Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem são os companheiros de Haaland em seleção que busca 1ª Copa no século?

Haaland comemora gol da Noruega ao lado de companheiros - Getty Images
Haaland comemora gol da Noruega ao lado de companheiros Imagem: Getty Images

23/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinte e três anos depois de derrotar o Brasil na fase de grupos e chegar até às oitavas de final na França-1998, a seleção da Noruega tem um bom motivo para acreditar que pode disputar sua primeira Copa do Mundo neste século.

Afinal, os nórdicos, que estreiam amanhã nas eliminatórias europeias do Qatar-2022 contra Gibraltar, fora de casa, vivem a euforia de contar com um dos novos protagonistas do futebol mundial, Erling Haaland.

O centroavante do Borussia Dortmund e artilheiro desta temporada da Liga dos Campeões, com dez gols, nasceu na Inglaterra, mas optou por defender desde as seleções de base o país dos seus familiares -seu pai disputou o Mundial de 1994 pela equipe escandinava.

Mas, mesmos os noruegueses mais fanáticos sabem que Haaland sozinho não fará um verão. Para levar seu time de volta a uma Copa, o badalado goleador precisa de companheiros de um bom nível técnico.

E, para sua sorte, a nova geração da "terra do gelo" é das mais promissoras e já está começando a espalhar seus melhores valores por clubes importantes do primeiro escalão do futebol europeu.

Depois de Haaland, o nome mais badalado da Noruega é Martin Odegaard, que tem contrato com o Real Madrid, mas está emprestado ao Arsenal. Convocado pela primeira vez para a seleção principal quando tinha só 15 anos, o meia de 22 anos já é a "voz da experiência" na equipe e usa a braçadeira de capitão.

Além dele, outros três jogadores convocados para a abertura das eliminatórias da Copa-2022 atuam no Campeonato Inglês, a aliga nacional mais badalada da atualidade: os meias Mohamed Elyounoussi (Southampton) e Sander Berge (Sheffield United), assim como o atacante Joshua King (Everton).

A lista da Noruega tem ainda um jogador do Milan (o jovem meia-atacante Jens Petter Hauge), um da Sampdoria (Morten Thorsby) e um do RB Leipzig (Alexander Sörloth). Há ainda atletas que atuam na França, na Holanda, na Escócia, na Turquia e na Rússia.

Haaland, a estrela da companhia, defende a seleção principal desde setembro de 2019. Até o momento, ele disputou sete partidas e marcou seis gols ao lado dos companheiros nórdicos. Sua maior atuação foi na vitória por 4 a 0 sobre a Romênia, pela Liga das Nações, quando anotou um hat-trick (três tentos em uma só partida).

Além de Gibraltar, os noruegueses ainda enfrentam Turquia (sábado) e Montenegro (próxima terça) nessa primeira rodada tripla das eliminatórias da Copa do Qatar. Holanda e Letônia são seus outros adversários do Grupo G.

Apenas o primeiro colocado da chave conquista vaga direta para o Mundial do próximo ano. A segunda melhor seleção de cada grupo vai para a repescagem, que será disputada em formato de playoff junto com as seleções que se destacaram na Liga das Nações.

Só uma das 32 vagas para o Mundial 2022 já está preenchida e pertence ao Qatar, classificado por ser o país-sede. Devido ao calor que faz durante o verão no Oriente Médio, o torneio não será disputado em junho/julho, como de costume, mas sim no fim do ano.

A próxima Copa está marcada para começar no dia 21 de novembro do ano que vem. A final será jogada em 18 de dezembro, no estádio Nacional de Lusail, cidade que está sendo construída para receber a competição.