Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eliminatórias europeias da Copa-2022 começam com 8 brasileiros; conheça

24/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As eliminatórias europeias da Copa do Mundo do Qatar-2022 começam hoje com a disputa de 12 partidas e a participação de oito jogadores que teriam condições legais de vestir a camisa da seleção brasileira.

Bulgária, Grécia, Itália, Ucrânia, Rússia, e Espanha convocaram atletas nascidos no país pentacampeão mundial de futebol ou que possuem família brasileira para o início da corrida por vaga na competição mais importante do calendário quadrienal da bola.

Todas elas já têm um histórico de convocação de brasileiros. Aliás, dos oito chamados para o início do qualificatório, sete já vinham sendo lembrados pelos técnicos de suas respectivas seleções.

O único novato das listas é o zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo e Goiás, que atualmente defende a Atalanta e irá reforçar a seleção italiana. Na Azzurra, ele terá a companhia de um compatriota, o lateral esquerdo Emerson Palmieri, do Chelsea.

O volante Jorginho, também do Chelsea, que vinha fazendo parte das convocações da Itália, desta vez foi deixado de fora. Outro brasileiro muitas vezes lembrado que acabou ignorado foi o atacante Rodrigo, do Leeds United, que joga pela Espanha.

Já o zagueiro Pepe, do Porto, veterano de três Copas do Mundo com Portugal, acabou cortado da convocação da sua seleção devido a problemas físicos.

Dos oito brasileiros que irão a campo nas primeiras rodadas das eliminatórias, seis nasceram no Brasil: Tolói e Emerson (Itália), Marlos e Júnior Moraes (Ucrânia), Mário Fernandes (Rússia) e Cicinho (Bulgária).

O meia Thiago, do Liverpool, que joga pela seleção espanhola, é natural da Itália, país onde seu pai, o ex-volante Mazinho, campeão mundial com o Brasil em 1994, jogava na época. Já o atacante Dimitris Limnios, do Colônia, nasceu na Grécia, nação que defende, mas é filho de mãe baiana.

Devido ao achatamento do calendário provocado pela pandemia da covid-19 e ao adiamento da Eurocopa de 2020 para este ano, as duas primeiras datas destinadas às eliminatórias (março e setembro) terão rodadas triplas. A partir de outubro, o formato tradicional, com cada equipe jogando duas vezes a cada paralisação dos campeonatos nacionais, voltará a ser o utilizado.

A Uefa tem direito a 13 das 32 vagas para a disputa da Copa-2022. As 55 seleções filiadas à entidade foram divididas em dez grupos e vão se enfrentar dentro de suas chaves em confrontos de ida e volta até novembro.

Apenas o primeiro colocado da chave conquista vaga direta para o Mundial do próximo ano. A segunda melhor seleção de cada grupo vai para a repescagem, que será disputada em formato de playoff junto com as seleções que se destacaram na Liga das Nações.

Só uma das 32 vagas para o Mundial 2022 já está preenchida e pertence ao Qatar, classificado por ser o país-sede. Devido ao calor que faz durante o verão no Oriente Médio, o torneio não será disputado em junho/julho, como de costume, mas sim no fim do ano.

A próxima Copa está marcada para começar no dia 21 de novembro do ano que vem. A final será jogada em 18 de dezembro, no estádio Nacional de Lusail, cidade que está sendo construída para receber a competição.

Brasileiros nas eliminatórias europeias

Thiago: 39 jogos e 2 gols pela Espanha
Mário Fernandes: 25 jogos e 3 gols pela Rússia
Marlos: 20 jogos e 1 gol pela Ucrânia
Dimitris Limnios: 13 jogos e 2 gols pela Grécia
Emerson Palmieri: 12 jogos pela Itália
Júnior Moraes: 7 jogos pela Ucrânia
Cicinho: 5 jogos pela Bulgária
Rafael Tolói: convocado pela 1ª vez pela Itália