Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

As 7 melhores "novelas" para você acompanhar na janela de transferências

Messi vai ficar no Barcelona ou terá uma nova casa no 2º semestre? - REUTERS/Albert Gea
Messi vai ficar no Barcelona ou terá uma nova casa no 2º semestre? Imagem: REUTERS/Albert Gea

23/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências da temporada 2021/22 do futebol europeu ainda não está oficialmente aberta. Mesmo assim, o assunto "Mercado da Bola" já é um dos destaques da cobertura dos veículos do Velho Continente.

Vários jogadores do primeiro escalão podem mudar de clube nos próximos meses. E, como sempre acontece quando falamos de grandes nomes, essas possíveis transações já se transformaram em novelas.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" selecionou as sete melhores histórias de compra e venda de atletas que você deve acompanhar a partir de agora. Pode ter certeza que elas terão vários e deliciosos capítulos.

QUEM VAI FICAR COM MESSI?

O destino do maior vencedor da história dos prêmios de melhor jogador do mundo é a maior história do Mercado da Bola global desde agosto do ano passado, quando Messi anunciou que deixaria o Barcelona após o encerramento do seu contrato. Pois bem, falta pouco mais de um mês para o fim desse vínculo e ainda pouco se sabe sobre o próximo passo da carreira do camisa 10. Ao longo do último ano, o astro argentino se reaproximou da diretoria catalã e parou de tecer críticas públicas ao clube. Só que isso não significa necessariamente que ele reviu sua ideia inicial e permanecerá no Camp Nou. Em um ato raro na carreira, Messi pediu para não ser escalado na última rodada do Campeonato Espanhol (ontem, contra o Eibar). Para muita gente, esse foi um indício claro de sua intenção de ir embora. O favorito para contratar o craque é o Paris Saint-Germain, onde ele reconstruiria a parceria com Neymar. A ideia de se transferir para o Manchester City já esteve mais em alta, mas perdeu força nos últimos meses.

CIAO, CRISTIANO

Alvo do Manchester United, Cristiano Ronaldo pode ver a Juventus ficar de fora da Champions - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

A parceria entre Cristiano Ronaldo e Juventus não deu a liga que o clube italiano sonhava. Contratado para vencer a Liga dos Campeões, o português falhou na missão. Para piorar, na atual temporada, viu até mesmo o fim da hegemonia da Velha Senhora no campeonato nacional. Os rumores de ele que deixará Turim nesta janela de transferências têm ficado cada vez mais forte. Na última semana, uma notícia chamou a atenção: o astro retirou sua frota de carros da cidade italiana e a levou para um local ainda desconhecido. As apostas mais fortes apontam para um retorno de CR7 ao Manchester United, clube que defendeu entre 2003 e 2009 e onde se transformou em um astro global. De acordo com o jornal espanhol "As", a volta de Ronaldo ao Old Trafford está "mais próxima do que nunca".

MBAPPÉ, O SONHO MERENGUE

Sem Neymar e com dois de Mbappé, PSG vence no Campeonato Francês - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Não é de hoje que o Real Madrid sonha com a contratação de Mbappé. O interesse em levar o atacante francês para a Espanha é bem antigo, dos tempos em que o jogador ainda era um adolescente que só desejava um dia se transformar em profissional do futebol. Mas, desta vez, parece que o Real pretende mesmo dar um final feliz para a história. Aproveitando que Mbappé só tem mais uma temporada de contrato com o PSG, o que fatalmente reduz o valor da indenização que terá de ser paga aos franceses, os merengues estão indo com tudo para cima do jovem astro. Segundo o empresário Bruno Satin, importante nome do mercado do país campeão mundial de 2018, já há inclusive um acordo selado entre Real e Mbappé. Falta agora só convencer o PSG a liberá-lo.

O VAI OU NÃO VAI DE HAALAND

Haaland pode sair do Borussia Dortmund e reforçar Barcelona e Real Madrid - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Artilheiro da Liga dos Campeões nesta temporada, o centroavante norueguês é um dos nomes mais desejados do Mercado da Bola. Por causa disso, até pouco tempo atrás, parecia muito improvável que ele permaneceria no Borussia Dortmund na próxima temporada. Mas o jogo duro feito pela diretoria alemã em negociá-lo e a possibilidade de acionar a cláusula de rescisão de contrato de 75 milhões de euros (R$ 490 milhões) a partir de 2022 fizeram os clubes interessados em Haaland adiar os planos de contratá-lo imediatamente. De acordo com o jornal inglês "Daily Express", apenas o Manchester United insiste na ideia de uma transferência já neste verão europeu.

UMA NOVA CASA PARA KANE

Harry Kane comemora gol pelo Tottenham - CLIVE BRUNSKILL/AFP - CLIVE BRUNSKILL/AFP
Imagem: CLIVE BRUNSKILL/AFP

Capitão e ídolo máximo do Tottenham nos últimos anos, o centroavante parece disposto a vestir uma nova camisa na próxima temporada. Ainda em busca do primeiro título de sua carreira como profissional, Harry Kane está aberto a ouvir propostas na janela de transferências do meio do ano. A predisposição do atacante de 27 anos em mudar de ares balançou o mercado inglês. Os dois maiores clubes de Manchester (United e City), assim como o Chelsea, tem estudado a possibilidade de investir em sua contratação. O Real Madrid é outro que está com os olhos brilhando diante da possibilidade de reforçar o seu elenco com o artilheiro inglês.

QUEM SERÁ O CAMISA 9 DO CITY?

Guardiola comentou festa do City após titulo inglês - Divulgação/Manchester City - Divulgação/Manchester City
Imagem: Divulgação/Manchester City

Kane é só uma das opções do City, finalista da Champions, para voltar a ter um centroavante em sua escalação titular. A vaga está aberta desde que Sergio Agüero passou a enfrentar problemas físicos e virou figurinha tradicional no departamento médico do clube. O brasileiro Gabriel Jesus chegou a ter suas chances, mas não convenceu Pep Guardiola, que passou a utilizar meias-atacantes (Kevin de Bruyne, Bernardo Silva ou Phil Foden) como falsos camisas 9 nos jogos mais importantes e decisivos. Mas o campeão inglês pretende ir ao mercado para consertar essa lacuna do elenco. Haaland era uma opção, mas deve ficar para 2022. Além de Kane, o belga Romelu Lukaku (Inter de Milão) e o português João Félix (Atlético de Madri), que Guardiola acredita poder transformar em homem de área, também estão na mira.

REFORMULAÇÃO DO BARCELONA

Aguero, jogador do Manchester City em campo - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Pela segunda temporada consecutiva, o Barcelona inicia a janela de transferências prometendo uma reformulação profunda no seu elenco. No ano passado, o clube teve mais saídas (Vidal, Suárez, Rakitic, Arthur) do que chegadas expressivas. Desta vez, há sim o risco de adeus de Messi, mas pelo menos as contratações parecem mais engatilhadas. De acordo com diferentes veículos da imprensa europeia, o zagueiro Eric García e o atacante Sergio Agüero, ambos do Manchester City, já são realidade no Camp Nou. Outro nome cujas negociações estão bastante adiantadas é o do holandês Memphis Depay, do Lyon. Será que a reformulação de agora deixará o Barça mais forte?