entre clubes do mesmo país: três espanholas (todas vencidas pelo Real Madrid, em 2000, 2014 e 2016), uma italiana (Milan 0 x 0 Juventus, em 2003, com triunfo rossonero nos pênaltis) e uma alemã (Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund, em 2013).

Conheça os times já garantidos na fase de grupos:

Ajax (HOL)
Atalanta (ITA)
Atlético de Madri (ESP)
Barcelona (ESP)
Bayern de Munique (ALE)
Besiktas (TUR)
Borussia Dortmund (ALE)
Brugge (BEL)
Chelsea (ING)
Dínamo de Kiev (UCR)
Inter de Milão (ITA)
Juventus (ITA)
Lille (FRA)
Liverpool (ING)
Manchester City (ING)
Manchester United (ING)
Milan (ITA)
Paris Saint-Germain (FRA)
Porto (POR)
RB Leipzig (ALE)
Real Madrid (ESP)
Sevilla (ESP)
Sporting (POR)
Wolfsburg (ALE)
Zenit São Petersburgo (RUS)